🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-03-11T18:02:12-03:00
Carolina Gama
FECHAMENTO DO DIA

S&P 500 e Nasdaq ignoram sinalização positiva de Putin sobre a guerra e fecham em baixa; Dow Jones não sustenta ganhos e também recua

Mais cedo, o presidente russo disse que havia mudanças positivas nas negociações com a Ucrânia; declaração embalou a alta no início do dia, mas Wall Street cedeu ao contínuo avanço de tropas russas

11 de março de 2022
18:02
vista da nyse em wall street
Vista para o prédio da Nyse, em Wall Street, nos EUA - Imagem: Shutterstock

O S&P 500 e o Nasdaq fecharam esta sexta-feira (11) em baixa, encerrando com perdas uma semana marcada pela volatilidade derivada da guerra entre Rússia e Ucrânia e das preocupações com a inflação nos Estados Unidos. No final da sessão, o Dow Jones não conseguiu sustentar os ganhos e também encerrou em queda. 

Wall Street iniciou o dia com ganhos, embalada pela declaração do presidente russo, Vladimir Putin, indicando que havia "certas mudanças positivas" nas negociações com a Ucrânia.

Como Putin não forneceu mais detalhes e suas tropas seguiram avançando sobre o território ucraniano, o S&P 500 e o Nasdaq não sustentaram ganhos. 

Os dois índices fecharam o dia com queda de 1,29% e 2,18%, respectivamente, aos 4.204,36 pontos e aos 12.843,81 pontos. Já o Dow Jones fechou com baixa de 0,70%, aos 32.943,33 pontos.

Mais cedo, as forças russas que atacam Kiev foram vistas em imagens de satélite se reagrupando a noroeste da capital ucraniana, no que o Reino Unido disse que poderia ser uma preparação para um ataque à cidade dentro de dias.

Por sua vez, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, teria dito que seu país atingiu um “ponto de virada estratégico” na guerra com a Rússia.

Enquanto nada de concreto acontece, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou providências para conter as tropas de Putin. 

O chefe da Casa Branca pediu o fim do status da Rússia como parceiro comercial preferencial, enquanto o Congresso norte-americano aprovou uma lei de financiamento que inclui US$ 14 bilhões em ajuda à Ucrânia.

Fed no caminho do S&P 500

Além das preocupações com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os investidores também se voltaram para a política monetária, já que a reunião do Federal Reserve (Fed) acontece na semana que vem. 

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui

Os dirigentes vão se encontrar em um cenário no qual a inflação é a maior nos últimos 40 anos nos Estados Unidos e não dá sinais de esfriamento por conta do conflito no leste europeu.

Embora esteja precificada a alta de 0,25 ponto percentual (pp) da taxa de juros - que hoje está perto de zero -, o Fed terá a difícil missão de decidir se mantém o pé no acelerador do aperto monetário ou se será necessário frear para não lançar a economia norte-americana numa recessão. 

Bolsas na Europa

Ao contrário do que aconteceu com o S&P 500 e os demais índices em Nova York, as principais bolsas da Europa subiram nesta sexta-feira.

O pan-europeu Stoxx 600 fechou com alta 1,08%, com as ações de viagens e lazer subindo 3,5% para liderar os ganhos.

  • Londres: +0,80%
  • Paris: +0,85%
  • Frankfurt: +1,38%

Os investidores seguiram avaliando a inflação e a decisão de quinta-feira (10) do Banco Central Europeu (BCE). 

A autoridade monetária responsável pela política da zona do euro encerrará seu programa de compra de títulos no terceiro trimestre de 2022, se os dados econômicos o justificarem, mais cedo do que o planejado anteriormente. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies