🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Lucia Camargo Nunes

O CHAMADO

Se você tem carro, fique atento para não cometer o mesmo erro de mais de 95% dos donos de veículos

No ano passado apenas 2,2% dos donos de carros atenderam aos anúncios de recall das montadoras. Mas agora você não poderá mais licenciar o veículo se ignorar o chamado

Lucia Camargo Nunes
25 de maio de 2022
6:09 - atualizado às 15:23
Carro em oficina
Carro em oficina - Imagem: Freepik

Nem todos que têm carro gostam de levá-lo para fazer um serviço ou manutenção. Este é um dos motivos pelos quais tanta gente hoje prefere assinar a ter um veículo, porque qualquer serviço é terceirizado — exceto abastecimento e lavagem, que ficam por conta do usuário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se você possui um carro, precisa ficar atento aos temidos recalls. Temidos porque tornaram-se (ainda bem) obrigatórios e são um tipo de mal necessário. 

O recall vem do inglês “chamar de volta”, ou seja, a fabricante precisa checar ou trocar algum componente que tenha apresentado falha. Em geral, essas convocações ocorrem quando o problema representa um perigo à segurança. 

Recentemente, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) fez até um recall de chocolate. No caso dos carros, alvo de 71% dos chamados em 2021, houve 90 campanhas. 

Neste ano, de janeiro a 18 de maio, foram registradas 22 campanhas, uma queda de 40,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não existe um motivo concreto para determinar o motivo para essa redução de percentual. Cada montadora tem o seu sistema para analisar e processar uma campanha de recall”, afirma Vinicius Melo, fundador e CEO do Papa Recall, aplicativo que informa e alerta sobre campanhas de recall.

Leia Também

O processo é bem simples: a marca convoca, o consumidor agenda uma visita à concessionária e o serviço é realizado de forma gratuita. 

Pela baixa adesão a esses recalls, agora ele é obrigatório. Então quem não atender aos chamados fica com o carro bloqueado para licenciamento (ou ter a documentação em dia) e transferências. 

Recalls têm baixíssima adesão

A pandemia não ajudou, mas no ano passado apenas 2,2% dos donos de carros com chamados para verificação atenderam aos chamados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, de 770 mil convocações, 753 mil veículos continuam circulando com algum tipo de risco à segurança – do motorista, passageiros, além de outros motoristas e pedestres. 

Em tempos pré-pandemia o atendimento também era baixo. Em 2019, menos de 40% dos donos de veículos cumpriram as convocações. 

“Recall sempre foi a caixa de pandora das montadoras. Um assunto que ninguém queria sequer tocar. E esse é um dos motivos que levou o brasileiro a não ter o hábito de atender as campanhas”, afirma Melo.

As convocações

Se tem uma coisa que não podemos reclamar hoje é de falta de comunicação. As convocações são feitas por anúncios em veículos de comunicação – jornal, TV e rádio – e pela montadora. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, muitas pessoas não atendem aos recalls simplesmente por não tomarem conhecimento. O dono do carro tem um ano para realizar a checagem. Mas a campanha em si não tem data de validade: se você comprou já há algum tempo e descobrir que ele precisa passar por um recall, marque a visita o quanto antes. 

Outra forma de comunicação à qual o motorista também tem acesso aos recalls é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no smartphone. No ícone Veículos, haverá a indicação de “Recall não atendido”. 

Pelo app Paparecall, disponível para celulares com sistema Android e iOS, basta indicar os dados do carro e saber se aquele modelo possui algum recall pendente.

Levar o carro para o recall agora é lei!

A lei 14.071/2020, em vigor no país desde abril de 2021, determina a obrigatoriedade de atender ao recall. Sem isso, após um ano, a transferência do veículo fica bloqueada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, se o carro for revendido com um recall em vigor, o futuro proprietário é que vai ter de atender ao chamado. Ou seja: antes de comprar um carro usado, o interessado sempre deve fazer o levantamento de recall pendente pela placa ou número do chassi pelo site da Senatran (disponível para carros 2011 em diante).  

Sem poder licenciar o carro, se o motorista for pego numa blitz ou por agentes de trânsito “devendo” recall, arca com uma multa de R$ 293,47 por ter cometido uma infração gravíssima e ainda leva 7 pontos na CNH e seu veículo é apreendido. Muita dor de cabeça por tão pouco. 

Após atender ao chamado, a baixa na documentação pelos órgãos de trânsito ocorre em até uma semana.

Pegadinhas no recall e onde reclamar

A maioria dos recalls de veículos refere-se a itens de segurança: air bags, componentes eletrônicos, peças dos freios, sistema de combustível e cintos de segurança, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importante ressaltar: nem serviço nem peça nem mão de obra são cobrados. O consumidor deve ficar atento ainda para que a oficina não queira empurrar serviços aproveitando sua visita. Se isso ocorrer, deve ser denunciado ao Procon ou Idec.

A passagem por um recall não significa perda de valor do carro. Isso porque a eliminação de um problema, admitido pela fabricante, é apenas uma correção e não interfere no seu valor de revenda.

Nem sempre o processo funciona. Há relatos de consumidores que fizeram recall e não houve a atualização do atendimento com os órgãos de trânsito.

Nesse caso, o proprietário pode entrar em contato com a montadora para saber se houve a comunicação às autoridades. Se sim, tentar com a própria autoridade de trânsito ou recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon de sua cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra reclamação é a de que, dependendo do carro e do tipo de componente a ser substituído, há fila de espera. Então neste caso, se não houver acordo com a montadora, o consumidor deve denunciar o fato aos órgãos de defesa do consumidor.

Caso dos dedos decepados: qual limite da responsabilidade?

O processo de recall de um veículo nem sempre é fácil. Primeiramente, porque não é comum que o reconhecimento parta da montadora ou da fornecedora da peça defeituosa. Uma campanha significa prejuízos e envolve altos custos.

Se o recall acontece por apelo popular, pior ainda. Um caso emblemático ocorreu em 2011, com os Volkswagen Fox, Cross Fox e Space Fox. 

Mesmo sem a força das redes sociais, a imprensa já havia noticiado, em diversos formatos, um problema numa trava rebatimento do banco traseiro desses veículos, que simplesmente decepava o dedo de quem manuseasse a peça. Pelo menos sete pessoas denunciaram que perderam parte do dedo nessa operação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Idec, à época, notificou a montadora para que resolvesse o problema. Mas a Volkswagen negou a necessidade do recall. Primeiramente, atribuiu a responsabilidade ao consumidor, ao apontar que a causa dos acidentes era “a inobservância do manual do proprietário”.

Depois, a montadora limitou-se a oferecer a instalação de uma peça adicional como medida de segurança "aos proprietários interessados".

O Idec considerou que a Volksvagen estava promovendo “recall branco”, termo popularmente utilizado quando a empresa se exime da obrigação de anunciar o problema publicamente, mas se o consumidor for a uma concessionária reclamar, ela conserta o defeito sem que o cliente seja notificado.

Na época, o órgão de defesa do consumidor chegou a apelar: “Enquanto a Volkswagen não toma nenhuma iniciativa, o Idec recomenda aos proprietários do Fox que entrem em contato com a montadora e pressionem para que ela cumpra o chamamento, assegurando a prevenção de novos acidentes. Afinal, recall não é voluntário, é direito do consumidor.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só depois de a notícia ganhar força em um jornal impresso de maior circulação o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça obrigou a Volkswagen a fazer o recall para corrigir o problema. A convocação envolveu 477 mil carros em circulação no país.

Mas será que o seu carro está neste momento em recall? A seguir você confere as campanhas veiculadas entre janeiro e maio deste ano:

Janeiro

  • Chevrolet Bolt - bateria de alta voltagem 

Fevereiro

  • Fiat Uno, Novo Palio, Grand Siena, Doblò, Doblò Cargo e Fiorino - sistema de airbag
  • RAM 2500 - sistema de aibag 
  • Peugeot 208 - sistema de combustível
  • RAM 2500 - sistema de combustível
  • Audi Q5, A5 Conversível e A5 Sportback - sistema de airbag
  • Mitsubishi Outlander 3.6 V6 - substituição dos bicos injetores

Março

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Mitsubishi Colt, Lancer e Pajero - sistema de airbag
  • Fiat Pulse - central do sensor de estacionamento
  • Audi A4, RS4 Avant, A5 Sportback, A6, A7 Sportback, E-Tron, Q5, SQ5, RS5 Coupé, RS6 Avant, Q7, Q8 e RS Q8 - alinhamento do eixo traseiro e troca dos pneus
  • BMW 118i, 220i Active Tourer, 320i, 328i, M140i, M235i, M2 Coupe, M3 Sedan, M4 GTS, M6 Coupe, M6 Gran Coupe, X1 Sdrive 20i, X1 Xdrive 25i, X3 Xdrive 35i, X4 Xdrive 35i, X5 M, X5 M50d, X5 Xdrive 30d e X6 M - sistema de airbag
  • Porsche Cayenne Turbo S E-hybrid - alinhamento da suspensão
  • Ford Mustang - sistema de airbag
  • Hyundai Creta - módulo de gerenciamento do motor
  • Audi RS E-Tron GT - cinto de segurança

Abril

  • RAM 2500 - atualização de software
  • RAM 2500 - fixação limpadores de para-brisa
  • Porsche Taycan - chicote de fiação da fivela do cinto de segurança
  • BMW X5 xDrive 45e - bateria de alta voltagem
  • Chevrolet Tracker - isolador acustico do carpete

Maio*

  • VW Tiguan Allspace - caixa do rolamento das rodas traseiras
  • Lexus NX350h - módulo controle de estabilidade

*Até 18/5/2022  

Fonte: Aplicativo Paparecall

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS DESCANSO

Relator de PL sobre fim da escala 6×1 apresenta novo texto, com jornada de no máximo 40 horas semanais

6 de dezembro de 2025 - 10:31

Prates também colocou um dispositivo que dá a possibilidade de regime de trabalho na escala 4×3, com limite máximo de 10 horas diárias

TESTE

Metrô de SP testa operação 24 horas, mas só aos finais de semana e não em todas as linhas; veja os detalhes 

5 de dezembro de 2025 - 16:40

Metrô de SP amplia operação aos fins de semana e avalia se medida tem viabilidade técnica e financeira

DEFINIDO

Salário mínimo de 2026 será menor do que o projetado; veja valor estimado  

5 de dezembro de 2025 - 15:50

Revisão das projeções de inflação reduz o salário mínimo em R$ 3 a estimativa do piso nacional para 2026, que agora deve ficar em R$ 1.627

NOVOS RICAÇOS

A nova elite mundial: em 2025, 196 bilionários surgiram sem herdar nada de ninguém — e há uma brasileira entre eles

5 de dezembro de 2025 - 10:58

Relatório da UBS revela que 196 bilionários construíram fortuna sem herança em 2025, incluindo uma brasileira que virou a bilionária self-made mais jovem do mundo

VAI VIRAR BAGUNÇA?

Banco Central desiste de criar regras para o Pix Parcelado; entenda como isso afeta quem usa a ferramenta

5 de dezembro de 2025 - 9:16

O Pix parcelado permite que o consumidor parcele um pagamento instantâneo, recebendo o valor integral no ato, enquanto o cliente arca com juros

ONDE INVESTIR

FII com dividendos de 9%, gigante de shoppings e uma big tech: onde investir em dezembro para fechar o ano com o portfólio turbinado 

5 de dezembro de 2025 - 7:02

Para te ajudar a reforçar a carteira, os analistas da Empiricus Research destrincham os melhores investimentos para este mês; confira

TEM PRA TODO GOSTO

Quina faz um novo milionário; Lotofácil e Dia de Sorte também têm ganhadores

5 de dezembro de 2025 - 6:51

Enquanto a Quina, a Lotofácil e a Dia de Sorte fizeram a festa dos apostadores, a Mega-Sena e a Timemania acumularam nos sorteios da noite de quinta-feira (4).

NAS ENTRELINHAS

Mercado aposta em corte da Selic em janeiro, mas sinais do Copom indicam outra direção, diz Marilia Fontes, da Nord

4 de dezembro de 2025 - 19:42

Para a sócia da Nord, o BC deve manter a postura cautelosa e dar sinais mais claros antes de fazer qualquer ajuste

EFEITOS MASTER

Fundos de pensão que investiram em títulos do Banco Master entram na mira da Justiça em meio a irregularidades nos investimentos

4 de dezembro de 2025 - 16:04

Investigações apontam para aplicações financeiras fora dos protocolos adequados nos casos dos fundos Amazonprev, Rioprevidência e Maceió Previdência

CIDADE DE 65 MIL HABITANTES

Time sensação do Campeonato Brasileiro, Mirassol arrecada o equivalente a um terço do orçamento municipal

4 de dezembro de 2025 - 15:15

Sensação do Brasileirão, o Mirassol arrecadou cerca de um terço do orçamento municipal e levou a pequena cidade paulista ao cenário internacional com a vaga na Libertadores

INFLUÊNCIA

Joesley Batista viajou para a Venezuela para pedir renúncia de Maduro: qual o interesse da JBS e da J&F no país?

4 de dezembro de 2025 - 10:39

Joesley Batista tem relações com o presidente Donald Trump e pediu pelo fim das tarifas sobre a carne. A JBS também tem negócios nos Estados Unidos

SEM RECLAMAÇÕES

Lotomania e Super Sete aproveitam bola dividida na Lotofácil e pagam os maiores prêmios da noite nas loterias da Caixa

4 de dezembro de 2025 - 7:53

Lotofácil manteve a fama de loteria “menos difícil” da Caixa, mas cedeu os holofotes a outras modalidades sorteadas na noite de quarta-feira (3).

VAI PISAR NO FREIO?

Alerta Selic: o que pode impedir o BC de cortar os juros, segundo Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual

3 de dezembro de 2025 - 19:35

A projeção do banco é que a Selic encerre 2025 em 15% e que os cortes comecem de forma gradual em janeiro, alcançando 12% ao final de 2026

INVESTIMENTOS EM 2026

Ibovespa a 300 mil pontos? ASA vê a bolsa brasileira nas alturas, mas há uma âncora à vista

3 de dezembro de 2025 - 17:31

Em um cenário dúbio para 2026, os executivos da instituição financeira avaliam o melhor investimento para surfar um possível rali e ainda conseguir se proteger em um ambiente negativo

MAIS VENDIDOS

Segundo carro elétrico mais vendido do Brasil atinge marca histórica de vendas no mundo 

3 de dezembro de 2025 - 15:09

Hatch elétrico chinês atinge marca histórica em apenas quatro anos e reforça a estratégia global da BYD no mercado de veículos eletrificados

JÁ VIU A SUA?

Retrospectiva Spotify 2025: Bad Bunny lidera o mundo e dupla sertaneja domina o Brasil (de novo); veja como acessar o seu Wrapped

3 de dezembro de 2025 - 14:04

Plataforma divulga artistas, álbuns e músicas mais ouvidos do ano e libera função Wrapped para todos os usuários

BILIONÁRIA SELF-MADE

De bailarina a bilionária mais jovem do mundo: a trajetória da brasileira que construiu uma fortuna aos 29 anos sem ser herdeira

3 de dezembro de 2025 - 12:04

A ascensão de Luana Lopes Lara à frente da Kalshi mostra como a ex-bailarina transformou formação técnica e visão de mercado em uma fortuna bilionária

LUXO

Daniel Vorcaro — da ostentação imobiliária à prisão: o caso da mansão de R$ 460 milhões em Miami

3 de dezembro de 2025 - 9:29

A mansão de R$ 460 milhões comprada por Daniel Vorcaro em Miami virou símbolo da ascensão e queda do dono do Banco Master, hoje investigado por fraudes

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil 3552 faz os primeiros milionários de dezembro nas loterias da Caixa; Mega-Sena e Timemania encalham

3 de dezembro de 2025 - 7:06

A Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na noite de terça-feira (2). A Dia de Sorte saiu para um bolão na região Sul do Brasil.

CRIMES FINANCEIROS

Banco Master: Ministério Público quer Daniel Vorcaro de volta à prisão e TRF-1 marca julgamento do empresário

2 de dezembro de 2025 - 18:45

Uma decisão de sábado soltou Vorcaro e outros quatro presos na investigação do Banco Master

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar