O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, está acomodando seus pertences no porta-malas de um VW último modelo. Ele deixará o comando da empresa assim que agosto terminar.
Diess será sucedido por Oliver Blume, atual CEO da Porsche. A fabricante de carros de luxo é uma subsidiária da Volkswagen.
O motivo para a saída de Diess não foi informado pela matriz.
Diess e o escândalo Dieselgate
Oriundo da BMW, Diess chegou à Volkswagen em 2015, incumbido de dar um cavalo de pau nas diretrizes internas e recuperar a credibilidade da empresa.
Especialistas do setor atribuem a ele a condução da montadora para longe dos holofotes do escândalo Dieselgate, conduzindo-a a uma nova era de investimentos vultosos em veículos elétricos.
Quando ele chegou à Volkswagen, a companhia era acusada de ter recorrido a técnicas fraudulentas para que seus motores a diesel e gasolina passassem nos testes regulatórios de emissão de poluentes de diversos países entre 2009 e 2015.
Nos anos seguintes à chegada de Diess, a montadora reorganizou-se e passou a investir somas vultosas no desenvolvimento de veículos elétricos.
A Volkswagen pretende lançar 75 modelos de automóveis eletrificados até 2029.
Agradecimento pelos serviços prestados
Por meio de nota, o presidente da Volkswagen, Hans Dieter Potsch, agradeceu a Diess por ter desempenhado um papel fundamental na transformação da empresa.
“Ele não apenas conduziu a empresa em águas extremamente turbulentas, mas também implementou uma estratégia fundamentalmente nova”, escreveu Potsch.
Blume será o novo CEO da Volkswagen a partir de 1º de setembro
Oliver Blume, atual CEO da Porsche, sucederá Diess a partir de 1º de setembro.
Executivo de carreira da montadora, Blume ocupou cargos de fabricação na Audi, na espanhola SEAT e na própria Volkswagen antes de se tornar o chefe de produção da Porsche em 2013.
Foi alçado ao posto de CEO da marca de carros esportivos de luxo em 2015.
Ao suceder Diess, Blume terá a missão de dar continuidade à transformação em curso.
Para ajudar Blume nessa transição, a Volkswagen informou que seu diretor financeiro, Arno Antlitz, assumirá o título adicional de diretor de operações.
*Com informações da CNBC.