O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Pequim vem adotando um posicionamento mais diplomático com relação ao conflito, mas quando o assunto esbarra em Taiwan, a postura é bem mais dura em defesa de uma China única
A participação da China na guerra entre Rússia e Ucrânia é uma das questões mais sensíveis ao conflito. Nesta segunda-feira (14), o assunto ganhou novos contornos depois da notícia de que o presidente russo teria pedido ajuda ao colega chinês para manter suas tropas em solo ucraniano.
Embora seja uma aliada natural de Moscou, a China vem adotando uma postura mais diplomática com relação a uma solução para o conflito. Então, o que teria dito Xi Jinping ao pedido de socorro de Vladimir Putin?
A resposta foi não. Mas, ao contrário do que parece, a negativa não foi uma porta na cara do presidente russo e tampouco veio de forma contundente.
Ao invés de falar “não” logo de cara, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijan, usou da diplomacia inerente ao cargo para tratar do assunto.
Ele reforçou a posição da China na promoção de conversas que levem ao fim do conflito e condenou posturas “que joguem na lenha na fogueira” da guerra.
"A posição da China na questão da Ucrânia é consistente e clara. Temos desempenhado um papel construtivo em promover conversas de paz", afirmou Zhao.
Leia Também
O porta-voz disse ainda que a prioridade no momento é que todas as partes exerçam moderação, "esfriem a situação em vez de jogar lenha na fogueira e trabalhem por um acordo diplomático em vez de agravar ainda mais a situação".
Os Estados Unidos não escaparam da mira chinesa. Zhao sugeriu que a notícia do pedido de ajuda da Rússia à China teria sido espalhado pelos Estados Unidos.
"Já deixei claro que os Estados Unidos estão espalhando desinformação. A China elaborou sua posição sobre as relações China-Rússia em várias ocasiões", afirmou.
O porta-voz classificou ainda os Estados Unidos como o "verdadeiro império hacker" do mundo.
Na guerra entre Rússia e Ucrânia, tal movimentação poderia levar ao "efeito negativo de enganar a comunidade internacional e espalhar desinformação".
As críticas do governo chinês aos Estados Unidos não pararam por aí. Zhao também acusou Washington de violar o princípio de “uma China única” - isto é, que Taiwan é parte integrante da China continental - ao vender armas para a ilha.
Segundo mensagem publicada na conta do Twitter da chancelaria chinesa, “os Estados Unidos, com essa atitude, interferem em questões internas da China e prejudicam os lados bilaterais, bem como a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.
O porta-voz não poupou nem o Japão, conhecido aliado dos Estados Unidos. Em mensagem no Twitter, ele veiculou o link de uma notícia da imprensa japonesa sobre o fato de o premiê Fumio Kishida almejar que os Estados Unidos façam valer a parceria para reforçar as defesas militares japonesas.
Segundo Zhao, Pequim recomenda que o Japão seja "prudente com suas palavras e ações".
Na nota da Jiji Press, Kishida disse no Parlamento em Tóquio que seu país continuará a tratar do tema com os Estados Unidos "a fim de manter sua força e credibilidade".
Para o premiê japonês, com a invasão da Rússia na Ucrânia fica ainda mais importante reforçar a capacidade de defesa de seu país.
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600