O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Biden deve buscar de Xi garantias de que a China não fornecerá ajuda militar e econômica à Rússia, mas será que o presidente dos EUA está preparado para fazer concessões?
Quando Xi Jinping pegar o telefone para atender Joe Biden às 10h da manhã de hoje (hora de Brasília), certamente ouvirá do presidente norte-americano um rosário sobre as possíveis consequências do recente fortalecimento da aliança entre China e Rússia.
É possível até que Biden se queixe da violência da investida militar russa sobre a Ucrânia, mas não deve haver muita ênfase a este aspecto, uma vez que isso abriria um flanco para que ele ouça do presidente chinês alguma constrangedora comparação com as diversas campanhas militares nas quais os Estados Unidos se envolveram no pós-11 de Setembro.
É improvável que a conversa proporcione algum vislumbre de convergência de ideias entre Biden e Xi. Mas as relações internacionais são regidas por uma série de códigos. E o fato de EUA e China terem agendado uma conversa de alto nível neste momento sugere a propensão de ambos a respeitarem a velha máxima de Sun Tzu: mantenha os amigos perto - e os inimigos mais perto ainda.
A relação entre Washington e Pequim é tensa e a crise na Ucrânia expôs uma desconfiança mútua, avalia Michael Every, estrategista global do Rabobank.
"Os EUA e a China agora se veem envolvidos em um conflito provocado por um terceiro país, a Rússia, que já esteve tão próximo do mundo ocidental a ponto de sediar o Grupo dos Oito, mas que há anos está à deriva na órbita de Pequim", observa.
O mais provável é que Biden concentre-se em advertir Xi que as empresas chinesas pagarão um preço alto se Pequim atender aos pedidos do presidente russo, Vladimir Putin, de ajuda militar e econômica.
Leia Também
Qualquer eventual garantia chinesa será condicionada a concessões, provavelmente a retirada de tarifas impostas pelo antecessor de Biden, Donald Trump, e que seguem em vigor.
Simplesmente por divulgar de antemão a conversa com Xi, Biden sugere a Putin que a aliança entre Rússia e China tem lá seus limites.
Por seu lado, a diplomacia chinesa, mestre na arte da dubiedade e da busca pelo equilíbrio em suas relações, tem sido bastante habilidosa ao lidar com russos e norte-americanos em meio ao conflito na Ucrânia.
Ao mesmo tempo, como qualquer potência que se preze, ela é implacável na perseguição a seus interesses estratégicos. E a China não tem o menor interesse na manutenção de uma ordem mundial controlada pelo Ocidente - e nem no agravamento de uma crise que coloque em risco os objetivos minuciosamente planejados para os próximos anos.
O que a conversa prevista para daqui a pouco mostra uma vez mais é que Washington vê Pequim - e não Moscou - como a potência rival capaz de contestar sua hegemonia.
Decisão correspondeu às expectativas do mercado e surpreendeu com sinalização direta sobre o início dos cortes
Enquanto a Legacy defende corte imediato de 0,25 ponto nos juros, Genoa alerta para o risco de o Banco Central repetir erros do passado
Cidade brasileira aparece entre os destinos mais reservados para 2026, atrás apenas de Paris e Bangkok, segundo levantamento da eDreams ODIGEO
Na Ilha de Itamaracá, duas mulheres recolheram cerca de 8 mil garrafas de vidro abandonadas nas praias e a transformaram em lar
Levantamento mostra que os imóveis comerciais lideraram as taxas de inadimplência, com média de 4,84%
Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).
O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%
Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro
Dólar, juros e eleição entram no radar do gestor do lendário fundo Verde para proteger a carteira
A grande maioria dos agentes financeiros espera a manutenção dos 15% nesta semana, mas há grandes nomes que esperam um primeiro ajuste nesta quarta-feira
Enquanto o Banco Master caminhava para o colapso, Daniel Vorcaro manteve uma rotina de luxo que incluiu jatos particulares e uma festa de R$ 15 milhões para sua filha de 15 anos
Depois de a Lotofácil e a Dupla Sena terem feitos novos milionários, a Mega Sena tem prêmio estimado em R$ 92 milhões hoje
As empresas começam a divulgar os resultados na próxima semana e, como “esquenta”, a Vale (VALE3) publica hoje seu relatório de produção e vendas
Empresas de laticínios estão recolhendo lotes de fórmulas infantis à medida que cresce a preocupação de contaminação por toxina
Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores
Primeiro hotel de alto padrão da capital federal, o Torre Palace nasceu como símbolo de sofisticação, mas afundou em disputa familiares
Em 2026, com apenas três semanas, o ouro já acumula valorização de 17%
Medida vale para Lima e Callao e prevê multas, pontos na carteira e até apreensão do veículo em meio ao estado de emergência no país
Executivos do Master e do BRB, empresários e ex-dirigentes prestam depoimento à Polícia Federal nesta semana. O que está em jogo?
A estimativa da prefeitura de Congonhas, cidade vizinha também afetada pelo vazamento, é que foram derramados 200 mil m³ de água e lama; incidente ocorreu no aniversário de sete anos do rompimento de barragem em Brumadinho