🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

Ruy Hungria
Sextou com o Ruy
Ruy Hungria
É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus
2022-03-10T17:30:44-03:00
sextou com o ruy

Quem tem pressa come cru: por que investir é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos

Mais importante do que tentar encontrar a ação que mais vai subir no dia ou no mês é encontrar ações que vão te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo

11 de março de 2022
6:05 - atualizado às 17:30
pessoas se preparam para a corrida
Imagem: Shutterstock

Na última terça-feira, quando o Ibovespa mostrava uma forte recuperação depois da derrocada da véspera, observei uma coisa curiosa no meu home broker:

Tela do home broker do Ruy mostrando as maiores altas da última terça-feira

Essas eram as maiores altas da Bolsa no meio daquela tarde. Valorizações que encheriam os olhos de muita gente e fariam várias delas se perguntar: por que eu não tinha essas ações na carteira?

Mas será que você realmente iria querer ter todas essas ações? Para ser sincero, eu manteria distância de várias delas. Seja porque estão em setores ruins, ou porque não estão com o balanço saudável, ou porque têm uma gestão ineficiente.

No entanto, nada disso impediu que elas estivessem ali, justamente entre as maiores altas do dia. Entre os grandes destaques nas reportagens de fechamento de pregão. 

E toda essa situação me fez lembrar de algo que tenho visto com cada vez mais frequência nas redes sociais. Vejo muita gente (influenciadores, twitteiros, traders, youtubers etc) dizendo ser capaz de ajudar você a descobrir qual é a ação que mais vai subir na semana, ou no mês.

Mas será que esse realmente deveria ser o seu objetivo como investidor?

Tarefa impossível - e inútil

Para começo de conversa, o Ibovespa tem mais de 90 ações, e a crença de que você conseguirá descobrir qual delas vai subir mais é ilusão. Mas essa tarefa não é apenas impossível, ela é inútil também.

Como você pôde ver naquela foto do meu home broker, boa parte das empresas que estavam no topo da tabela naquele dia de altas expressivas são companhias problemáticas ou que normalmente não servem para quem realmente deseja construir um patrimônio.

Grandes retornos de curto prazo estão associados a mais risco também, e normalmente as ações que mais sobem nesses dias de euforia são justamente as mesmas ações que mais caem quando o clima azeda.

Dá uma olhada no desempenho de algumas daquelas mesmas ações nos três pregões anteriores, quando as coisas pioraram:

AçãoRetorno
BRFS3-13%
TCSA3-11%
CIEL3-7%
GFSA3-10%
COGN3-8%

Normalmente, essas fortes altas estão intimamente ligadas a um maior risco também, e essa ideia de que ações que mais sobem no mês vão te deixar rico não passam de uma enganação.

Na maioria das vezes a relação é oposta. São justamente essas as ações que vão fazer você perder dinheiro.

Investir é uma maratona, não 100 metros rasos

Mais importante do que tentar encontrar a ação que mais vai subir no dia ou no mês é encontrar ações que vão te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo. Pode parecer contraintuitivo, mas essa é uma forma muito mais fácil de ficar rico do que tentar capturar as grandes altas de curto prazo.

Não acredita em mim? Então quem sabe o maior investidor de todos os tempos te convença. Em uma entrevista feita em 2017, Warren Buffett deu a seguinte resposta quando questionado sobre o motivo de ser mais fácil investir no longo prazo do que no curto prazo:

"Escute, se eu soubesse como dobrar o meu dinheiro amanhã, eu provavelmente investiria com foco no curto prazo também. Mas é muito mais fácil investir com foco no longo prazo, porque, grosso modo, você sabe com um grau elevado de certeza o que vai acontecer com uma empresa daqui a 10 ou 20 anos. E eu não tenho a menor ideia do que vai acontecer amanhã ou na próxima semana."

Warren Buffett

Acho que, assim como eu, Warren Buffett também não deve ser muito fã daquelas "carteiras semanais de ações" que as corretoras costumam oferecer por aí.

Paciência é a chave para investir

Acredite, eu também adoraria chegar aqui e dizer que você pode dobrar o seu dinheiro amanhã. Mas eu estou aqui para te ajudar, não para te iludir.

No entanto, ganhar dinheiro com ações também não é a coisa mais difícil do mundo. Segundo Buffett, até um macaco sensato conseguiria ganhar muito dinheiro com ações, desde que tivesse paciência.

Ele disse certa vez: "Um macaco sensato que escolher um portfólio atirando 50 dardos em um quadro que tiver os nomes de todas as ações do S&P 500 irá – ao longo do tempo – desfrutar de dividendos e ganhos de capital, desde que ele não se sinta tentado a ficar mexendo demais no portfólio."

É claro que podemos ser melhores do que macacos sensatos. E é por isso que analisamos profundamente cada empresa recomendada em nossas séries antes de investir nelas.

Mas é importante notar como Buffett dá mais importância para a paciência do que para a seleção de ações em si.

Ou seja, se você entrar na Bolsa querendo dobrar o patrimônio em um mês, estará muito mais propenso a cair em armadilhas que te façam perder dinheiro do que enriquecer.

Construindo seu portfólio de ações

Na Empiricus, temos diversas séries focadas em construir um portfólio com ativos que vão ajudar você a construir um patrimônio vencedor no longo prazo. Seja com ações das melhores empresas brasileiras, ações de empresas focadas em dividendos, ações de companhias estrangeiras, melhores fundos imobiliários e por aí vai.

Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas essas carteiras pelo preço de uma. Se quiser entender um pouco mais sobre essa oportunidade, você pode conferir aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa despenca mais de 11% e tem o pior mês desde março de 2020; dólar sobe a R$ 5,23

O início do aperto monetário do Federal Reserve levou os ativos globais a ter um semestre para esquecer – e o Ibovespa não escapou disso

Proventos

Dividendos: Rede D’Or (RDOR3) e Raia Drogasil (RADL3) vão distribuir quase R$ 300 milhões em juros sobre capital próprio; veja detalhes

Pagamento de nova leva de proventos aos acionistas está previsto para o dia 16 de julho, no caso da Rede D’Or

ALTAS E BAIXAS

Destaques da bolsa: Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) disparam com fusão; TC (TRAD3) e Light (LIGT3) despencam

A nova consolidação no setor de saúde mexeu com o segmento nesta quinta; a renúncia do CEO da Light pesou sobre as ações da empresa

FECHAMENTO DO DIA

Banho de sangue lava Wall Street e S&P 500 tem o pior semestre em mais de 50 anos; saiba o que aconteceu

O combo de péssimas notícias também fez o S&P 500 e o Dow Jones terem o pior período de três meses desde o primeiro trimestre de 2020, marcado pelo auge da pandemia de covid-19

PETRÓLEO EM QUEDA

Seguindo os planos: Opep+ vai produzir 648 mil barris a mais por dia em agosto

O grupo manteve a decisão de elevar a produção de petróleo entre julho e agosto; a Opep+ tem realizado sucessivos aumentos para conter a alta dos preços dos combustíveis no mercado internacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies