🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Quanto maior o fosso, melhor! Entenda como avaliar as vantagens competitivas de uma empresa

Os moats (fossos, em português) de uma empresa são as vantagens competitivas que ela possui e que tornam o seu negócio irreplicável pelos seus concorrentes

4 de outubro de 2022
9:35 - atualizado às 9:43
Imagem: Shutterstock

Suponha que você seja um Rei em plena Idade Medieval em busca de um castelo para conquistar.

Qual dos dois castelos abaixo você escolheria para começar a estudar a sua estratégia de ataque: o que possui um longo e profundo 'lago' em volta ou aquele cercado com menos água?

Eu imagino que você escolheria aquele que parece mais fácil de ser dominado, que, em nosso exemplo hipotético, é o castelo mais próximo da terra e cercado por uma estreita faixa circular de água.

A essa faixa de água que cerca a maioria dos castelos que ainda estão de pé no mundo, dá-se o nome de Fosso ou Moat, em inglês.

Os fossos eram os corpos de água que protegiam os castelos contra possíveis invasores. Quanto maior ele fosse, mais difícil seria para conquistá-lo.

O campo de batalha do capitalismo

Apesar de não vivermos mais na Idade Medieval, podemos dizer que o capitalismo também é um campo de batalha. Como disse Jeff Bezos em uma de suas aparições públicas, ainda como CEO da Amazon: "a sua margem [de lucro] é a minha oportunidade".

Em um ambiente competitivo, uma empresa rentável com um modelo de negócios replicável vai ver o seu lucro ser atacado pela concorrência até que os seus retornos caiam para a média do setor. Eu falei dessa dinâmica competitiva aqui nesse texto.

Vemos essa competição brutal nos mais diversos setores: companhias aéreas, seguros, vestuário, tecnologia e em outras indústrias onde quase não existe diferenciação de produtos e serviços.

Empresas testadas pela competição

No Brasil, exemplos não faltam de empresas que já foram ou estão sendo testadas pela competição: Cielo, Stone e Pagseguro (no setor de adquirência), Magazine Luiza, Via Varejo e Americanas (no e-commerce), dentre outras.

É por isso que entender o tamanho do moat de uma empresa é imprescindível em uma análise.

Conforme disse Warren Buffett, uma das inspirações da Carteira Market Makers: "A coisa mais importante para mim é descobrir o tamanho do moat que existe em torno do negócio. O que eu amo, claro, é um grande castelo e um grande fosso com piranhas e crocodilos.”

As vantagens competitivas de uma empresa

Os moats de uma empresa nada mais são do que as vantagens competitivas que ela possui e que tornam o seu negócio irreplicável pelos seus concorrentes.

Quem assistiu à Live de apresentação da nossa Carteira, que eu e meu amigo e sócio Thiago Salomão fizemos na última quarta-feira (veja aqui), viu que uma empresa possui vantagens competitivas quando é dotada de duas características: elevado Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC) e Market Share elevado, estável ou crescente (quando o moat ainda está em fase de expansão).

Acontece que uma empresa somente possui essas duas características quando faz algo diferente. Quando possui atributos que outras empresas são incapazes de copiar.

A tese de investimento em Vivara

Ao explicar a nossa tese de investimentos em Vivara, uma das maiores posições da Carteira Market Makers, fica mais claro entender o que são as vantagens competitivas na prática.

Para quem não conhece, a Vivara é a maior rede de joalherias do Brasil com 298 lojas espalhadas em todas as regiões do país e um market-share de 16,2% vs 2,5% do segundo maior player

Suas duas principais marcas são a Vivara, com foco em jóias de ouro, e Life, focada em prata. Além de joias e prata, o portfólio de produtos da empresa inclui acessórios, perfumes e relógios.

Para nós, a Vivara possui três diferenciais competitivos que se traduzem em uma enorme vantagem competitiva dentro do setor, são eles: escala, produtos relevantes e pricing power.

Mas o que mais gostamos de Vivara não é o fato dela possuir vantagens competitivas apenas. O que mais gostamos dela é o tamanho da oportunidade que enxergamos para ela continuar expandindo esse fosso por muitos anos com elevadas taxas de retorno sobre o investimento.

A tese completa você pode conferir aqui a partir do minuto 25:39.

Food For Thought

O FFT traz hoje um mini documentário de 26 minutos de duração feito pelo Financial Times sobre o Credit Suisse, banco suíço que estaria à beira da insolvência e que dominou as manchetes financeiras globais durante o fim de semana.

Com relatos de diversos especialistas do setor de bancos, entre eles jornalistas e analistas financeiros, e até do presidente do Conselho de Administração do CS, o vídeo explora os inúmeros e sucessivos escândalos que o banco tem passado ao longo dos últimos anos: simpatia histórica à tomada de riscos, conflito de interesses, problemas de governança, relacionamento com facções criminosas e envolvimento com as oligarquias russas, para citar alguns.

Apesar de não explicar o recente problema de liquidez financeira, trata-se de um excelente material para entender um pouco mais sobre a falta de credibilidade que o banco está enfrentando.

Credit Suisse: what next for the crisis-hit bank? | FT Film

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar