🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Mercado em 5 Minutos: O mau humor das bolsas globais com os ventos invertidos do exterior

A temporada de resultados segue aquecida. Depois de um início não tão ruim com os bancos, os ventos parecem começar a se inverter, com muita preocupação com uma recessão em 2023

20 de outubro de 2022
9:41
homem na tempestade, vento
Imagem: Shutterstock

Bom dia, pessoal. Lá fora, os mercados encerraram o pregão predominantemente em baixa nesta quinta-feira (20), acompanhando as movimentações negativas dos mercados globais durante ontem (19), já que os investidores continuaram preocupados com uma recessão global depois que os dados mostraram uma forte aceleração da inflação do Reino Unido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, o salto recente nos rendimentos do Tesouro dos EUA para o nível mais alto em mais de quatorze anos também fortaleceu o dólar americano em relação às moedas asiáticas, criando sensação de aversão ao risco.

Na Europa, os mercados não caminham em uma mesma direção, mas o tom que predomina é o negativo, assim como acontece com os futuros americanos, que caem nesta manhã. 

Alguns resultados corporativos relevantes da temporada americana começam a mostrar certa piora, criando uma sensação de que a percepção entre os investidores está se deteriorando. Sem falar, claro, do problema da escalada da inflação ao redor do mundo. 

O Brasil pode, eventualmente, se descolar desse sentimento, como fez ontem (em linha com o primeiro e o terceiro trimestre). A ver...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

00:51 — Uma disputa cada vez mais acirrada

Hoje, no Brasil, em dia de digestão de mais uma prévia da inflação pelo IGP-M, que segue mostrando deflação, os investidores discutem sobre a disputa presidencial, cada vez mais acirrada. 

Leia Também

Para ilustrar, ontem o Datafolha mostrou convergência dos dois nomes em um ponto percentual para cada. 

Naturalmente, a variação está dentro da margem de erro e não muda o fato de o cenário base ainda ser uma vitória de Lula. 

De qualquer forma, a crença na possibilidade de uma virada anima os mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto mais acirrada estiver a disputa, mais ganha força a tese de que Lula terá que convergir ao centro para governar, não sendo uma ameaça para as conquistas pró-mercado dos governos Temer e Bolsonaro. 

Por outro lado, caso Bolsonaro confirme sua virada no dia 30, o mercado local deve andar muito bem, assim como fazem as estatais sempre que a disputa se mostra como mais e mais acirrada. 

Quanto mais próximo do segundo turno estivermos, mais sensíveis os ativos ficarão.

01:38 — Atividade e resultados corporativos

Ontem, nem a interpretação de que o tom do Livro Bege do Federal Reserve tinha sido amenizado evitou uma queda das ações americanas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabemos que a atividade dos EUA deve enfraquecer nos próximos meses, o que parece não ser o suficiente para impedir duas novas altas de 75 pontos-base nos juros por lá, em novembro e dezembro.

O documento do Fed, que compila a situação econômica dos 12 distritos da autoridade monetária, fez referência à desaceleração da atividade e à desaceleração da inflação em algumas áreas dos EUA.

Enquanto isso, a temporada de resultados segue aquecida. Depois de um início não tão ruim com os bancos, os ventos parecem começar a se inverter. 

Aliás, esta temporada parece ser mais sobre o que vem a seguir do que sobre o que já aconteceu (há muita preocupação com uma recessão em 2023). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, contamos com nomes como Blackstone, Dow, Union Pacific, American Airlines Group, AT&T, Philip Morris International e Snap. 

Em havendo surpresas negativas, o humor já ruim desta manhã poderia se aprofundar. Alguns dados econômicos também estão no radar.

02:32 — Chuva de problemas na Europa

No velho continente, os problemas se amontoam. No Reino Unido, por exemplo, que quer competir com a Itália para ver quem tem o ambiente político mais incerto e volátil, outro membro sênior do governo renunciou. 

Movimentos como este deveriam pressionar a primeira-ministra, que completou pouco mais de um mês no cargo, a também renunciar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise de credibilidade recente pode ter sido estabilizada, mas isso não melhora a percepção sobre a competência sobre a gestão de Liz Truss.

Enquanto isso, o problema dos preços permanece nas rodas de debates. Ontem vimos uma inflação no Reino Unido e na Zona do Euro acelerando frente ao observado no mês anterior. 

Hoje, a inflação dos preços ao produtor na Alemanha surpreende e vem acima do esperado, registrando alta de 45,8% na comparação anual. 

Uma inflação tão elevada deverá impedir um relaxamento de postura por parte do Banco Central Europeu, que deverá continuar subindo juros nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

03:18 — A continuidade do Congresso na China

As ações chinesas atingiram a mínima em vários anos em meio à crescente preocupação com o aumento dos casos de Covid na China e às perspectivas econômicas mais incertas. 

Vale lembrar que continua ocorrendo o 20º Congresso do Partido Comunista da China, o que tem impedido a divulgação dos dados econômicos esperados nesta semana — o congresso deverá delinear a remodelação na liderança chinesa para os próximos anos, renovando o mandato de Xi Jinping.

O problema é que o mercado está preocupado com as perspectivas de crescimento da China após o discurso de abertura de Xi Jinping no congresso do partido. 

O líder chinês não deu sinais de se afastar da rígida política de zero Covid do país ou de sua postura regulatória rígida, dois vetores prejudiciais ao crescimento econômico da segunda maior economia do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até agora, o congresso falhou em gerar um catalisador positivo e a decisão de adiar a divulgação das principais leituras econômicas pode sugerir que os dados são tão feios que eles não querem que sejam divulgados agora.

04:09 — Putin continua sob pressão

As consequências da guerra de Vladimir Putin na Ucrânia estão começando a se espalhar pelas nações da periferia da Rússia, apresentando mais dores de cabeça. 

Para ilustrar, o conflito entre o Azerbaijão e a Armênia eclodiu novamente, apesar de um cessar-fogo mediado pelo presidente russo que interrompeu a guerra de 2020.

Hoje, se recuperando da retirada de seu exército no nordeste da Ucrânia, não está claro o que a Rússia poderia oferecer a seu aliado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É apenas um exemplo dos vários líderes que têm interesse em expandir sua influência às custas de Putin.

Os EUA, por exemplo, também consideram a energia de estados da Ásia Central, como o Cazaquistão, contornando a Rússia, como um fator-chave para reduzir a influência de Moscou — as autoridades cazaques entraram em contato com a UE, a Turquia e os estados do Oriente Médio desde a invasão de Putin para tentar reduzir a dependência de Moscou. 

Outro player é a Turquia, que vê uma abertura para expandir sua influência na Ásia central como uma ponte para a Europa através do Cáucaso.

Tudo está em jogo agora. Moscou agora enfrenta uma concorrência muito maior de potências rivais em seu antigo quintal soviético. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para piorar, a bem-sucedida ofensiva ucraniana nas últimas semanas está aumentando a perspectiva antes inimaginável de uma derrota militar russa. Isso pode apenas intensificar a disputa que promete moldar as relações internacionais na próxima década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Roupas especiais para anos incríveis, e o que esperar dos mercados nesta quarta-feira (10)

10 de setembro de 2025 - 8:00

Julgamento de Bolsonaro no STF, inflação de agosto e expectativa de corte de juros nos EUA estão na mira dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos para viver de renda, e o que move os mercados nesta terça-feira (9)

9 de setembro de 2025 - 8:03

Por aqui, investidores avaliam retomada do julgamento de Bolsonaro; no exterior, ficam de olho na revisão anual dos dados do payroll nos EUA

Insights Assimétricos

A derrota de Milei: um tropeço local que não apaga o projeto nacional

9 de setembro de 2025 - 7:15

Fora da região metropolitana de Buenos Aires, o governo de Milei pode encontrar terreno mais favorável e conquistar resultados que atenuem a derrota provincial. Ainda assim, a trajetória dos ativos argentinos permanece vinculada ao desfecho das eleições de outubro.

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Tarcisiômetro

8 de setembro de 2025 - 20:00

O mercado vai monitorar cada passo dos presidenciáveis, com o termômetro no bolso, diante da possível consolidação da candidatura de Tarcísio de Freitas como o nome da centro-direita e da direita.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A tentativa de retorno do IRB, e o que move os mercados nesta segunda-feira (8)

8 de setembro de 2025 - 8:05

Após quinta semana seguida de alta, Ibovespa tenta manter bom momento em meio a agenda esvaziada

TRILHAS DE CARREIRA

Entre o diploma e a dignidade: por que jovens atingidos pelo desemprego pagam para fingir que trabalham

7 de setembro de 2025 - 7:32

Em meio a uma alta taxa de desemprego em sua faixa etária, jovens adultos chineses pagam para ir a escritórios de “mentirinha” e fingir que estão trabalhando

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Recorde atrás de recorde na bolsa brasileira, e o que move os mercados nesta sexta-feira (5)

5 de setembro de 2025 - 8:04

Investidores aguardam dados de emprego nos EUA e continuam de olho no tarifaço de Trump

SEXTOU COM O RUY

Ibovespa renova máxima histórica, segue muito barato e a próxima parada pode ser nos 200 mil pontos. Por que você não deve ficar fora dessa?

5 de setembro de 2025 - 6:01

Juros e dólar baixos e a renovação de poder na eleição de 2026 podem levar a uma das maiores reprecificações da bolsa brasileira. Os riscos existem, mas pode fazer sentido migrar parte da carteira para ações de empresas brasileiras agora.

DESTAQUE NO PORTFÓLIO

BRCR11 conquista novos locatários para edifício em São Paulo e reduz vacância; confira os detalhes da operação

4 de setembro de 2025 - 11:07

As novas locações colocam o empreendimento como um dos destaques do portfólio do fundo imobiliário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que fazer quando o rio não está para peixe, e o que esperar dos mercados hoje

4 de setembro de 2025 - 8:11

Investidores estarão de olho no julgamento da legalidade das tarifas aplicadas por Donald Trump e em dados de emprego nos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Se setembro der errado, pode até dar certo

3 de setembro de 2025 - 20:00

Agosto acabou rendendo uma grata surpresa aos tomadores de risco. Para este mês, porém, as apostas são de retomada de algum nível de estresse

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A  ação do mês na gangorra do mundo dos negócios, e o que mexe com os mercados hoje

3 de setembro de 2025 - 7:58

Investidores acompanham o segundo dia do julgamento de Bolsonaro no STF, além de desdobramentos da taxação dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hoje é dia de rock, bebê! Em dia cheio de grandes acontecimentos, saiba o que esperar dos mercados

2 de setembro de 2025 - 7:51

Terça-feira terá dados do PIB e início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de olhos voltados para o tarifaço de Trump

Insights Assimétricos

Entre o rali eleitoral e o malabarismo fiscal: o que já está nos preços?

2 de setembro de 2025 - 6:01

Diante de uma âncora fiscal frágil e de gastos em expansão contínua, a percepção de risco segue elevada. Ainda assim, fatores externos combinados ao rali eleitoral e às apostas de mudança de rumo em 2026, oferecem algum suporte de curto prazo aos ativos brasileiros.

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Powell Pivot 3.0

1 de setembro de 2025 - 20:00

Federal Reserve encara pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, por cortes nos juros, enquanto lida com dominância fiscal sobre a política monetária norte-americana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Seu cachorrinho tem plano de saúde? A nova empreitada da Petz (PETZ3), os melhores investimentos do mês e a semana dos mercados

1 de setembro de 2025 - 7:36

Entrevistamos a diretora financeira da rede de pet shops para entender a estratégia por trás da entrada no segmento de plano de saúde animal; após recorde do Ibovespa na sexta-feira (29), mercados aguardam julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que começa na terça (2)

DÉCIMO ANDAR

O importante é aprender a levantar: uma seleção de fundos imobiliários (FIIs) para capturar a retomada do mercado

31 de agosto de 2025 - 8:00

Com a perspectiva de queda de juros à frente, a Empiricus indica cinco FIIs para investir; confira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Uma ação que pode valorizar com a megaoperação de ontem, e o que deve mover os mercados hoje

29 de agosto de 2025 - 8:06

Fortes emoções voltam a circular no mercado após o presidente Lula autorizar o uso da Lei da Reciprocidade contra os EUA

SEXTOU COM O RUY

Operação Carbono Oculto fortalece distribuidoras — e abre espaço para uma aposta menos óbvia entre as ações

29 de agosto de 2025 - 6:01

Essa empresa negocia atualmente com um desconto de holding superior a 40%, bem acima da média e do que consideramos justo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A (nova) mordida do Leão na sua aposentadoria, e o que esperar dos mercados hoje

28 de agosto de 2025 - 7:52

Mercado internacional reage ao balanço da Nvidia, divulgado na noite de ontem e que frustrou as expectativas dos investidores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar