O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-01T13:02:49-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Troca de maquininhas

Small caps: Cielo (CIEL3) toma lugar da GetNet (GETT11) nas recomendações do BTG. Veja a carteira para abril

Reajuste de taxas de antecipação de recebíveis é uma boa notícia para a recuperação da margem de lucro da Cielo

1 de abril de 2022
13:02
Maquininha da Cielo
Maquininha da Cielo - Imagem: Shutterstock

O BTG Pactual decidiu trocar uma maquininha por outra na sua carteira recomendada de small caps de abril. A entrada da Cielo (CIEL3) no lugar da GetNet (GETT11) foi motivada por um fator comum a ambas: o aumento das taxas de antecipação de recebíveis. De acordo com o BTG, o reajuste é uma boa notícia para a recuperação da margem de lucro da Cielo.

As taxas de antecipação de recebíveis são a principal fonte de receita das empresas de maquininhas. Funciona da seguinte forma: imagine que você tem um comércio no qual é possível fazer compras parceladas. Isso significa que você só vai receber o valor das compras mês a mês. Mas se você está precisando de dinheiro em caixa agora, é possível antecipar o valor que foi vendido parcelado. E, para isso, há uma taxa.

Há alguns anos, quando a competição nesse mercado começou a se acirrar, as empresas chegaram a oferecer taxa zero para antecipação de recebíveis, com o objetivo de captar clientes. Ou seja, as maquininhas queimaram margem de lucro para crescer a base de clientes.

Mas agora a conta chegou e há um movimento setorial de aumentar essas taxas.

De acordo com o BTG, esse aumento pode desencadear um "momentum" melhor para empresas que já caíram bastante, como a Cielo. "Momentum" é um termo da análise técnica que reflete o resultado da diferença entre o preço de fechamento da ação no passado e o valor presente, num período definido pelo analista.

Veja a carteira de Small Caps do BTG Pactual para abril:

EmpresaTicker
São MartinhoSMTO3
VamosVAMO3
CBACBAV3
3R PetroleumRRRP3
CieloCIEL3
LocawebLWSA3
IguatemiIGTI11
OrizonORVR3
DesktopDESK3
ClearsaleCLSA
Fonte: BTG Pactual

Itaú BBA de olho em Cielo, Stone e PagSeguro

Além do BTG, o Itaú BBA também vê com bons olhos o impacto do aumento das taxas no lucro da Stone, PagSeguro e Cielo já no balanço do primeiro trimestre de 2022.

"Entretanto, o foco estará em quem terá menor perda de clientes e quem será mais beneficiado com as melhorias no percentual de comissão nos próximos trimestres", afirmou o Itaú BBA em relatório.

De acordo com o banco, o setor de meios de pagamento pode estar construindo as bases para uma recuperação massiva dos lucros em 2023.

Leia também:

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

Fã ou hater?

O Nubank (NUBR33) vai calar a boca dos críticos? Saiba o que esperar dos resultados do 1T22 do banco digital

Nubank é um daqueles papéis que costumam gerar um comportamento binário dos investidores, a exemplo de Oi (OIBR3) e IRB (IRBR3): ou você é fã, ou é hater.

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies