Tal como a tartaruga na conhecida fábula de Esopo, o bilionário Warren Buffett conseguiu lentamente alcançar e está perto de bater o retorno de um dos fundos que viraram sensação no início da pandemia.
A lebre em questão é o ARK Innovation ETF (ARKK). O fundo listado em bolsa da gestora de Cathie Wood deu um banho na concorrência com apostas em empresas de tecnologia de rápido crescimento.
O maior acerto, sem dúvida, foi o investimento da Tesla. Com a disparada das ações da fabricante de carros do bilionário Elon Musk, o retorno do ARKK superou os 150% em 2020.
Como costuma acontecer, a alta atraiu investidores para o Ark Innovation, que atingiu um patrimônio de mais de US$ 60 bilhões (R$ 330 bilhões) no início do ano passado.
Warren Buffett: devagar se vai ao longe
Enquanto Cathie Wood virava celebridade no mercado financeiro, parte dos analistas ousou questionar o legado de Warren Buffett e seu "value investing" — aposta em ações cotadas abaixo do valor intrínseco.
Ainda mais depois que as ações da Berkshire Hathaway, a holding de investimentos do bilionário, registraram um ganho de apenas 2% em 2020.
O "Oráculo de Omaha" mostrou, porém, que em matéria de bolsa é devagar — ou com foco no longo prazo — que se vai ao longe.
Enquanto as ações da Berkshire se mantiveram em alta consistente ao longo do ano passado, o ARKK não só perdeu o fôlego como passou a cair.
Do início de 2021 para cá, o fundo de Cathie Wood acumula queda de 43%, contra um ganho de 34% da holding de Warren Buffett, que possui BDRs negociados na bolsa brasileira com o código BERK34.
Com isso, a diferença entre o retorno do Ark Innovation e Da Berkshire Hathaway desde o início de 2020 caiu para apenas oito pontos percentuais, de acordo com o Financial Times.
Valor x Crescimento: quem ganha a batalha?
A derrocada das ações de tecnologia em meio à perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos reacendeu o debate entre dois tipos de gestão de investimentos.
A aposta nas empresas de crescimento, mas que ainda não dão lucro, virou febre entre os investidores diante dos retornos exponenciais dos últimos anos.
O desempenho recente, porém, levou o mercado a redescobrir o "value investing" representado por Warren Buffett.
Na dúvida sobre qual das duas estratégias adotar, o ideal provavelmente é adotar a filosofia do próprio Buffett. O veterano vem colocando, ainda que de leve, os pés em ambas as canoas, como mostra o investimento do bilionário nas ações do brasileiro Nubank.
Leia também:
- As 5 ações da carteira de Warren Buffett que se salvaram das quedas e atingiram novas máximas em 2021
- Warren Buffett ficou louco ao apostar no Nubank? Saiba por que investir bem é muito mais do que comprar ações baratas
- Nubank está caro? Empiricus recomenda short no roxinho e vê potencial de queda de 70% de NUBR33
A bolsa ainda pulsa?
Enquanto o bitcoin e as bolsas lá fora sofrem, aqui no Brasil o Ibovespa surpreende com uma arrancada nos primeiros dias de 2022.
Por que a bolsa brasileira se descolou do clima negativo lá fora e o que esperar daqui para frente? Esse foi o tema da edição desta semana do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro. Aperte o play logo abaixo e confira:
*Com informações do Financial Times