A esperança de que a guerra entre Rússia e Ucrânia pode chegar ao fim mais rápido do que se espera ajudou o S&P 500 a fechar a terça-feira (29) em alta. No entanto, o avanço do índice, junto com Dow Jones e Nasdaq, esbarrou nas preocupações de que uma recessão pode estar no caminho da economia norte-americana.
A perspectiva de progresso nas negociações entre Moscou e Kiev foi reforçada ontem, quando o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar aberto a discutir algumas das demandas do Kremlin em torno da neutralidade.
Do lado russo há a promessa de reduzir a atividade militar nas áreas de Kiev e Chernihiv como um meio de aumentar a confiança nas negociações que podem levar a um acordo fundamental para acabar com a guerra.
Há dúvidas, no entanto, sobre as reais intenções da Rússia de acabar com o conflito, já que não houve menção de reduzir as operações militares no sul da Ucrânia, onde os combates se intensificaram.
- Dow Jones: +0,97%, 35.295,11 pontos
- S&P 500: +1,23%, 4.631,69 pontos
- Nasdaq: +1,84%, 14.619,64 pontos
Recessão limita avanço do S&P 500
O avanço do S&P 500 não tirou o foco dos investidores do mercado de títulos, no qual uma parte importante da curva de juros se inverteu, exacerbando as preocupações sobre uma possível recessão à frente.
- IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
Os juros projetados pelos títulos de dívida de dez anos do Tesouro dos Estados Unidos caíram abaixo dos juros das notas de dois anos pela primeira vez desde 2019.
A inversão acendeu a luz amarela para os investidores, já que toda vez que isso aconteceu nos últimos 40 anos houve uma recessão econômica.
Bolsas na Europa
Assim como o S&P 500, as bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira, influenciadas pela rodada de negociações entre russos e ucranianos.
O pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia em alta de 1,7%, com o setor automotivo subindo 5,9% para liderar os ganhos. Na contramão, o segmento de recursos básicos e de petróleo e gás, caíram 2,2% e 1,9%, respectivamente.
- Londres: +0,86%
- Paris: +3,08%
- Frankfurt: +2,79%
Os ganhos na Europa ocorreram em um momento no qual os investidores da região permaneceram focados nos desdobramentos da invasão da Ucrânia pela Rússia. As conversas entre os dois lados foram retomadas na Turquia hoje.
Os mercados europeus ampliaram os ganhos depois que o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que as discussões renderam o progresso mais significativo até o momento.