Nem mesmo os dados mais fortes do que o esperado do mercado de trabalho dos Estados Unidos foram capazes de compensar as preocupações dos investidores com o aumento das tensões na Ucrânia. Resultado: a Bolsa de Valores de Nova York terminou a sexta-feira (04) no vermelho.
O Dow Jones caiu 0,53%, aos 33.614,67 pontos - na quarta semana consecutiva de perdas -, enquanto o S&P 500 recuou 0,79%, aos 4.328,87 pontos, e o Nasdaq teve queda de 1,66%, aos 13.313,44 pontos.
O gatilho para as perdas na Bolsa de Nova York foi o ataque de tropas russas a Zaporizhzhia - maior usina nuclear da Europa - e os relatos de que fumaça era visível no local.
Os preços da energia dispararam após o ataque. O petróleo tipo WTI - referência para o mercado norte-americano - chegou a subir 7%, para mais de US$ 115 por barril. Já o Brent - usado como o padrão global - avançou mais de 6%, para quase US$ 118.
Esse salto nos preços do petróleo e a queda da bolsa aconteceu em meio a notícia de que a Casa Branca considera uma proibição de importação de petróleo russo. Mais cedo, o governo de Joe Biden anunciou uma nova rodada de sanções ao setor de refinamento de petróleo do país.
Para saber mais sobre como fica o mercado de petróleo com a invasão russa, confira o vídeo abaixo:
Relatório de emprego
Os acontecimentos na Ucrânia ofuscaram o relatório de empregos de fevereiro dos Estados Unidos, que veio mais forte do que o esperado.
A economia norte-americana criou 678.000 postos de trabalho no mês passado, acima dos 440.000 projetados pela Dow Jones. A taxa de desemprego caiu para 3,8%.
Este é o último relatório de empregos antes da reunião do Federal Reserve (Fed) de 16 de março, quando espera-se que o banco central norte-americano comece a aumentar a taxa de juros.
Nesta semana, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que está inclinado a apoiar um aumento de 25 pontos-base no encontro no início de um aperto monetário que visa conter a inflação.
Bolsas na Europa
As bolsas europeias fecharam em forte baixa nesta sexta-feira também sob o efeito do ataque das forças russas à maior usina nuclear da Europa.
O pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia em queda de 3,6%, com os bancos caindo 6,7% para liderar perdas, já que todos os setores e principais bolsas do velho continente entraram em território negativo.
Na semana, o índice de referência da Europa perdeu 7% na pior semana desde março de 2020, início da pandemia do novo coronavírus.