O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-24T10:58:58-03:00
Ricardo Gozzi
HAJA VOLATILIDADE

Como a bolsa de Moscou voltou a operar depois de quase um mês e fechou em forte em alta

Reguladores da bolsa russa adotaram medidas preventivas na tentativa de evitar um colapso do mercado local de ações

24 de março de 2022
10:58
Bolsas da Rússia avançam hoje, mas desempenho em semana de guerra é negativo
Bolsa de Moscou volta a operar depois de quase um mês de interrupção - Imagem: Shutterstock

À primeira vista pode parecer surpreendente. A bolsa de valores de Moscou reabriu hoje, depois de quase um mês fechada para negócios, e chegou ao fim da sessão em forte alta.

O Moex, principal índice da bolsa russa, subiu 4,37% na primeira sessão desde 25 de fevereiro. Mas existe uma lógica por trás desse resultado.

Para entendê-la, é preciso retroceder um pouco nos acontecimentos das últimas semanas.

Por que a bolsa de Moscou passou quase um mês fechada

Antes do pregão de hoje, a última sessão do mercado moscovita de ações havia ocorrido havia quase um mês, um dia depois da invasão a Ucrânia pelas forças armadas da Rússia.

No dia que antecedeu a interrupção dos negócios, o Moex chegou a cair mais de 30% antes de obter alguma recuperação em meio a muita volatilidade diante da invasão.

Para evitar um colapso do mercado financeiro local, o Banco Central da Rússia ordenou a suspensão por tempo indeterminado das operações da bolsa de valores de Moscou.

Reabertura em Moscou era aguardada com apreensão

Na esteira da invasão, vieram as sanções internacionais. Entre outras coisas, a Rússia foi excluída do sistema internacional de comunicação interbancária, mais conhecido como Swift, e perdeu o acesso a suas reservas internacionais.

Por essas e outras, a reabertura da bolsa de Moscou era aguardada com apreensão entre os analistas, uma vez que investir em ativos russos via bolsa de valores neste momento é praticamente impossível.

Depois de alguns ensaios por parte do BC russo nas últimas semanas, a bolsa foi finalmente autorizada a retomar as operações hoje, encerrando a mais extensa paralisação do mercado local desde o fim da União Soviética, em 1991. E o mercado moscovita até que reagiu bem, mas os reguladores locais aparentemente precisaram rebolar para evitar um colapso.

BC russo adotou medidas para evitar colapso da bolsa

Antes de autorizar a retomada dos negócios, o BC russo estipulou regras claras visando a impedir uma depreciação ainda maior dos ativos negociados na bolsa local, uma vez que rublo perdeu muito de seu valor desde o início da guerra.

A primeira medida foi limitar as negociações ao filet mignon da bolsa de Moscou: 33 das 50 empresas listadas no Moex.

Outra precaução foi limitar o horário de funcionamento do mercado. A bolsa de Moscou passou menos de quatro horas em operação.

Os reguladores locais também proibiram as operações de venda a descoberto e, para coroar, informaram que os investidores estrangeiros só poderão começar a vender ações ou títulos denominados em rublos depois de 1º de abril.

No fim o Moex subiu 4,37%, ainda que distante das máximas observadas durante o pregão. Os destaques foram as gigantes do petróleo Rosneft e Lukoil, que saltaram 16,97% e 12,41%, respectivamente. Já a produtora de alumínio Rusal subiu 15,81%, enquanto a Norilsk Nickel avançou 10,17%. Na ponta negativa do índice, as ações da Aeroflot caíram 16,44%.

A dúvida dos analistas é por quanto tempo essas medidas terão efeito.

*Com informações da CNBC.

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

SEU DIA EM CRIPTO

Terra (LUNA) não acompanha recuperação do bitcoin (BTC) neste domingo; criptomoedas tentam começar semana com pé direito

Mesmo com a retomada de hoje, as criptomoedas acumulam perdas de mais de dois dígitos nos últimos sete dias

A COISA VAI ESQUENTAR

Novo capítulo da guerra? Vizinhos da Rússia, Finlândia e Suécia devem se juntar à Otan e tensão na região aumenta

Vladimir Putin, presidente russo, já havia dito que a entrada dos países na Organização exigiria retaliações

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies