🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-04T13:49:18-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
SOBE E DESCE DA BOLSA

O que esperar da bolsa nesta semana? 60% acreditam que Ibovespa deve subir nos próximos dias, mas otimismo caiu; entenda

A ideia é mostrar a percepção dos profissionais a partir da pergunta: Qual o sentimento para o Ibovespa na próxima semana?

4 de junho de 2022
13:49
Temperatura da economia, expectativas para a bolsa nas próximas semanas
Temperatura da economia: expectativas para a bolsa nas próximas semanas.Imagem: Shutterstock

A expectativa de alta para o Ibovespa no curto prazo desacelerou no Termômetro Broadcast Bolsa da última sexta-feira (03), mas continua sendo majoritária. Entre os participantes, 60% disseram que a próxima semana deve ser de ganho para a bolsa, contra 64,29% na pesquisa anterior.

Os que esperam estabilidade são 26,67% e queda, 13,33%. No último Termômetro, 21,43% e 14,29% viam variação neutra e baixa para as ações na atual semana, respectivamente.

Os números que mexem com a bolsa

No calendário de indicadores para a próxima semana, o destaque no Brasil é a divulgação do IPCA de maio, na quinta-feira (09), que pode ajudar o mercado a ajustar sua expectativa para o ciclo de aperto monetário. 

Vale ressaltar que estamos a uma semana para a reunião do Copom, que acontece na quarta-feira seguinte, 15 de junho.

"O IPCA de maio deve apresentar alta de 0,58%. A despeito do impacto baixista da bandeira tarifária verde sobre os preços de energia elétrica, os núcleos devem continuar pressionados em todas as métricas", avaliam os economistas do Bradesco.

Congresso em foco

As atenções estarão voltadas também à Brasília, onde o Congresso discute medidas de desoneração tributária que resultem em alívio para a inflação. O projeto que limita a 17% a alíquota de ICMS sobre energia, combustíveis, transporte público e telecomunicações, aprovado na Câmara, aguarda votação no Senado.

A expectativa deve injetar cautela na bolsa esta semana.

Também na quinta-feira, o ponto alto da agenda internacional é a reunião do Banco Central Europeu (BCE). A percepção é de que a autoridade monetária não deve ainda mexer na taxa de juros, mas sim preparar o terreno para iniciar o ciclo de aperto no encontro seguinte, em julho.

A temperatura dos negócios no Ibovespa

O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte.

A ideia é mostrar para o leitor a percepção dos profissionais — e não das instituições financeiras — a partir da resposta para pergunta: Qual o sentimento para o Ibovespa na próxima semana?

As alternativas apresentadas são de variação positiva, negativa ou neutra.

A pergunta é enviada às quintas-feiras e as respostas devem ser encaminhadas até as 14h30 da sexta-feira.

Após o encerramento do período, o departamento de Dados do Broadcast calcula o percentual obtido a partir de cada uma das opções apresentadas pelo Termômetro. As respostas individuais dos participantes ficam em sigilo e os jornalistas não têm acesso a elas.

A publicação dos resultados é feita nos serviços em tempo real do Broadcast às sextas-feiras.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

ELEIÇÕES 2022

Ô abre alas que Braga Netto vem aí! General da reserva é exonerado e tem caminho livre para ser vice de Bolsonaro

Bolsonaro havia confirmado no domingo (27) o nome de Braga Netto como seu vice na chapa que disputará a reeleição deste ano, causando um pouco de desconforto entre aliados que esperavam a escolha de Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura

SEMANA EM CRIPTO

Bitcoin (BTC): o pior investimento do semestre tenta sobreviver aos dados de emprego nos EUA; confira o que mexe com as criptomoedas na próxima semana

Entre os destaques da semana, estão a liquidação de ativos da Three Arrows Capital, pechinchas no mercado cripto e mais

CAÇANDO MARRUÁ

Bitcoin (BTC) no cabresto? UE tenta domar o mundo das criptomoedas com marco regulatório; saiba como

O acordo é provisório e inclui uma proposta que cobre emissores de criptoativos não lastreados e também as chamadas stablecoins, bem como as plataformas de negociação e as carteiras nas quais os ativos digitais são mantidos

O MEDO DA RECESSÃO

Meta em crise: Mark Zuckerberg quer contratar menos funcionários e demitir mais gente a partir de agora

A dona do Facebook espera um segundo semestre de vacas magras e enfrentará um severo corte de gastos; por isso, a companhia prioriza equipes mais enxutas e agressivas

ELEIÇÕES 2022

É só mais essa! Líder nas pesquisas, Lula descarta tentar reeleição se derrotar Bolsonaro em outubro

Em entrevista, Lula disse que ‘daqui a 4 anos vai ter gente nova’, criticou o Congresso e prometeu retirar sigilos impostos por Bolsonaro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies