🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-02-22T18:02:25-03:00
Carolina Gama
FECHAMENTO DO DIA

Bolsa de Nova York: Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caem mais de 1% após chuva de sanções sobre Putin

Índices reduzem perdas perto do final da sessão depois que presidente norte-americano, Joe Biden, barrou acesso de bancos russos a transações em dólar – a moeda de reserva global

22 de fevereiro de 2022
18:01 - atualizado às 18:02
EUA
Imagem: Shutterstock

Na volta do feriado nos Estados Unidos, as bolsas norte-americanas deram de cara com a escalada das tensões no leste europeu. Na segunda-feira (21), Vladimir Putin reconheceu regiões separatistas da Ucrânia e inaugurou um novo capítulo no conflito. O Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq reagiram nesta terça-feira (22) de acordo com o movimento do presidente russo. 

Os três índices de Nova York caíram depois que Putin reconheceu a autonomia de Donetsk e Luhansk. Em seguida, ele também ordenou o deslocamento de forças russas nas duas regiões separatistas.

Os movimentos potencialmente prejudicam as negociações de paz com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que, assim como a União Europeia (UE) anunciou um pacote de sanções contra Moscou na tarde de hoje. 

Falando que a Rússia iniciou uma invasão da Ucrânia, o chefe da Casa Branca anunciou sanções abrangentes contra o VEB e seu banco militar.

As sanções impedem as instituições financeiras norte-americanas de processar transações para o VEB e seu banco militar. Isso efetivamente tira os bancos russos de transações envolvendo dólares, a moeda de reserva global.

Biden também anunciou que os Estados Unidos sancionarão a dívida soberana da Rússia e as elites do país e indicou que está pronto para adotar medidas ainda mais severas se for necessário. 

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

As bolsas norte-americanas desaceleraram parte da queda depois que Biden falou, mas voltaram a piorar perto do fim da sessão. O Dow Jones encerrou o dia com baixa de 1,41%, aos 33.597,13 pontos. O S&P 500 caiu 1,02%, aos 4.304,66 pontos, enquanto Nasdaq recuou 1,23%, aos 13.318,52 pontos. 

Bolsas na Europa

Os mercados europeus também enfrentaram a escalada das tensões no leste europeu. Mais cedo, a UE soltou um comunicado pedindo à Rússia que reverta o reconhecimento de autonomia concedido ontem e que outros países não sigam Putin na decisão. 

O bloco europeu também alertou que Moscou não deve utilizar o reconhecimento dos separatistas como um pretexto para uma ação militar e anunciou novas restrições.

Em decisão unânime, os países da UE divulgaram um pacote de sanções que miram 27 indivíduos e entidades que estão envolvidos com o movimento separatista das duas regiões reconhecidas pela Rússia. 

Josep Borell, alto representante da União Europeia para a Política Externa, informou que bancos que financiarem operações militares também serão alvo de restrições.

A reação das bolsas europeias foi mista, com boa parte delas fechando em queda. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou apenas 0,02% abaixo da linha estabilidade, recuperando perdas de mais de 1,8% logo após a abertura. O setor automotivo avançou 0,8%, enquanto ações de varejo caíram 1,0%.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

A UM PASSO DA REGULAÇÃO

Parecer da lei de criptomoedas retira propostas que dão mais segurança ao investidor; confira mudanças no texto

5 de julho de 2022

O texto precisa ser aprovado em sessão no plenário da Câmara; sem maiores alterações, vai para a sanção presidencial

É CEDO OU TARDE DEMAIS…

UBS vê potencial de valorização menor para Hapvida — será que é hora de dar adeus à HAPV3?

5 de julho de 2022

O banco cortou o preço-alvo das ações, de R$ 15,40 para R$ 9,00, o que representa um potencial de valorização de 49% em relação ao fechamento de segunda-feira (05)

O MEDO SE ESPALHA

Por que o petróleo tomba mais de 10% e arrasta as ações da Petrobras (PETR4) e PRIO (PRIO3) hoje

5 de julho de 2022

A projeção pessimista vem em um momento em que as cotações estão sob pressão. Desde o início do ano, quando as tensões entre Rússia e Ucrânia se intensificaram, o preço do barril saltou mais de 40%

SEM ACORDO

Greve do BC termina na data marcada; paralisação durou 95 dias

5 de julho de 2022

Os servidores do Banco Central cruzaram os braços em abril e reivindicavam reajuste salarial e reestruturação da carreira — demandas que não foram atendidas a tempo

ELEIÇÕES 2022

Pode isso, Arnaldo? Lula critica orçamento secreto enquanto oposição discute divisão das verbas em 2023

5 de julho de 2022

O orçamento secreto envolve a distribuição, sem transparência, de recursos federais a redutos eleitorais de deputados e senadores. O governo usa os pagamentos para comprar apoio político no Congresso.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies