O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Feriado nos EUA diminui liquidez global e queda no minério de ferro afeta cotações de mineradoras e siderúrgicas por aqui

Depois de avançar mais de 4% na semana passada, o Ibovespa opera em baixa nesta segunda-feira (17).
Com as bolsas americanas fechadas em razão do feriado do dia de Martin Luther King Jr., o que reduz a liquidez dos mercados globais, o índice é puxado para baixo pelas ações de mineradoras e siderúrgicas.
Por volta das 17h30, o Ibovespa recuava 0,25%, a 106.662 pontos, enquanto o dólar à vista fechou em alta de 0,24%, a R$ 5,5266, após passar boa parte do dia operando próximo da estabilidade.
Hoje os investidores digerem os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da China e do IBC-BR, indicador do Banco Central considerado a prévia do PIB.
Por aqui, o IBC-Br subiu 0,69%, ligeiramente abaixo da mediana das projeções colhidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Estadão, que era de 0,70%. O intervalo das previsões ia de queda de 0,30% a avanço de 1,00%.
Já na China, o PIB cresceu 8,1% em 2021, em linha com as estimativas colhidas pelo The Wall Street Journal e acima da meta do governo chinês, que era de expansão de 6%. O crescimento também foi bem superior ao de 2020, quando o PIB do gigante asiático se expandiu apenas 2,2%.
Leia Também
As bolsas na Europa fecharam majoritariamente em alta, com o índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as empresas mais importantes do continente, fechando com ganho de 0,70%.
A inflação de janeiro medida pelo IGP-10, que veio acima do esperado (1,79%, ante expectativa de 1,61%) e a pressão dos servidores públicos por reajustes salariais, com greves marcadas para amanhã (18), pressionaram os juros futuros, que fecharam perto das máximas. Veja o desempenho dos principais contratos:
Servidores dos Três Poderes estão programando uma paralisação nacional nesta terça por reajustes de salários, em alguns casos congelados desde 2017.
O movimento demonstra a insatisfação dos servidores pelo fato de o presidente Jair Bolsonaro ter articulado, durante a votação do Orçamento de 2022, aumentos apenas para as carreiras policiais, que fazem parte da sua base de apoio.
Reajustes salariais pressionariam ainda mais as contas públicas, o que impulsiona os juros futuros para cima. A proximidade das eleições presidenciais incrementa os temores do mercado, que acredita que Bolsonaro aumente os gastos públicos na tentativa de se reeleger.
Apesar do crescimento econômico forte em 2021, o Banco do Povo da China (PBoC, em inglês), banco central do gigante asiático, manteve os estímulos monetários, cortando a taxa de juros de médio prazo do país.
A expansão do PIB no quarto trimestre foi de 4% na comparação anual, acima das estimativas, mas bem inferior ao crescimento de 4,9% do trimestre anterior, já mostrando uma redução da atividade. Além disso, o avanço da pandemia de covid-19 no país, com o alastramento da variante ômicron, preocupam.
O corte de juros pelo banco central chinês vem na contramão de uma série de medidas dos principais BCs do mundo para conter a inflação. Em especial do Federal Reserve, que pretende aumentar os juros e retirar os estímulos da economia ainda neste ano. Por outro lado, o avanço da pandemia também pode frustrar e atrasar os planos do Fed.
As empresas do setor de mineração, que haviam paralisado suas atividades em Minas Gerais devido às chuvas, começaram a retomar as atividades.
A paralisação, no entanto, não chegou a afetar negativamente os papéis de mineradoras e siderúrgicas na semana passada. Hoje, essas ações operam em baixa, com a queda de 1,84% do minério de ferro no porto de Qingdao, na China, cotado a US$ 125,65 por tonelada.
No entanto, a expectativa com o avanço da atividade econômica no gigante asiático, com a manutenção dos estímulos monetários mesmo após um crescimento forte em 2021, pode impulsionar o preço das commodities metálicas nos próximos pregões.
*Com a colaboração de Luiz Carlos Corrêa, sócio da Nexgen Capital
O QUE SAIU E O QUE ENTROU
IBOVESPA SANGROU
HORA DE COMPRAR?
VEJA QUAL É
FLUXO ESTRANGEIRO
MAIS SAÚDE PARA A AÇÃO
TOUROS E URSOS #270
ENTENDA
VEJA QUAL É
PEDIDO ENTREGUE
TEMPORADA DE BALANÇOS
DISPUTA PELO CAPITAL GLOBAL
MEXENDO NO PORTFÓLIO
CASTIGO DO MONSTRO
SURPRESA NEGATIVA
MERCADOS
TEMPORADA DE BALANÇOS
ALÍVIO PASSAGEIRO?
TEMPORADA DE BALANÇOS
EM EXPANSÃO