Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-23T18:47:29-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
GUERRA DAS VAREJISTAS

Americanas (AMER3) ‘turbina’ Black Friday com ajuda da ex-BBB Juliette e Felipe Neto; Magalu (MGLU3) rivaliza ao chamar Anitta e Luciano Huck

Às vésperas a Black Friday, varejistas começam corrida para atrair holofotes

23 de novembro de 2021
18:45 - atualizado às 18:47
Juliette em campanha para Americanas
A ex-BBB Juliette faz parte da campanha da Americanas (AMER3) para a Black Friday. - Imagem: Divulgação

Com a Black Friday chegando, as varejistas já se organizam para atrair a atenção dos consumidores. Para isso, o Magalu (MGLU3) organiza uma transmissão ao vivo com nomes que vão de Anitta a Luciano Huck, já a Americanas (AMER3) recrutou a ex-BBB Juliette e o influenciador Felipe Neto e vai sortear 250 ingressos para o Rock in Rio. 

A Americanas chega à Black Friday 2021 com mais a oferecer, já que trará dentro de sua plataforma produtos de marcas como Natural da Terra, Puket e Imaginarium, que fizeram parte da estratégia recente de aquisições do grupo.

Embora existam ofertas de produtos das novas marcas do grupo, ainda não se trata de uma integração completa. O Natural da Terra, por exemplo, entrou na plataforma mas vai funcionar mais como uma loja dentro do marketplace. 

Mas a empresa ficou para trás no quesito novidades bombásticas antecedendo a Black Friday. Enquanto as Casas Bahia abriram uma megaloja em São Paulo, o Mercado Livre inaugurou um centro de distribuição para eletrodomésticos e o Magalu anunciou sua chegada ao mundo dos games.

Nova fase

Se não teve uma novidade bombástica na Black Friday, a Americanas frequentou bastante o noticiário este ano. Em abril, a rede física da Lojas Americanas se juntou à B2W na busca de sinergias e outros ganhos operacionais.

Mas a parceria não trouxe os resultados esperados logo de cara. A estrutura da fusão foi confusa: a B2W incorporou os ativos operacionais da Lojas Americanas, a maior companhia, para se tornar Americanas S.A — o que o mercado viu com estranheza, visto que deveria ter sido a segunda, com maior capital, a absorver a primeira.

Recentemente, a companhia anunciou que a bagunça deve chegar ao fim e divulgou um plano para unificar suas bases e simplificar sua organização — e, de quebra, aumentar a liquidez de seus ativos na bolsa. Um passo que pode ajudar suas ações, que têm sofrido bastante em 2021.

Ao mesmo tempo, o grupo adquiriu dez empresas em cerca de dois anos, como o hortifrúti Natural da Terra e Uni.co (da Imaginarium e da Puket), e fez uma parceria com as lojas BR Mania.

Há pouco mais de seis meses, ao unir as operações física e virtual, o grupo declarou ter 1,7 mil lojas físicas em 750 cidades e um marketplace com mais de 87 mil vendedores. Hoje, são 3,5 mil lojas, distribuídas em 800 cidades, e 114 mil lojistas na plataforma.

"Este foi um movimento audacioso e importante, e a prioridade é essa integração, que não é nada trivial", diz Eduardo Yamashita, diretor de operações da Gouvêa Ecosystem, consultoria de varejo.

Segundo Cruz, a ideia é garantir que a operação presencial ajude a crescer o online da Americanas - e vice-versa. Vendedores das lojas estão oferecendo descontos para clientes dispostos a baixar o app da rede. 

Como resultado, as visualizações diárias das ofertas aumentaram 30% nos primeiros 15 dias de novembro, contra os primeiros 15 dias de outubro. O alcance foi maior do que o aumento de buscas tradicionais pré-Black Friday.

Com isso, produtos tradicionalmente vendidos nas lojas cresceram também na internet. "Começamos a vender pelo online itens como chocolates, fraldas e produtos de limpeza", diz o executivo.

Os pontos de venda viraram "mini" centros de distribuição. "Cerca de 80% dos clientes estão num raio de 7 km das lojas físicas", completa Cruz. "Conseguimos entregar em até 3 horas para a maior parte dos clientes. É um grande diferencial competitivo."

O novo aplicativo da rede, lançado recentemente, está vendendo 5% a mais do que a versão anterior, de acordo com o presidente executivo da área digital da Americanas.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

COMEÇAR TUDO DE NOVO

‘Um dos textos mais horríveis que já tramitaram’: relator da reforma do Imposto de Renda defende arquivamento da proposta

Angelo Coronel (PSD-BA) defende a criação de um novo texto para votação no Senado após ampla discussão com os setores que mais pagam impostos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies