Site icon Seu Dinheiro

Ultrapar (UGPA3): Marcos Lutz, ex-presidente da Cosan, assumirá como CEO em janeiro de 2022

Foto de um posto de combustíveis da rede Ipiranga, pertencente ao Grupo Ultra - Ultrapar (UGPA3)

Vista parcial do Posto Ipiranga, localizado na Avenida Sapopemba.

Dança das cadeiras na Ultrapar (UGPA3): a holding, que é dona da rede de postos de combustível Ipiranga, anunciou que Marcos Lutz será o novo CEO do grupo a partir de janeiro de 2022 — o mandato vai até abril de 2023. Ele irá substituir Frederico Curado na posição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lutz é um executivo bastante conhecido e respeitado pelo mercado financeiro: ocupou cargos importantes na CSN e, entre 2009 e 2020, foi CEO da Cosan. O executivo, no entanto, não é um completo estranho à Ultrapar: ele iniciou sua carreira no grupo Ultra, em 1994, e atualmente ocupava uma cadeira no conselho de administração da companhia.

A movimentação faz parte do plano de sucessão de Pedro Wongtschowski como presidente do conselho da Ultrapar. Seu mandato vai até 2023 e, provavelmente, Lutz assumira o cargo de chairman depois de sua passagem de pouco mais de um ano como CEO. Frederico Curado, o atual presidente do grupo, será o vice-presidente do conselho.

Todas essas trocas ocorrem num contexto de renovação do portfólio da Ultrapar, que tem vendido diversos ativos para se focar nas atividades de distribuição de combustível — no caso, a rede Ipiranga. Em maio, vendeu a Extrafarma para a Pague Menos, por R$ 700 milhões; em agosto, vendeu a Oxiteno para a Indorama Venture, por US$ 1,3 bilhão.

Ultrapar (UGPA3): mudança também na Ipiranga

As trocas no alto escalão da Ultrapar não param por aí: o conselho de administração da companhia aprovou a eleição de Leonardo Remião Linden para a presidência da Ipiranga. Ele entrou no grupo há cinco anos, atuando numa joint-venture estabelecida entre Ipiranga e Chevron no ramo de lubrificantes.

Exit mobile version