O Ministério da Economia confirmou a indicação de Fausto de Andrade Ribeiro para a presidência do Banco do Brasil. Ele sucederá a André Brandão, que renunciou nesta quinta-feira (18).
Ribeiro será o terceiro presidente da instituição do governo Bolsonaro. Antes de Brandão, Rubem Novaes ocupou o cargo entre janeiro de 2019 e setembro de 2020.
O indicado para o Banco do Brasil é hoje diretor-presidente da BB Administradora de Consórcios. Servidor de carreira do Banco do Brasil desde 1988, o futuro presidente assumirá o cargo em 1º de abril.
Ribeiro foi indicado pelo ministro Paulo Guedes e pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
Ele tem passagens como gerente executivo em diretorias e em projetos específicos do Banco do Brasil. De maio de 2013 a junho de 2016, foi diretor geral da unidade do BB na Espanha.
Ribeiro ocupou a Gerência Executiva da Unidade de Canais de junho de 2016 a fevereiro de 2019 e a Gerência Executiva da Diretoria de Contadoria de março de 2019 a agosto de 2020.
Desde setembro do ano passado, era diretor-presidente da subsidiária encarregada da área de consórcios.
Graduado em direito e em administração de empresas, o futuro presidente do BB tem MBA Executivo em Finanças no Ibmec e pós-graduação em economia no Programa Minerva, na Universidade George Washington, nos Estados Unidos.
*Com informações da Agência Brasil