🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Destaques da mineradora

Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) sobe 18% no terceiro trimestre, mas vendas ficam próximas à estabilidade

O número também superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior ao registrado entre julho a setembro do ano passado

Minério de ferro Vale Gerdau CSN Usiminas VALE3 USIM5
Imagem: Shutterstock

Um dia depois de sua maior concorrente, a australiana BHP Billiton, registrar queda na produção de minério de ferro, a Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira (19) um crescimento trimestral de 18,1% na fabricação da commodity entre julho e setembro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre mostra que a mineradora produziu 89,4 milhões de toneladas métricas (Mt) da matéria-prima do aço no período, contra 75,6 Mt no segundo trimestre.

O número também superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior aos 88,6 Mt registrados de julho a setembro do ano passado.

Vale destacar que o volume acima do esperado pode atrapalhar a recuperação de preços do minério de ferro, que acumula perdas de 22,7% em 2021. Segundo a empresa, cinco fatores estão por trás do avanço. São eles:

  • melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte;
  • aumento da produção de Vargem Grande por processamento a seco;
  • melhor desempenho de Itabira, devido a uma melhora do run of mine (ROM) disponibilizado;
  • crescimento na compra de terceiros;
  • e capacidade total de 6 Mtpa na Fábrica após a retomada do processo de beneficiamento.

A mineradora manteve o guidance, sua meta de produção da commodity, entre 315 milhões e 335 milhões de toneladas em 2021, mas já avisou que o total deverá ficar “abaixo do meio do intervalo” para a estratégia de maximização de margens da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas se aproximam da estabilidade

Já as vendas da companhia ficaram próximas à estabilidade, com alta de 1,4% em relação ao trimestre anterior e 2,2% na comparação com o 3T21. Foram vendidos 75,9 Mt de finos e pelotas de minério de ferro.

Leia Também

CORTANDO ONDE DÁ

Como o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) quer transformar uma despesa milionária em fonte de receita em meio à recuperação

REESTRUTURAÇÃO CORPORATIVA

Raízen (RAIZ4) quer trocar o conselho, mexer no capital e entregar até R$ 35 bilhões em novos papéis aos acionistas

De acordo com a empresa, a diferença de 13 milhões de toneladas entre o volume produzido e vendido é explicada pela estratégia aplicada pela mineradora.

Chamada de “value over volume”, a técnica prevê a redução na comercialização de produtos de minério de ferro de alta sílica devido ao nível de preços de mercado.

Níque e cobre

A Vale retomou também suas metas de produção de níquel e cobre. As estimativas de produção de 2021 a 2023 haviam sido suspensas no fim de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento indica que a mineradora estima produzir de 45 mil a 50 Mt de níquel no próximo trimestre, encerrando o ano entre 165 mil e 170 mil toneladas métricas. Já para o cobre a previsão de produção é de 75 mil a 80 mil Mt entre outubro e dezembro, com volume total de 295 mil a 300 mil toneladas métricas no final do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo da Copasa (CSMG3), Companhia de Saneamento de Minas Gerais 29 de setembro de 2026 - 10:21
Escritório do banco BTG Pactual (BPAC11). 29 de setembro de 2026 - 10:00
Ambipar (AMBP3) 28 de setembro de 2026 - 19:34
Tupy 28 de setembro de 2026 - 19:24
Cartão do Nubank em um degrau branco. 28 de setembro de 2026 - 15:51
Em um fundo com a bandeira do Brasil, o logo da WEG aparece em primeiro plano 28 de setembro de 2026 - 15:15
caneta emagrecedora ID da foto:2238129168 28 de setembro de 2026 - 7:54
João Vitor Menin, CEO do Inter. Foto Divulgação 28 de setembro de 2026 - 6:14
Logo bancos nadadores competição 25 de setembro de 2026 - 14:35
25 de setembro de 2026 - 12:51
24 de setembro de 2026 - 12:32
24 de setembro de 2026 - 9:02
Petrobras com fundo de dinheiro pegando fogo 23 de setembro de 2026 - 14:25
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar