Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-07T07:57:57-03:00
Estadão Conteúdo
A TERRA TREMEU

Defesa Civil de Maceió suspende operação da Braskem depois de abalo sísmico em região de minas de sal-gema

Tremor de terra ocorreu durante preenchimento de minas de sal-gema exploradas pela empresa; extração da matéria-prima comprometeu a estabilidade do terreno ao longo dos anos e forçou esvaziamento de bairros inteiros

7 de novembro de 2021
7:57
Braskem
Imagem: Shutterstock

A Defesa Civil de Maceió determinou a interrupção dos trabalhos de perfuração da Braskem (BRKM5) na área das minas que estão sendo preenchidas no bairro do Mutange.

A decisão sucedeu a confirmação de um evento sísmico registrado na capital alagoana na manhã do sábado.

Segundo nota da Defesa Civil, técnicos da Braskem foram convocados para uma reunião.

De acordo com os sismógrafos que compõem a rede de monitoramento do bairro, o evento ocorreu próximo ao prédio do Hospital Psiquiátrico José Lopes, onde a Braskem realiza o trabalho de preenchimento das cavidades dos poços.

Atividade será retomada após estudos

“Durante reunião, os técnicos da mineradora afirmaram que duas atividades desenvolvidas pela empresa para o preenchimento das minas podem ter provocado o evento”, diz a Defesa Civil em comunicado.

“Os técnicos da Braskem explicaram que equipes estavam perfurando um dos poços, que está a aproximadamente 700 metros de profundidade, para poder proceder com o preenchimento das cavidades, ação que ocorre numa cavidade vizinha”, acrescenta.

A segunda hipótese é a de que um tubo que era usado na extração de sal-gema, que estava dentro da cavidade, pode ter se deslocado e provocado o sismo. As atividades poderão ser retomadas somente após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento.

Por que as minas estão sendo preenchidas

Em 2018, rachaduras começaram a aparecer nos bairros de Mutange e Bebedouro, em Maceió, região onde a Braskem possuía uma operação de poços de extração de sal-gema do subsolo da cidade.

Com o passar dos meses, esses e outros bairros vizinhos tornaram-se inabitáveis, transformando a Braskem em algo de processos por parte de antigos moradores dessas regiões.

Estima-se que cerca de 50 mil pessoas tenham sido obrigadas a se mudar desses bairros diante de temores de que o terreno ceda.

Abalo foi limitado

Conforme o comunicado, os equipamentos apontam ainda que não houve registro de movimentação de solo em outros pontos dos bairros afetados.

“Equipes de brigadistas e da Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió estão realizando rondas e vistorias nas regiões próximas do local do epicentro do evento e das áreas no entorno”, destaca o comunicado.

O que diz a Braskem

Procurada, a Braskem afirmou em nota que “o evento foi de baixa intensidade e não alterou a rotina da região”.

A companhia acrescenta ainda que, “assim que o microssismo foi detectado”, paralisou as atividades no local, preventivamente.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

BC aumenta a Selic, Nubank conclui IPO e mercado reage bem à PEC dos precatórios; veja o que marcou esta quarta-feira

Conforme esperado pelos economistas após dados recentes mais fracos da atividade econômica brasileira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual, a 9,25% ao ano, em sua última reunião do ano. Se em muitos momentos ao longo de 2021 o mercado acionário reagiu ao […]

2022 MAIS GORDO

Dividendos e JCP: Copel (CPLE6) engrossa a lista de pagamentos milionários aos acionistas; não fique fora dessa

Data da remuneração ainda não foi definida pela empresa, mas valerá para aqueles com posição até 30 de dezembro deste ano

FECHAMENTO DO DIA

Investidores tentam equilibrar noticiário e Ibovespa emplaca mais um dia de alta; dólar tem queda firme com ômicron no radar

Com o avanço da PEC dos precatórios, a pandemia se torna um dos únicos gatilhos negativos a rondar o Ibovespa

DOBRANDO A ESQUINA

Lucro das empresas com ações na bolsa deve cair 6,3% em 2022, diz BTG Pactual

Mesmo assim ainda é possível encontrar setores em que o cenário é positivo; saiba quem é quem

Bateu o martelo

IPO do Nubank sai no topo da faixa indicativa, a US$ 9 por ação; banco ultrapassa Itaú (ITUB4) e é a instituição financeira mais valiosa da América Latina

Com isso, os BDRs, que serão negociados por aqui a partir da próxima quinta-feira (09), saem valendo R$ 8,38

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies