⚽️ Brasil e Portugal jogam para se evitar nas oitavas-de-final; veja os jogos de hoje na Copa do Mundo

Cotações por TradingView
2021-03-16T07:00:13-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
PREÇOS EM ALTA

Economistas voltam a piorar projeção para a inflação em 2021, pressionando Copom

Mediana das projeções para o IPCA de 2021 subiram pela décima semana consecutiva, para 4,60%, segundo Relatório Focus

15 de março de 2021
9:33 - atualizado às 7:00
inflação recessão crise
Imagem: Shuttertstock

Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá para definir o rumo da política monetária, os economistas voltaram a elevar as projeções para a inflação em 2021, colocando ainda mais pressão por um aumento da taxa básica de juros (Selic).

O Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central (BC), mostra que a mediana das projeções para o Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final do ano passou de 3,98% para 4,60%.

Esta foi a décima semana consecutiva que o relatório mostra uma revisão positiva das estimativas, que cada vez mais se afastam do centro da meta estabelecida para 2021 – 3,75%, com o teto em 5,25%.

A inflação está sob pressão desde o final do ano passado, com a combinação de dólar alto e dos preços dos alimentos. Na semana passada, o IBGE divulgou que o IPCA de fevereiro foi de 0,86%, acima dos 0,25% apurados em janeiro, a maior leitura para um mês de fevereiro desde 2016.

Com o resultado do mês passado, o IPCA acumula alta de 1,11% no ano e, em 12 meses, de 5,20%, acima dos 4,56% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. 

A escalada da inflação pressiona os membros do Copom a elevar a taxa básica de juros, atualmente no menor patamar da história, em 2,00% ao ano. O Relatório Focus mostra que os economistas esperam que a Selic encerre o ano em 4,50% ao ano.

A projeção para a taxa de câmbio, fator que está pressionando a inflação, passou pela quarta revisão positiva consecutiva. Para o final do ano, a expectativa é de que a cotação do dólar atinja R$ 5,30.

PIB e situação fiscal

O Boletim Focus apresentou ainda as novas estimativas dos economistas para a atividade econômica e a situação fiscal do país, em estado delicado.

A mediana das estimativas para o crescimento do PIB em 2021 recuou pela segunda semana seguida, de 3,26% para 3,23%. Há um mês, as projeções indicavam uma expansão de 3,43%.

Em relação ao endividamento do país, o Focus mostrou que a mediana das projeções para a dívida líquida do setor público, como proporção do PIB, avançou de 64,44% para 65%.

A expectativa para o déficit primário para 2021 foi piorada, de 2,80% para 2,90%, enquanto a projeção para o déficit do resultado nominal em 2021 foi de 7,00% para 7,10%.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após as despesas com juros.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

DE OLHO NAS REDES

Elon Musk quer curar a cegueira e fazer tetraplégicos andarem com um chip cerebral: testes em humanos já têm prazo — e o próprio bilionário deve ser a cobaia

2 de dezembro de 2022 - 11:14

O bilionário deu prazo de seis meses para os testes em humanos de seu chip cerebral começarem

COISA DE CINEMA

O crime perfeito: ataque hacker em criptomoedas leva a roubo de US$ 5 milhões, faz token ‘desaparecer’ e Binance a suspender negociações

2 de dezembro de 2022 - 10:52

Uma falha no protocolo Ankr (ANKR) permitiu a “emissão infinita” de tokens e fez uma criptomoeda da rede Binance Smart Chain despencar a quase zero

JCP

Itaúsa (ITSA4) vai pagar juros sobre capital próprio — saiba datas dos pagamentos e valores

2 de dezembro de 2022 - 10:42

Em evento realizado na quinta-feira (1), executivo da Itaúsa (ITSA4) falou sobre a possibilidade de voltar a pagar dividendos históricos

É REPRISE?

Elon Musk bane conta de Kanye West no Twitter outra vez — e o rapper Ye também não terá mais uma rede social para chamar de sua

2 de dezembro de 2022 - 10:38

Segundo o chefe do Twitter, a mais nova publicação problemática do cantor quebrou as regras da plataforma de mídia social sobre “incitação à violência”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sextou com Copa: As ‘zebras’ da B3, um ano de Nubank na bolsa, dividendos da Vale e outras notícias que mexem com o seu bolso

2 de dezembro de 2022 - 8:26

As zebras estão à solta nos gramados do Catar — e o Ruy Hungria explica por que apostar no favorito raramente vale a pena, seja na Copa do Mundo ou na bolsa de valores

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies