Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-12-07T08:56:04-03:00
Seu Dinheiro na sua manhã

O melhor do Seu Dinheiro: Como não treinar seu dragão

Com inflação na casa dos dois dígitos, BC não consegue domar os preços e precisa elevar taxa Selic

7 de dezembro de 2021
8:56
Escudo dragão
Imagem: Shutterstock

O Banco Central brasileiro conquistou neste ano a tão aguardada independência prevista em lei. Mas a maior autonomia não impediu a autoridade monetária de fracassar justamente na principal missão: manter a inflação dentro da meta.

O objetivo para o IPCA neste ano era de 3,75%, com uma gordurinha de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, que permitiria ao BC deixar o índice oficial de preços escorregar para até 5,25%.

Mas quem deu uma passada no supermercado ou levou o carro para abastecer ao longo deste ano já sabe que o dragão está à solta — e com toda a pinta de perder o controle.

Nos últimos 12 meses até outubro, o IPCA acumulado é de 10,67%. A dúvida agora é saber se a inflação terminará o ano nos dois dígitos — o mercado aposta que sim.

Então onde o Banco Central errou? Pelas regras do regime de metas, o próprio Roberto Campos Neto terá de publicar uma carta aberta para explicar por que não conseguiu domar o dragão.

É fato, porém, que o Comitê de Política Monetária (Copom) usou a principal arma que tem à disposição para tentar segurar os preços: a taxa básica de juros.

A Selic iniciou o ano na mínima histórica de 2% e pode encerrar 2021 em 9,25% ao ano, se as expectativas do mercado para a reunião do Copom desta quarta-feira se confirmarem.

A economia e as ações na bolsa, em particular, já sentem o peso da concorrência dos juros mais altos — mas os rentistas agradecem.

Na coluna de hoje, o Matheus Spiess traz um panorama do que esperar da decisão para a Selic e quais as chances de o Banco Central controlar o dragão em 2022.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Impasse com precatórios na Câmara mexe com cenário local enquanto exterior busca recuperação após notícias positivas da covid-19. O primeiro dia da reunião do Copom deve dividir espaço com a análise da proposta de fatiamento da PEC e alívio com a variante ômicron.

DESINVESTIMENTOS EM DIA
Petrobras (PETR4) embolsa R$ 332,4 milhões com conclusão da venda do Polo Miranga e de três usinas termelétricas. O valor subirá ainda mais nos próximos anos e, com uma ajudinha dos preços do petróleo, pode chegar a US$ 1,3 bilhão.

LUPA NAS FALAS
CVM investigará a Petrobras; processo foi aberto após Bolsonaro prometer queda no preço dos combustíveis. O presidente, que é um dos críticos mais ferrenhos da política de preços da estatal, afirmou que a Petrobras anunciará a redução nos valores ainda nesta semana.

SEGURANÇA NACIONAL
Bolsonaro desiste de privatizar a Casa da Moeda e produção de dinheiro continuará estatal. Responsável pela produção de cédulas de dinheiro, moedas, passaportes e selos, a empresa estava no plano de desestatização desde 2019.

NEGÓCIOS
Empiricus muda plataforma e traz nova experiência para assinantes. Com Empiricus Pass, a empresa de análise oferece combo com diferentes assinaturas com preço reduzido e experiência customizável.

MONEY TIMES
Rosa Weber libera emendas de relator e pede que tema seja levado ao plenário do STF. Ministra justificou decisão sob o argumento de afastar o risco de descontinuidade de serviços essenciais à população.

Uma ótima terça-feira para você!

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Fechamento da semana

Ibovespa tem dia morno com exterior negativo, mas termina semana com ganho de 1,88%; dólar fecha em alta, mas acumula queda de 1,05% no período

Bolsa terminou o dia em baixa, com dólar e juros em alta, com piora no exterior e preocupações fiscais

CASOS DE FAMÍLIA

Elon Musk pega pesa pesado com o Twitter após integração de NFTs; veja o que o bilionário falou

Rede social passou a permitir que usuários do iOS, sistema da Apple, utilizassem os chamados tokens não fungíveis como fotos de seus perfis

Renda fixa

Nubank lança fundo para reserva de emergência que busca retorno entre 100% e 105% do CDI – mas tem uma pimentinha

Nu Reserva Imediata é o primeiro fundo de renda fixa da família Nu Reserva; embora seja de baixo risco, ele tem opção de investir em títulos privados

FIQUE DE OLHO

Agenda de indicadores: Inflação domina semana recheada de balanços de empresas de tecnologia em Wall Street; saiba o que esperar

Depois de uma semana em que o Ibovespa caminhou na contramão do mundo, inflação volta ao centro da agenda local na semana em que os EUA divulgam prévia do PIB de 2021

VAGAS ABERTAS

Empiricus e Seu Dinheiro lançam programa de trainee para redatores com alta chance de contratação; veja como participar

A ideia das empresas é atrair e treinar redatores de todo o país para atuar nas diferentes áreas que demandam por conteúdo dentro da maior publicadora de materiais financeiros do Brasil; empresa vai custear moradia em São Paulo para profissionais de outros estados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies