🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

O que esperar da bolsa após o recorde, Iguatemi, BTG x XP e outros destaques desta terça-feira

8 de junho de 2021
9:15
Mercado de ações Ibovespa
Imagem: Shutterstock

De todos os fenômenos que caracterizam os negócios no mercado financeiro, um dos mais incompreendidos é o da aparente desconexão entre o que acontece na bolsa e a chamada “realidade das ruas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa — o principal índice de ações da B3 — alcança a marca histórica dos 130 mil pontos no momento em que o país convive com outros indicadores bem menos honrosos em alta: inflação, juros e desemprego.

Isso sem falar na ameaça de uma terceira onda da pandemia da covid-19 e do cenário político turbulento em Brasília — como se tornou de praxe nos últimos anos. 

Então de onde os investidores tiram o otimismo para acreditar que o resultado das empresas vai melhorar e, portanto, é hora de comprar ações?

Primeiro, precisamos lembrar que o Ibovespa é um índice que não reflete a realidade da economia brasileira como um todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações de produtoras de commodities como Vale e siderúrgicas, que se beneficiam do processo de retomada externa e da alta das cotações das matérias-primas, têm um peso maior no indicador.

Leia Também

O segundo fator é que as decisões de compra e venda na bolsa são tomadas não com base no cenário de hoje, mas do que se espera para o futuro.

E o que os investidores enxergam hoje é a perspectiva de retomada das atividades com o avanço do processo de vacinação, ainda que em ritmo bem mais lento do que o esperado.

Essa perspectiva de dias melhores sustenta a recuperação recente da bolsa. Mas é claro que a situação está longe de ser resolvida, e qualquer frustração nas expectativas pode reverter a onda positiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pergunta que fica é: no patamar atual, ainda é hora de investir na bolsa ou a alta recente já reflete o cenário mais favorável? O Matheus Spiess traz a resposta para você na coluna Insights Assimétricos.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Hoje vai ter recorde? Os investidores começam mais um dia na expectativa depois de o Ibovespa chegar a superar os 131 mil pontos no pregão de ontem. Nesta terça-feira, os dados de venda do varejo em abril por aqui, e da balança comercial dos Estados Unidos devem ser os itens principais no cardápio do mercado.​​​​​​​

Outro dia, outro capítulo da disputa entre BTG Pactual e XP. Desta vez a empresa de Guilherme Benchimol anunciou acordo para criar uma nova corretora com a Faros, seu maior escritório de agentes autônomos.

EMPRESAS

Existem hoje duas formas de se investir nas ações da empresa de shopping center Iguatemi: comprando diretamente ou investindo nos papéis da holding Jereissati Participações. Ontem à noite, a companhia propôs uma reorganização para unificar a base acionária. Saiba os detalhes da operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Azul vai fazer uma proposta de compra pela Latam Brasil? Esse é o grande mistério corporativo do momento. As companhias aéreas chegaram a engatar um namoro, mas que não foi adiante. A expectativa de analistas, porém, é que uma oferta saia em até 90 dias.

O apetite por aquisições está de volta? A JBS anunciou a aquisição da australiana Rivalea por US$ 135 milhões, o negócio vai levar a companhia brasileira à liderança do segmento na Austrália.

O presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, pediu afastamento do cargo, alegando motivos pessoais e familiares. A diretora comercial e de produtos, Camila de Freitas Aichiger, é quem deve assumir o posto.

ECONOMIA

Em meio a algumas idas e vindas, a fiel camarada dos brasileiros registrou o segundo mês de captação positiva. Foram depositados R$ 72,6 milhões líquidos na caderneta de poupança em maio, segundo o Banco Central. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tamanho não é documento na bolsa: Ibovespa digere pacote enquanto aguarda balanço do Banco do Brasil

14 de agosto de 2025 - 8:27

Além do balanço do Banco do Brasil, investidores também estão de olho no resultado do Nubank

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor

13 de agosto de 2025 - 20:00

Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço

13 de agosto de 2025 - 8:52

Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo

12 de agosto de 2025 - 8:13

Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?

12 de agosto de 2025 - 6:18

Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente

11 de agosto de 2025 - 19:58

Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar

11 de agosto de 2025 - 8:08

Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim

VISÃO 360

O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?

10 de agosto de 2025 - 8:00

Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque

8 de agosto de 2025 - 8:22

Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin

SEXTOU COM O RUY

Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito

8 de agosto de 2025 - 7:01

Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras

7 de agosto de 2025 - 8:21

Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?

6 de agosto de 2025 - 19:59

A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Complicar para depois descomplicar: Ibovespa repercute balanços e início do tarifaço enquanto monitora Brasília

6 de agosto de 2025 - 8:22

Ibovespa vem de duas leves altas consecutivas; balança comercial de julho é destaque entre indicadores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anjos e demônios na bolsa: Ibovespa reage a balanços, ata do Copom e possível impacto de prisão de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

5 de agosto de 2025 - 8:31

Investidores estão em compasso de espera quanto à reação da Trump à prisão domiciliar de Bolsonaro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O Brasil entre o impulso de confrontar e a necessidade de negociar com Trump

5 de agosto de 2025 - 6:27

Guerra comercial com os EUA se mistura com cenário pré-eleitoral no Brasil e não deixa espaço para o tédio até a disputa pelo Planalto no ano que vem

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Em busca do heroísmo genuíno

4 de agosto de 2025 - 20:00

O “Império da Lei” e do respeito à regra, tão caro aos EUA e tão atrelado a eles desde Tocqueville e sua “Democracia na América”, vai dando lugar à necessidade de laços pessoais e lealdade individual, no que, inclusive, aproxima-os de uma caracterização tipicamente brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

No pain, no gain: Ibovespa e outras bolsas buscam recompensa depois do sacrifício do último pregão

4 de agosto de 2025 - 8:28

Ibovespa tenta acompanhar bolsas internacionais às vésperas da entra em vigor do tarifaço de Trump contra o Brasil

TRILHAS DE CARREIRA

Gen Z stare e o silêncio que diz (muito) mais do que parece

3 de agosto de 2025 - 8:30

Fomos treinados a reconhecer atenção por gestos claros: acenos, olho no olho, perguntas bem colocadas. Essa era a gramática da interação no trabalho. Mas e se os GenZs estiverem escrevendo com outra sintaxe?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem trégua: Tarifaço de Trump desata maré vermelha nos mercados internacionais; Ibovespa também repercute Vale

1 de agosto de 2025 - 8:34

Donald Trump assinou na noite de ontem decreto com novas tarifas para mais de 90 países que fazem comércio com os EUA; sobretaxa de 50% ao Brasil ficou para a semana que vem

SEXTOU COM O RUY

A ação que caiu com as tarifas de Trump mas, diferente de Embraer (EMBR3), ainda não voltou — e segue barata

1 de agosto de 2025 - 6:08

Essas ações ainda estão bem abaixo dos níveis de 8 de julho, véspera do anúncio da taxação ao Brasil — o que para mim é uma oportunidade, já que negociam por apenas 4 vezes o Ebitda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar