O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Não sei vocês, mas desde que a pandemia de coronavírus começou, minha vida e rotina mudaram tanto, que tem estado difícil fazer planos para o futuro e ter boas perspectivas, do ponto de vista pessoal e social.
Entrei no modo “um dia de cada vez”, já que ainda não temos uma data certa de quando as coisas vão realmente voltar ao normal. Tenho certeza que muita gente por aí também se sente assim.
No mercado local, ao menos no curto prazo, não tem sido diferente. A cada celebração por algum nó que se desata se segue um clima de cautela com a próxima preocupação.
Depois de comemorar a aprovação do uso emergencial de duas vacinas pela Anvisa, o mercado brasileiro passou a se inquietar com a logística de vacinação.
O pano de fundo da incerteza nova é uma incerteza antiga: o risco fiscal. Quanto mais a vacinação demorar, mais provável a necessidade de o governo lançar mão do auxílio emergencial mais uma vez. Afinal, conseguiremos ou não manter o teto de gastos?
Com o assunto “aprovação de vacina” fora do caminho, o mercado também pôde passar a se preocupar com o próximo grande tema da política nacional: a eleição para a presidência da Câmara, outro tópico que ameaça as contas públicas.
Leia Também
Para completar, uma queda na popularidade do presidente Jair Bolsonaro também pode atuar como combustível para medidas populistas que pesem no lado fiscal.
Com tudo isso em mente, hoje a bolsa fechou em baixa, puxada pelas empresas de commodities, e o dólar subiu, na contramão do otimismo externo. A Jasmine Olga detalha todas essas questões na nossa cobertura de mercados.
• A tese de investimento da Petrobras para 2021 ganhou ainda mais força recentemente com a alta prevista para o barril do petróleo no ano, levando os analistas do Credit Suisse a ajustarem suas previsões para a companhia. Saiba mais.
• A XP Investimentos iniciou a cobertura da petroleira especializada em recuperação de campos maduros 3R Petroleum com uma recomendação de compra para as ações. Para os analistas da corretora, a empresa está reescrevendo o futuro dos campos maduros de petróleo no Brasil.
• De olho nas fintechs com capital aberto, os analistas do Goldman Sachs analisaram os papéis de PagSeguro, Stone, XP e Banco Inter, recomendando a compra de três dessas ações e a venda de uma. Saiba mais detalhes nesta matéria.
• A IMC, operadora da rede de fast food KFC no Brasil, foi denunciada pela empresa americana por quebra de contrato. A notícia derrubou as ações da brasileira na B3. Entenda o caso.
•A C&A anunciou uma parceria com o Enjoei, para ter uma vitrine especial dos itens da sua marca no brechó on-line. As peças farão parte do acervo do Enjoei, que cuidará da curadoria, promoção e logística de entrega.
• A Cyrela lançou 25 empreendimentos no quarto trimestre de 2020, totalizando R$ 2,873 bilhões, um aumento de 106% na comparação anual. Esse e outros números impressionaram os analistas que cobrem os papéis da empresa. Leia mais.
• O Inter contratou Felipe Bottino para a área de investimentos do banco, em um esforço para avançar na disputa entre bancos e corretoras. O executivo é um nome importante no mercado, com passagem pela Pi Investimentos, do Santander.
• O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que não haverá prejuízo se a análise do projeto de lei de privatização da Eletrobras ficar para o segundo semestre de 2021. O texto, uma das prioridades do governo federal, foi enviado ao Congresso em 2019, mas não avançou.
• O Felipe Miranda volta no texto de hoje a falar sobre empresas de tecnologia que estrearam recentemente na bolsa e cita possibilidade de nós, como pessoas físicas, termos uma mentalidade de private equity. Entenda o que ele quer dizer.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta
Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado
Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo
A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia
Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro
O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA