Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-05T20:00:43-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

A receita do dr. Copom: +0,75 ponto de Selic na veia

O Copom cumpriu as expectativas e aumentou a Selic ao nível de 3,5%. No entanto, o comunicado trouxe algumas surpresas

5 de maio de 2021
20:00
Médico Selic Copom injeção
Imagem: Shutterstock

Você já deve ter ouvido algo assim: "Para ter uma economia saudável, use Selic a 3,5%! A nova taxa de juros, com 0,75 ponto a mais que a versão anterior, ajuda a manter os preços sob controle!"

Pois é: o roteiro da decisão do Copom desta quarta-feira era tão previsível que poderia ser um desses comerciais de pasta de dente. Afinal, olhando para as projeções do mercado, 9 em cada 10 especialistas recomendavam o tratamento...

Mas assim como a saúde bucal não se resume à escovação, a política monetária não é definida somente pela Selic. E o que os investidores realmente queriam saber é a continuidade do tratamento: afinal, como o dr. Banco Central pretende eliminar as cáries inflacionárias no longo prazo?

A bula com a prescrição da Selic a 3,5% trouxe algumas pistas do que será feito. O Copom deu a entender que, na consulta de junho, poderá até prescrever um novo aumento de 0,75 pp na taxa de juros. Uma postura que pegou muitos de surpresa — e que vai render algumas dores de dente ao mercado na sessão desta quinta.

A Jasmine Olga acompanhou a visita ao dentista e trouxe todos os detalhes da decisão do Copom nesta matéria. Nós também preparamos um material especial, comparando os últimos comunicados de juros do BC — assim fica mais fácil ver quais foram as mudanças. É só clicar aqui para ter acesso.

Mercados

Na bolsa, a tradicional cautela pré-Copom não deu as caras: com todo o mercado já precificando o aumento de 0,75 ponto na Selic, os investidores tiveram um dia calmo — o Ibovespa subiu mais de 1%. Confira o que movimentou o dia na cobertura completa de mercados.

Parecia que a estreia da PetroRecôncavo na B3 seria toda torta: as ações abriram em queda, mesmo após a companhia precificar seus ativos abaixo do piso do IPO. Mas, com o Ibovespa ganhando força ao longo do dia, o mercado passou a olhar para a novata com carinho — e, no fim do pregão, os papéis tiveram alta de 5,83%.

Empresas

“Gigante de Aço” é o nome de um filme hollywoodiano, mas poderia ser a nova alcunha da Gerdau. O balanço trimestral surpreendeu até as projeções mais otimistas, sustentado pela combinação entre demanda aquecida e preços elevados. Eu dei mais detalhes sobre os resultados da siderúrgica nesta matéria.

Outra empresa que ficou acima das expectativas dos analistas foi a atacadista Assaí. Em seu primeiro balanço após a cisão com o Grupo Pão de Açúcar, a empresa reportou um lucro de R$ 240 milhões — duas vezes maior que o ganho do mesmo período do ano passado.

Economia

Se você desse de cara com Warren Buffett algum dia, o que perguntaria a ele? A oportunidade mais recente para absorver um pouco da sabedoria do lendário megainvestidor surgiu na conferência anual da Berkshire Hathaway; você confere suas cinco lições sobre investimentos, incluindo o Bitcoin, neste vídeo.

A produção industrial brasileira, que teve um ciclo de nove altas consecutivas interrompido em fevereiro, teve mais um mês de retração. O indicador recuou 2,4% em março e intensificou a perda de 1% que já havia sido registrada no mês anterior.

Política

Quem achou que o impasse do Orçamento 2021 já estava resolvido e que o mercado brasileiro teria alguns dias de paz acaba de quebrar a cara. Segundo o Estadão, parlamentares e membros da ala política do governo se uniram para articular uma derrubada parcial dos vetos ao texto feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.

Opinião

Quem tem medo da inflação? O bicho-papão preferido dos investidores brasileiros é o tema da conversa de Felipe Miranda, sócio-fundador e CIO da Empiricus, com os leitores de sua coluna “Exile on Wall Street”.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies