🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

A difícil escalada do Ibovespa rumo ao topo

O Ibovespa fechou o mês de abril em alta e se aproxima das máximas históricas. Mas, apesar dos ganhos, o índice tem mostrado alguma hesitação

30 de abril de 2021
20:45
Montanha escalada Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Um dos livros que mais me impressionaram neste ano foi "No ar rarefeito", de Jon Krakauer. Não é exatamente um lançamento — ele foi publicado em 1996 —, mas eu só tomei conhecimento recentemente, por recomendação de uma amiga. Pois cá estou eu passando a indicação adiante: é daquelas leituras que prendem e deixam desnorteado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sinopse dá uma ideia do que está por vir — e não há spoiler aqui, já que estamos falando de uma história real. Em 1996, uma expedição ao topo do Everest termina em tragédia após uma tempestade encurralar o grupo de escaladores acima dos 8.500 metros de altitude — a chamada 'zona da morte'. 

Jon Krakauer, o autor do livro, foi um dos sobreviventes. E ele relata, com um nível impressionante de detalhes, as dificuldades para manter a sanidade num ambiente tão hostil. Em altitudes como essas, a mente se confunde e o corpo não obedece. E quem não possui treinamento rígido tende a tomar decisões ruins.

No caso do Everest, más escolhas podem custar a vida. Mas essa imagem, a da má avaliação de riscos numa área perigosa, pode ser estendida a outras situações dramáticas — e nada mais cheio de dramas que o mercado financeiro.

Veja o Ibovespa: estamos próximos do topo histórico, de 125 mil pontos. Mas, a cada vez que o índice parece focado numa escalada definitiva, há um momento de hesitação. E foi assim durante quase todo o mês de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E não é para menos, dada a incerteza que ronda os mercados. Agitações em Brasília, desdobramentos da pandemia, sinalizações dúbias nos mercados externos — um ar rarefeito que dificulta a tomada de decisão. E, aqui, um ataque mal calculado ao topo pode ser fatal.

Leia Também

A Jasmine Olga acompanhou todos os pregões de abril e te conta mais sobre a escalada do Ibovespa; o índice até avançou um pouco, mas ainda não retornou às máximas.

Aliás, aproveito o gancho do fechamento do mês para fazer um convite a todos vocês: o Vinícius Pinheiro, a Julia Wiltgen e eu conversamos mais cedo sobre os melhores e piores investimentos em abril — você pode acompanhar o nosso papo aqui.

Empresas

Considerado o maior projeto de infraestrutura do país, o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) finalmente foi concluído — e não faltou emoção. Após uma quase suspensão na véspera do evento e disputas acirradas de lances, confira quais empresas saíram vitoriosas do certame.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pandemia afetou duramente alguns setores econômicos e empresas brasileiras. A Le Postiche, tradicional marca de malas e bolsas, foi mais uma vítima desse cenário: com uma bagagem cheia de dívidas, a companhia teve que partir para a recuperação judicial.

Confusão com o chefe? Tô fora! Em sua primeira alteração de preços desde a chegada do general Joaquim Silva e Luna ao comando, a Petrobras anunciou que vai baixar o valor da gasolina e do diesel nas refinarias em cerca de 2%.

Mercados

Fora alguns poucos pontos fora da curva, as últimas aberturas de capital têm sido desafiadoras para as empresas brasileiras. A Modalmais não fugiu ao padrão: o banco digital e plataforma de investimentos teve que aceitar um desconto no IPO e ainda amargou uma queda de 7% em sua estreia na B3.

A Infracommerce também tem sofrido para viabilizar sua abertura de capital. A empresa de soluções para o varejo já havia reduzido sua faixa indicativa de preços, mas teve que aceitar mais um corte e excluir a oferta secundária para seguir com a operação. Veja os novos valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

O desemprego segue em alta no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 14,4%, o que representa 14,4 milhões de brasileiros sem trabalho no trimestre encerrado em fevereiro.

Parece que a ala política do governo não aprendeu nenhuma lição com a novela do Orçamento. O grupo se articula para recompor investimentos considerados vitrines eleitorais para o presidente Jair Bolsonaro e já recebeu um alerta de risco do Tesouro.

Os investidores ao redor do planeta fecharam os bolsos em 2020 e o fluxo global de recursos estrangeiros (IED) alcançou o menor nível em 15 anos. As boas notícias ficaram restritas à China, que ultrapassou os EUA como principal destino de capital gringo no mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor

13 de agosto de 2025 - 20:00

Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço

13 de agosto de 2025 - 8:52

Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo

12 de agosto de 2025 - 8:13

Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?

12 de agosto de 2025 - 6:18

Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente

11 de agosto de 2025 - 19:58

Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar

11 de agosto de 2025 - 8:08

Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim

VISÃO 360

O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?

10 de agosto de 2025 - 8:00

Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque

8 de agosto de 2025 - 8:22

Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin

SEXTOU COM O RUY

Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito

8 de agosto de 2025 - 7:01

Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras

7 de agosto de 2025 - 8:21

Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?

6 de agosto de 2025 - 19:59

A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Complicar para depois descomplicar: Ibovespa repercute balanços e início do tarifaço enquanto monitora Brasília

6 de agosto de 2025 - 8:22

Ibovespa vem de duas leves altas consecutivas; balança comercial de julho é destaque entre indicadores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anjos e demônios na bolsa: Ibovespa reage a balanços, ata do Copom e possível impacto de prisão de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

5 de agosto de 2025 - 8:31

Investidores estão em compasso de espera quanto à reação da Trump à prisão domiciliar de Bolsonaro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O Brasil entre o impulso de confrontar e a necessidade de negociar com Trump

5 de agosto de 2025 - 6:27

Guerra comercial com os EUA se mistura com cenário pré-eleitoral no Brasil e não deixa espaço para o tédio até a disputa pelo Planalto no ano que vem

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Em busca do heroísmo genuíno

4 de agosto de 2025 - 20:00

O “Império da Lei” e do respeito à regra, tão caro aos EUA e tão atrelado a eles desde Tocqueville e sua “Democracia na América”, vai dando lugar à necessidade de laços pessoais e lealdade individual, no que, inclusive, aproxima-os de uma caracterização tipicamente brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

No pain, no gain: Ibovespa e outras bolsas buscam recompensa depois do sacrifício do último pregão

4 de agosto de 2025 - 8:28

Ibovespa tenta acompanhar bolsas internacionais às vésperas da entra em vigor do tarifaço de Trump contra o Brasil

TRILHAS DE CARREIRA

Gen Z stare e o silêncio que diz (muito) mais do que parece

3 de agosto de 2025 - 8:30

Fomos treinados a reconhecer atenção por gestos claros: acenos, olho no olho, perguntas bem colocadas. Essa era a gramática da interação no trabalho. Mas e se os GenZs estiverem escrevendo com outra sintaxe?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem trégua: Tarifaço de Trump desata maré vermelha nos mercados internacionais; Ibovespa também repercute Vale

1 de agosto de 2025 - 8:34

Donald Trump assinou na noite de ontem decreto com novas tarifas para mais de 90 países que fazem comércio com os EUA; sobretaxa de 50% ao Brasil ficou para a semana que vem

SEXTOU COM O RUY

A ação que caiu com as tarifas de Trump mas, diferente de Embraer (EMBR3), ainda não voltou — e segue barata

1 de agosto de 2025 - 6:08

Essas ações ainda estão bem abaixo dos níveis de 8 de julho, véspera do anúncio da taxação ao Brasil — o que para mim é uma oportunidade, já que negociam por apenas 4 vezes o Ebitda

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O amarelo, o laranja e o café: Ibovespa reage a tarifaço aguado e à temporada de balanços enquanto aguarda Vale

31 de julho de 2025 - 8:13

Rescaldo da guerra comercial e da Super Quarta competem com repercussão de balanços no Brasil e nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar