🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

As quatro características de uma ação exponencial que você precisa conhecer

Raia Drogasil, Localiza, Arezzo e tantas outras empresas fantásticas listadas na B3 são companhias de alto crescimento. Porém, por uma série de questões intrínsecas ao negócio, não são exponenciais

6 de junho de 2021
7:06 - atualizado às 13:11
Moedas e alta da rentabilidade
Imagem: Shutterstock

Olá, seja muito bem vindo ao nosso papo de domingo que às vezes é sobre tecnologia, às vezes sobre investimentos, mas raramente sobre algo interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Defini um objetivo ousado para a coluna de hoje: sintetizar, em quatro características principais, o que torna uma empresa exponencial. 

Antes de mais nada, tenha em mente que exponencialidade e alto crescimento são coisas diferentes. 

Raia Drogasil, Localiza, Arezzo e tantas outras empresas fantásticas listadas na B3 são companhias de alto crescimento. Porém, por uma série de questões intrínsecas ao negócio, não são exponenciais. 

Além disso, obviamente existem outros fatores além dos quatro que listarei abaixo que contribuem para uma história de exponencialidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, tenho certeza que esse será um excelente guia. 

Leia Também

#1. Nem tudo que é tech é exponencial

Em março de 2021, na medida em que a pandemia devorou o mundo em questão de duas semanas, as empresas tiveram que se adaptar. 

Num intervalo de um mês e meio, o Zoom - tenho certeza que você sabe qual Zoom é esse - teve de escalar seu negócio em 30x. 

Repito: 30 vezes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagina se a Ford, a GM ou a poderosa Tesla tivessem de, em um mês e meio, expandir em 30 vezes sua capacidade de produzir veículos. 

Isso simplesmente não seria possível, por razões tangíveis. 

Mas ok, carros são demasiado óbvios. 

Uma das principais características do Zoom é a "horizontalidade" (será que essa palavra existe?). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu software pode ser utilizado por qualquer empresa/pessoa, sua implementação é simples, não é necessário nenhum equipamento específico, e não existem customizações relevantes. 

É diferente de pensar, por exemplo, na Totvs, na SAP ou em outras empresas de software.

Implementar um SAP é um projeto que começa estimado em meses, e em 90% dos casos, eu diria, acaba contabilizado em anos.

Além disso, os softwares são de propósito específico, são complexos, caros e com espaço (geralmente a pedido do próprio cliente) para customização. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas igualmente de tecnologia, porém completamente diferentes em sua capacidade de escalar. 

Por isso, minha regra número #1 é: empresas exponenciais possuem produtos horizontais.

#2. Niches get riches

Em 2005, o jornalista Thomas Friedman escreveu o excelente "O mundo é plano", um dos primeiros livros a tornar mainstream a conexão entre globalização e digitalização. 

Na época, Friedman escrevia maravilhado como, nas sedes das principais empresas de software indianas, seus executivos faziam videoconferências com seus gestores regionais, em salas com 25 painéis de LED, em tempo real. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Friedman não poupou esforços para imaginar como essa tecnologia repaginaria o mundo. 

Um mundo que, naquele momento, sequer conhecia o iPhone (lançado em 2007). 

Quinze anos depois, chegamos lá. Empresas de tecnologia com produtos superiores, hoje, são perfeitamente capazes de obter um alcance global. 

De repente, o mercado endereçável de uma ferramenta de gestão de projetos, dessas famosas como Trello, Asana e outros, deixou de ser o tamanho do funil de vendas que seus vendedores são capazes de trabalhar, e se tornou, basicamente, todas as empresas do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ferramentas como essas são comercializadas inicialmente em modelos self service, em que um primeiro usuário conecta todo o restante da sua empresa ao produto. Um vendedor sem comissão. 

É um mundo em que, em vez de uma ferramenta brasileira de construção de sites para brasileiros, temos mercado de nicho dominado por Wix, Squarespace e, para os mais técnicos, WordPress. 

Um livreiro no interior de São Paulo coloca sua livraria online com uma ferramenta construída em Israel (o Wix). 

Daí, minha regra número #2 para definir uma empresa verdadeiramente exponencial é: uma empresa exponencial não respeita fronteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

#3. Receita recorrente

Obviamente, uma empresa exponencial é uma empresa necessária no presente, porém ainda mais necessária no futuro. 

Aqui, eu aplico um filtro pessoal.

Dedico 90% do meu esforço a empresas B2B, ou seja, aquelas empresas que vendem para outras empresas. 

O mercado B2C está lotado de nomes exponenciais, evidentemente, mas eu os considero mais frágeis. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumidores finais são bem mais afeitos a modismos, são sensíveis a preços e a não ser que você esteja 100% imerso nesse mundo, não vai pegar as mudanças até que seja tarde demais.

No mundo corporativo as coisas são diferentes. 

Empresas com receita recorrente, ou cobrança por uso, são negócios excelentes.

Clientes corporativos não tendem a mudar rapidamente; é normal haver funcionários cujo sucesso ou fracasso está ligado a implementação de sistemas, essas pessoas defendem seus fornecedores pois seu emprego depende disso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, num modelo de recorrência ou cobrança por uso, empresas exponenciais crescem com seus clientes. 

O Slack é um exemplo clássico. Ao cobrar uma licença por usuário e ser a ferramenta padrão das startups, na medida em que essas empresas crescem, o Slack cresce com elas, adicionando mais receitas sem qualquer esforço marginal de vendas. 

Sem receita recorrente, uma empresa começa um novo ano sabendo que mais de 70% do seu esforço de vendas não trará crescimento, apenas manutenção.

Numa empresa de receitas recorrentes, a equação é a invertida: mais de 70% dos esforços de vendas serão direcionados para o crescimento, enquanto apenas uma pequena fração será dedicada à manutenção dos clientes existentes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, minha regra número #3 é: empresas exponenciais possuem receitas recorrentes, ou cobram seus clientes pelo uso crescente de seus serviços.

#4. Transformação Digital

Procure os maiores CEOs do Brasil no Linkedin, você verá que eles estão falando sobre ESG e transformação digital. 

Na maior parte dos casos, eles falam genericamente, são palavras escritas pelo departamento de relações públicas. 

Suas empresas, independente do setor, estão em "transformação digital".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estão "preparando seus negócios para os desafios do século XXI". 

E blablabla…

Em comum, essas empresas estão implementando processos baseados em tecnologia. Complementando a intuição de seus executivos com dados. Automatizando processos burocráticos, tentando eliminar sistemas legados e afins. 

Na maioria dos casos, essas empresas fazem uma transformação incompleta. Passam uma maquiagem vagabunda que não aguenta a primeira gota de chuva. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, raramente invisto em empresas "em transformação". 

Em vez disso, me concentro nas empresas que viabilizam essa transformação. A intersecção entre os problemas que a maioria das empresas precisa resolver, e a solução que elas imaginam ser possível. 

Essas empresas são a migração para uma infraestrutura moderna que não deixa a empresa refém de um TI enorme e engessado.

São os protocolos que todas as empresas precisam aderir para protegerem os dados de seus clientes; é o movimento Zero Trust e tantos outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, minha quarta e última regra é: empresas exponenciais não estão em transformação digital, elas são a transformação digital.

Quem serão as próximas big techs?

Não tenho bola de cristal para saber do futuro. Mas, com base nas características que falei acima, fiz uma lista de ações de tecnologia que, a meu ver, tem potencial para explodir de valor nos próximos anos.

Para conhecer os detalhes, deixo aqui o convite para você participar de uma imersão gratuita.

Contato

Curtiu essa coluna? Então me manda um e-mail em telaazul@empiricus.com.br, com ideias, críticas e sugestões. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aproveite para se inscrever no nosso Telegram; todos os dias, postamos comentários sobre o impacto da tecnologia no mercado financeiro (e no seu bolso).

Um abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FECHAMENTO DOS MERCADOS

A série mais longa em 28 anos: Ibovespa tem a 12ª alta seguida e o 9° recorde; dólar cai a R$ 5,3489

6 de novembro de 2025 - 18:58

O principal índice da bolsa brasileira atingiu pela primeira vez nesta quinta-feira (6) o nível dos 154 mil pontos. Em mais uma máxima histórica, alcançou 154.352,25 pontos durante a manhã.

TOUROS E URSOS #246

A bolsa nas eleições: as ações que devem subir com Lula 4 ou com a centro-direita na Presidência — e a carteira que ganha em qualquer cenário

6 de novembro de 2025 - 13:00

Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual, fala sobre como se posicionar para as eleições de 2026 e indica uma carteira de ações capaz de trazer bons resultados em qualquer cenário

CARTA DA ATMOS

As ações para ‘evitar ser estúpido’ da gestora cujo fundo rende 8 vezes mais que o Ibovespa

6 de novembro de 2025 - 10:55

Atmos Capital tem 40% da carteira de R$ 14 bilhões alocada em concessionárias de serviços públicos; veja as ações da gestora

DE SÃO PAULO A WALL STREET

Nasdaq bate à porta do Brasil: o que a bolsa dos ‘todo-poderosos’ dos EUA quer com as empresas daqui?

5 de novembro de 2025 - 19:03

Em evento em São Paulo, representantes da bolsa norte-americana vieram tentar convencer as empresas de que abrir capital lá não é um sonho tão distante

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa volta a fazer história: sobe 1,72% e supera a marca de 153 mil pontos antes do Copom; dólar cai a R$ 5,3614

5 de novembro de 2025 - 18:14

Quase toda a carteira teórica avançou nesta quarta-feira (5), com os papéis de primeira linha como carro-chefe

REAÇÃO AO BALANÇO

Itaú (ITUB4) continua o “relógio suíço” da bolsa: lucro cresce, ROE segue firme e o mercado pergunta: é hora de comprar?

5 de novembro de 2025 - 9:28

Lucro em alta, rentabilidade de 23% e gestão previsível mantêm o Itaú no topo dos grandes bancos. Veja o que dizem os analistas sobre o balanço do 3T25

SD ENTREVISTA

Depois de salto de 50% no lucro líquido no 3T25, CFO da Pague Menos (PGMN3) fala como a rede de farmácias pode mais

4 de novembro de 2025 - 17:50

O Seu Dinheiro conversou com o CFO da Pague Menos, Luiz Novais, sobre os resultados do terceiro trimestre de 2025 e o que a empresa enxerga para o futuro

FIIS HOJE

FII VGHF11 volta a reduzir dividendos e anuncia o menor pagamento em quase 5 anos; cotas apanham na bolsa

4 de novembro de 2025 - 11:33

Desde a primeira distribuição, em abril de 2021, os dividendos anunciados neste mês estão entre os menores já pagos pelo FII

AÇÃO DO MÊS

Itaú (ITUB4) perde a majestade e seis ações ganham destaque em novembro; confira o ranking das recomendações dos analistas

4 de novembro de 2025 - 6:02

Após voltar ao topo do pódio da série Ação do Mês em outubro, os papéis do banco foram empurrados para o fundo do baú e, por pouco, não ficaram de fora da disputa

NO TOPO

Petrobras (PETR4) perde o trono de empresa mais valiosa da B3. Quem é o banco que ‘roubou’ a liderança?

3 de novembro de 2025 - 14:46

Pela primeira vez desde 2020, essa companhia listada na B3 assumiu a liderança do ranking de empresas com maior valor de mercado da bolsa brasileira; veja qual é

LOCATÁRIOS DE PESO

Fundo imobiliário GARE11 vende 10 imóveis, locados ao Grupo Mateus (GMAT3) e ao Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), por R$ 485 milhões

3 de novembro de 2025 - 14:15

A venda envolve propriedades locadas ao Grupo Mateus (GMAT3) e ao Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que pertenciam ao FII Artemis 2022

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa atinge marca inédita ao fechar acima dos 150 mil pontos; dólar cai a R$ 5,3574

3 de novembro de 2025 - 11:53

Na expectativa pela decisão do Copom, o principal índice de ações da B3 segue avançando, com potencial de chegar aos 170 mil pontos, segundo a XP

PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO

A última dança de Warren Buffett: ‘Oráculo de Omaha’ vai deixar a Berkshire Hathaway com caixa em nível recorde

1 de novembro de 2025 - 13:08

Lucro operacional da Berkshire Hathaway saltou 34% em relação ao ano anterior; Warren Buffett se absteve de recomprar ações do conglomerado.

A SEMANA DOS MERCADOS

Ibovespa alcança o 5º recorde seguido, fecha na marca histórica de 149 mil pontos e acumula ganho de 2,26% no mês; dólar cai a R$ 5,3803

31 de outubro de 2025 - 18:15

O combo de juros menores nos EUA e bons desempenhos trimestrais das empresas pavimenta o caminho para o principal índice da bolsa brasileira superar os 150 mil pontos até o final do ano, como apontam as previsões

REAÇÃO AOS RESULTADOS

Maior queda do Ibovespa: o que explica as ações da Marcopolo (POMO4) terem desabado após o balanço do terceiro trimestre?

31 de outubro de 2025 - 12:20

As ações POMO4 terminaram o dia com a maior queda do Ibovespa depois de um balanço que mostrou linhas abaixo do que os analistas esperavam; veja os destaques

DINHEIRO EXTRA

A ‘brecha’ que pode gerar uma onda de dividendos extras aos acionistas destas 20 empresas, segundo o BTG

30 de outubro de 2025 - 16:24

Com a iminência da aprovação do projeto de lei que taxa os dividendos, o BTG listou 20 empresas que podem antecipar pagamentos extraordinários para ‘fugir’ da nova regra

REAÇÃO AO RESULTADO

Faltou brilho? Bradesco (BBDC4) lucra mais no 3T25, mas ações tombam: por que o mercado não se animou com o balanço

30 de outubro de 2025 - 8:56

Mesmo com alta no lucro e na rentabilidade, o Bradesco viu as ações caírem no exterior após o 3T25. Analistas explicam o que pesou sobre o resultado e o que esperar daqui pra frente.

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Montanha-russa da bolsa: a frase de Powell que derrubou Wall Street, freou o Ibovespa após marca histórica e fortaleceu o dólar

29 de outubro de 2025 - 17:19

O banco central norte-americano cortou os juros pela segunda vez neste ano mesmo diante da ausência de dados econômicos — o problema foi o que Powell disse depois da decisão

VALE MAIS QUE DINHEIRO

Ouro ainda pode voltar para as máximas: como levar parte desse ganho no bolso

29 de outubro de 2025 - 14:35

Um dos investimentos que mais renderam neste ano é também um dos mais antigos. Mas as formas de investir nele são modernas e vão de contratos futuros a ETFs

O RALI NÃO ACABOU

Ibovespa aos 155 mil pontos? JP Morgan vê três motores para uma nova arrancada da bolsa brasileira em 2025

29 de outubro de 2025 - 13:32

De 10 de outubro até agora, o índice já acumula alta de 5%. No ano, o Ibovespa tem valorização de quase 24%

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar