Clube do livro
Seu Dinheiro
2021-09-19T06:09:07-03:00
Clube do livro

Ajuste fiscal pode ser dolorido no início, mas é necessário; entenda mais no novo livro de Fabio Giambiagi, “Tudo sobre o déficit público”

Nova obra do economista do BNDES evidencia que atingir um equilíbrio orçamentário no país é essencial para o desenvolvimento em termos econômicos e sociais

19 de setembro de 2021
6:00 - atualizado às 6:09
Bússola com um bolinha com a bandeira brasileira no meio
Imagem: Shutterstock

Um país não prospera em termos sociais e econômicos sem ter equilíbrio orçamentário. Essa é a premissa que levou Fabio Giambiagi a escrever o livro “Tudo sobre o Déficit Público - O Brasil na encruzilhada fiscal”. Em um momento em que a questão fiscal assombra o país, a obra se torna uma leitura essencial para investidores que querem entender melhor sobre os perigos do déficit público para os ativos ‒ e para o Brasil. 

A carreira de Giambiagi é uma prova de que ele é a pessoa certa para falar sobre o tópico. Economista do BNDES, colunista e ex-professor da UFRJ e da PUC Rio, ele é considerado um dos maiores especialistas brasileiros em Finanças Públicas e Previdência Social. 

O economista participou do podcast Resenha Empiricus, comentando seu novo lançamento “Tudo sobre o Déficit Público”. No episódio, Fabio Giambiagi fala sobre as contas públicas, o processo de escrita do livro e os desafios que o Brasil precisa enfrentar. 

Entre 1985 e 2010, o Brasil foi capaz de restabelecer a democracia, controlar a inflação e obter avanços sociais. Depois de todos esses avanços, equacionar a dívida é a "tarefa pendente" do país, segundo o economista do BNDES.  

No livro, o autor explica as raízes e composição do déficit público de uma forma didática, com gráficos explicativos, que não tornam a leitura maçante ou extremamente técnica. “Ali o leitor interessado encontrará um exame detalhado das contas públicas desde 1991, quando passamos a ter estatísticas mais ou menos compatíveis com as atuais”, diz o autor em artigo de O Globo, jornal no qual é colunista. 

“Tudo sobre o Déficit Público” mostra que entender sobre as contas públicas não é tarefa exclusiva dos economistas, uma vez que o orçamento tem a ver também com escolhas políticas e hábitos culturais. 

O livro apresenta um desafio hercúleo: colocar o Brasil no rumo adequado de forma politicamente viável, socialmente aceitável e economicamente consistente. A primeira etapa para cumprir essa tarefa tão árdua é justamente explicar com clareza e transparência o que está por trás do (des)equilíbrio orçamentário. Neste ponto, a obra de Giambiagi traz uma contribuição significativa. 

No podcast Resenha Empiricus, o autor também reforça que o ajuste fiscal é um processo longo e pode ser um pouco dolorido no início, mas os resultados são satisfatórios. “Não dá pra imaginar que você toma uma medida hoje e seis meses depois, está todo mundo feliz, com mais dinheiro no bolso”, diz.

“Tudo sobre o déficit público” é leitura fundamental para eleições de 2022

Em artigo publicado no Brazil Journal, Fabio Giambiagi foi bem claro quanto ao seu objetivo de publicação do livro: “Estou lançando ‘Tudo sobre o Déficit Público’ com a intenção de tentar influenciar o debate sobre a questão fiscal para as eleições de 2022.”

A preocupação com o equilíbrio orçamentário deve ser pauta importante para qualquer candidato que decidir participar do pleito do ano que vem. Afinal, o risco fiscal ameaça não só os investimentos estrangeiros no Brasil e os próprios ativos da B3, como também tem impactos sociais. 

Em resumo, “Tudo sobre o Déficit Público” dá uma base bem fundamentada sobre uma das questões mais importantes para qualquer nação: as contas públicas. Além de ser um livro que te ajuda a entender melhor o noticiário, ele também pode ser essencial para avaliar decisões políticas.

Encontre mais livros de economia para entender o Brasil 

O clube de livros Empiricus Books surgiu com objetivo de ajudar os investidores a fazerem escolhas mais certeiras e acumular riquezas materiais e culturais. A cada dois meses, os assinantes recebem em casa uma obra cuidadosamente selecionada pela equipe da Empiricus que versa sobre os temas de economia, negócios e investimentos. 

Participar do Empiricus Books é uma oportunidade de enriquecer o repertório cultural e entrar em contato com alguns dos títulos mais importantes do mundo das finanças. O clube está aberto para novos membros e você pode saber mais sobre o funcionamento dele clicando aqui

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

MUDANDO A RECOMENDAÇÃO

Itaú BBA vê Gerdau (GGBR4) como ação defensiva, mas a siderúrgica que pode subir mais de 50% é outra; confira as apostas do banco

A queda de mais de 39% das ações da Usiminas abriram um bom ponto de entrada, segundo os analistas do Itaú BBA

Análise SD

Jogou a toalha? Azul (AZUL4) critica plano de recuperação da LATAM e dá a entender que não vai aumentar a proposta

A Latam pretende injetar mais de US$ 8 bi com as medidas de seu plano de recuperação judicial, cifra superior à proposta pela Azul (AZUL4)

bitcoin (BTC) hoje

Alívio com variante da covid-19 chega primeiro ao mercado de criptomoedas e bitcoin (BTC) volta aos US$ 57 mil

O mercado de criptomoedas, que não para nunca, sentiu o alívio ainda no final do sábado (27) e segue em alta hoje

Radiocash

“Esses 4 milhões de pessoas na Bolsa vieram para ficar”, diz Gustavo Cerbasi

Com 16 livros publicados e 1,5 milhão de seguidores no Instagram, o ex-professor universitário encara com cautela a fama, e rejeita alguns rótulos

Ao acionista com carinho

Ação da Petrobras (PETR4) pode render 100% só em dividendos nos próximos cinco anos

Relação ‘risco-recompensa’ é como comparar um formigueiro ao Everest, avalia o UBS