O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Clube do livro
Seu Dinheiro
2022-01-14T15:01:55-03:00
Clube do livro

Livro “Investimentos Inteligentes” traz estratégias simples para investidores iniciantes darem os primeiros passos em busca do seu primeiro milhão

Gustavo Cerbasi explica como você pode mudar a sua relação com o dinheiro e fazê-lo “trabalhar por você”; saiba mais sobre a obra

16 de janeiro de 2022
8:00 - atualizado às 15:01
Gustavo Cerbasi, autor do livro Investimentos Inteligentes.
Imagem: Divulgação / reprodução do YouTube

Há pessoas que acreditam que economizar dinheiro é o suficiente para conquistar uma vida financeira tranquila e satisfatória.

Porém, muito mais do que isso, é preciso implementar uma boa estratégia de investimentos, que seja capaz de minimizar os riscos do portfólio e contribuir para o aumento do  patrimônio. 

Neste sentido, Gustavo Cerbasi, em seu livro “Investimentos inteligentes” (Editora Sextante), apresenta iniciativas simples para todos aqueles que estão iniciando no mundo dos investimentos conseguirem atingir seus objetivos.

Falando um pouco sobre o autor, Cerbasi é escritor, professor, consultor financeiro e palestrante. 

Ele escreveu vários livros que figuram entre os mais vendidos, com destaque para “Casais inteligentes enriquecem juntos” e “Dinheiro: os segredos de quem tem”

O que é investir, segundo o livro "Investimentos Inteligentes"

O primeiro conceito trabalhado no livro é que investir não é somar capital e sim multiplicá-lo. 

Por exemplo, comprar imóveis sem potencial de valorização é acumular patrimônio. 

Investir é adquirir imóveis que possam se valorizar com o tempo, vendendo-os por um valor maior, multiplicando o montante investido.

Outro ponto esclarecido é que a aquisição de um imóvel para moradia é consumo e não pode ser considerado um investimento. 

Ele também abre os olhos em relação a alguns produtos oferecidos por instituições, que não podem ser vistos como aplicações financeiras. Por exemplo, os consórcios, que muitas vezes são negociados como uma forma de investimento, na verdade são uma alternativa de consumo planejada.

Além de não se ganhar dinheiro com um consórcio, o bem que se pretende adquirir, custa mais caro do que se fosse pago à vista.

Títulos de capitalização também não podem ser considerados investimentos. Não pagam juros e devolvem o montante investido, em troca do sorteio de prêmios atraentes. 

Obstáculos ao investidor iniciante

Para o investidor iniciante alguns obstáculos podem deixá-lo desmotivado a dar os primeiros passos.

Motivados pela ganância e pela falta de conhecimento necessário, os investidores podem acreditar em uma série de informações falsas ou em profissionais que têm interesses diferentes dos seus. Entre eles: 

  • gerente do banco; 
  • falso especialista; 
  • economista com bola de cristal. 

Outro obstáculo é a linguagem rebuscada usada pelos financistas para falar sobre investimentos. Muitas vezes, a terminologia que impressiona é a mesma que confunde.

Além disso, o excesso de informações também acaba atrapalhando. É preciso saber filtrar o que realmente interessa.

Ao longo de sua jornada como escritor e educador financeiro, Cerbasi fez um compilado dos erros mais comuns relacionados aos investimentos.

O que não fazer e os melhores caminhos:

  1. Ter apenas uma fonte de renda – investir faz sentido quando há uma sobra de dinheiro de maneira consistente. Caso seja o caso, o melhor a fazer a curto prazo é focar na busca por uma segunda fonte de renda.
  2. Esperar sobrar dinheiro na conta para começar a investir – investir é um sacrifício disciplinado, não pode ser obra do acaso, precisa ser feito com regularidade.
  3. Contar com uma única instituição para gerenciar sua riqueza – concentrando tudo em uma mesma instituição, conta-se com apenas uma referência de custos e taxas. O melhor, segundo o autor, é ter uma conta em um banco e duas em corretoras.
  4. Poupar ao invés de investir – não dar a devida importância ao que já foi conquistado é um erro clássico. A maioria das pessoas se concentra em poupar para conquistar o que ainda falta, não dando a devida atenção à gestão do seu capital já conquistado.
  5. Ter um único investimento – nunca se deve colocar todos os seus ovos em uma única cesta, a diversificação minimiza os riscos do portifólio.
  6. Não aproveitar as vantagens de um PGBL - é interessante ter o benefício fiscal. As pessoas físicas cujo IR é retido na fonte ou que se utilizam do modelo completo de declaração, têm o direito de deduzir em até 12% o valor de sua receita tributável.

Boas atitudes do investidor

Gustavo também detalha no livro as atitudes de um bom investidor, que são:

  • ter perseverança;
  • ter objetivos claramente definidos;
  • ter organização e disciplina;
  • ter seletividade ao diversificar.

Mas enfim, qual o melhor investimento para seu dinheiro?

Onde investir? Não existe uma resposta única.

Assim, Cerbasi apresenta uma série de estratégias de investimentos, já que não existe um ativo específico que seja melhor que os demais.

Existem alternativas que são adequadas a um determinado momento ou perfil, com mais ou menos aversão a riscos.

No livro, ele explica de uma maneira direta e bem descontraída sobre as classes de ativos e os mais variados produtos e aplicações financeiras, o que é super relevante para todos aqueles que pretendem montar uma carteira vencedora. 

E, não se trata de onde, mas sim como investir. 

Com essa “aula” de Cerbasi, fica mais fácil fazer a alocação do dinheiro, ter melhores resultados e uma vida confortável. 

Quer conhecer outros livros como "Investimentos Inteligentes", que podem te ajudar a investir com mais assertividade?

O Empiricus Books, clube de livros focado em negócios, finanças e investimentos, certamente pode te ajudar na construção de um patrimônio financeiro e cultural.

A cada dois meses, os assinantes recebem em casa um livro selecionado pela equipe da Empiricus. 

Vale a pena contar com essa praticidade. Conheça agora o Empiricus Books clicando aqui. 

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

PERSONA NON GRATA

A lista de Putin: veja quem são as pessoas proibidas de entrar na Rússia — Trump escapa, mas Zuckerberg não

Essa lista está sendo considerada um movimento simbólico em resposta às duras sanções impostas pelos países ocidentais pela invasão da Ucrânia, em fevereiro

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies