Menu
Clube do livro
Maria Eduarda Nogueira
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-08T14:57:21-03:00
Clube do livro

Livro “Liderança para a Inovação” mostra por que as empresas precisam transformar sua cultura organizacional

A obra da professora Maria Augusta Orofino é um guia para quem quer incorporar soluções inovadoras na vida, nos negócios e nas finanças

10 de outubro de 2021
8:00 - atualizado às 14:57
Mão tocando telas em tons azulados
O título “Liderança para a Inovação” é o resultado de 10 anos de trabalho da professora Maria Augusta Orofino. - Imagem: Freepik

Antes, quando pensávamos em inovação, o tema estava associado a patentes, marcas e registros burocráticos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Mas a verdade é que a inovação pode se espalhar para muitas outras áreas de nossas vidas e revolucionar o modo como solucionamos problemas e propomos ideias. Este é o tema do livro “Liderança para a Inovação” de Maria Augusta Orofino, que é professora e especialista em inovação, liderança e metodologias ágeis.

“Hoje a gente tem um parâmetro muito amplo do que pode ser inovação”  ‒ Maria Augusta Orofino ao podcast Resenha Empiricus.

A obra compila os artigos de seu blog que mais fizeram sucesso na busca do Google, durante seus 10 anos de existência. O propósito da obra é democratizar o conhecimento sobre inovação, usando uma linguagem simples e traduzindo conteúdos muitas vezes apenas disponíveis em inglês. Para isso, a autora se baseou no seu extenso currículo como palestrante, pesquisadora, educadora corporativa e professora em instituições de ensino renomadas.

O livro é dividido em quatro partes: aprender, empreender, liderar e inovar, cada uma com um conjunto de histórias tangíveis e muito interessantes para o leitor absorver de forma mais palpável as ideias transmitidas.

A autora participou também do podcast Resenha Empiricus, dando mais detalhes sobre seu novo livro e falando sobre temas atuais como home office, burnout e mudanças na forma de liderar.

Em sua participação no podcast, Orofino deu o exemplo dos aplicativos de smartphone, que são grandes facilitadores em nosso cotidiano. Para ela, é importante que os empreendedores saiam de casa e vejam o mundo ao seu redor, para entender os problemas e então, propor melhorias. 

A autora reforça que é preciso sair da zona de conforto para vislumbrar novos cenários, uma vez que o “dia a dia nos cega”. 

Segundo a professora, os empreendedores de sucesso são aqueles que “são apaixonados por problemas” e assim, a partir deles, conseguem propor soluções inovadoras. 

“A inovação pressupõe mudança” ‒ Maria Augusta Orofino ao podcast Resenha Empiricus

Líderes precisam abandonar a ideia de “comando e controle”

Outro assunto abordado no livro e no podcast foi a necessidade de mudança de postura dos líderes. Aquela história de que líder tem que ser controlador e supervisionar seus funcionários o tempo todo é coisa do passado. 

Para Orofino, a liderança inovadora é aquela que “estimula a paixão” e preza por uma relação mais humanizada, tratando os colaboradores como pessoas e não como meros “recursos” humanos. A autora reforça que as empresas precisam cada vez mais enxergar os funcionários como pessoas que têm vida social, instabilidade emocional, filhos, e não apenas como alguém que precisa bater ponto na hora certa.

Em suma, “Liderança para a Inovação” é um livro que mapeia as transformações culturais que estão ocorrendo nas empresas rumo à inovação. Com dicas práticas e linguagem acessível, a obra traz aquilo que é necessário para que as empresas comecem a pensar numa dinâmica de trabalho ambidestro, que inclui tanto a eficiência operacional quanto a inovação e criatividade e, claro, um foco em todas as pessoas envolvidas (clientes e equipe).. 

Procurando mais livros sobre inovação?

Quem não inova, acaba ficando para trás ‒ isso vale para empresas, instituições e pessoas. Outro livro sobre o tema é “O Dilema da Inovação”, escrito por Clayton M. Christensen. No título, ele mostra como grandes empresas prosperaram sendo disruptivas em seus mercados. 

A obra foi enviada para os assinantes do Empiricus Books, clube do livro que se propõe a entregar ideias inovadoras para os assinantes. Os títulos enviados giram em torno de assuntos como empreendedorismo, finanças, negócios e são cuidadosamente selecionados pela equipe da Empiricus. A cada dois meses, os assinantes recebem uma caixinha em casa, com o livro e um marcador de páginas personalizado.

Se você deseja receber livros disruptivos que podem transformar a sua vida (e as suas finanças), fica aqui o convite para conhecer o Empiricus Books

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Domando o dragão

Campos Neto volta dizer que BC fará o que for preciso para trazer inflação para a meta em 2022

O presidente do Banco Central acredita que a escalada dos preços já atingiu seu ponto máximo no mês passado; agora a tendência é convergir.

Fiscalização em alta

Empresas ligadas à quinta maior criptomoeda do mundo, são multadas por comissão nos Estados Unidos

As empresas irmãs são acusadas de fazerem “declarações falsas ou enganosas” e de “omitirem fatos relevantes” para o mercado sobre a stablecoin tether

AO VIVO

O que muda com a compra da Mosaico (MOSI3) pelo Banco Pan (BPAN4)? CEO do banco e fundador da empresa de tecnologia respondem em live com Felipe Miranda

Para entender o racional da negociação, o sócio-fundador e CIO da Empiricus conversa hoje (15) com Carlos Eduardo Pereira Guimarães e Guilherme Pacheco

Efeito dominó

Mais uma incorporadora chinesa deixa de pagar seus credores; China rompe o silêncio sobre a crise no setor imobiliário

A China Properties Group informou que não fez o pagamento de US$ 226 milhões referentes a uma emissão de notas seniores que vencia hoje

Exile on Wall Street

Dia do professor: cinco lições sobre fundos de investimento para o primeiro dia de aula

Dos brinquedos à maçã (virtual), comemora-se nesta semana as datas dos dois agentes de mudanças mais importantes de uma sociedade. Crianças têm, claro, suas aptidões naturais por exatas, humanas, ciências biológicas e artes em todas as suas formas de expressão. Mas são os professores que catalisam e alavancam esse interesse pelo conhecimento, ensinam a pensar […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies