🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

“O Poder do Hábito”: compreender o segredo por trás da rotina é caminhar para o sucesso

Escrito por um jornalista do New York Times, a obra nos ajuda a entender por que e como agimos em nossas vidas, negócios e até mesmo como sociedade

29 de agosto de 2021
9:00 - atualizado às 9:47
Bloquinhos de madeira formando a palavra "Habits"
"O Poder do Hábito" nos ajuda a entender por que e como agimos em nossas vidas, negócios e até mesmo como sociedade. - Imagem: Shutterstock

Em 1892, o psicólogo americano William James escreveu que nossa vida não é nada além de uma massa de hábitos. Muitos anos depois, foi a vez do jornalista Charles Duhigg desvendar o que está por trás dessa “massa” que regula nossa vida. No livro “O Poder do Hábito”, descobrimos por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 

Apesar de ter feito sucesso em meio ao “boom” de livros de autoajuda no Brasil, se assemelha mais a um livro reportagem, que esmiúça o que está por trás dos hábitos, de uma forma objetiva e, ao mesmo tempo, cativante. Duhigg usa sua experiência como jornalista do New York Times para criar um storytelling interessante, que foge da dureza dos livros científicos, ao mesmo tempo em que evita frases motivacionais em excesso ‒ uma característica comum em livros de autoajuda. 

Mas ainda que não seja um livro de conselhos e dicas, é possível usar a principal ideia de “O Poder do Hábito” para fazer mudanças em sua rotina. Para produzir o livro, Duhigg fez cerca de 300 entrevistas com cientistas e executivos e dezenas de pesquisas dentro de empresas. A partir disso, ele conseguiu sintetizar o que, de fato, está por trás de um hábito. 

Explicando de forma simples: o processo de criação de um hábito acontece em três etapas. O primeiro é chamado de deixa, que é o gatilho que faz com que seu cérebro entre em “modo automático”. Em seguida, vem a rotina, que pode ser física, mental ou emocional, e é a ação que você realiza logo após o gatilho. Por fim, você tem a recompensa, que sinaliza para seu cérebro que vale a pena continuar tendo aquela mesma atitude na próxima vez que se deparar com a deixa. 

Segundo a ideia de Duhigg, um hábito é dificilmente quebrado, mas é possível alterar a rotina, ao identificar quais são as deixas e as recompensas. Fica mais fácil de entender quando pegamos um exemplo prático. 

Imagine que uma pessoa tenha o hábito de sempre comer um doce no meio da tarde, o que está causando ganho de peso. Mas o que ela deseja de recompensa não é exatamente o açúcar e sim uma pausa no trabalho. O que ela pode fazer é se alongar ou sair ao ar livre, ao invés de comer o doce. O hábito não é exatamente quebrado, mas com a mudança da rotina, é possível ter a mesma recompensa e evitar algo indesejado pela pessoa (o ganho de peso).  

“Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.” ‒ Trecho do livro “O Poder do Hábito”.

Um aspecto que deixa a obra mais “gostosa” de ser lida é o fato do autor nos apresentar cases de pessoas estudadas por cientistas. Um exemplo é o de Eugene, um senhor que sofreu um acidente que prejudicou profundamente sua memória (a ponto de ele não lembrar de coisas que tinham acontecido minutos antes), mas que ainda assim, manteve seu hábito de fazer o café da manhã.

Ou o de Lisa, uma mulher fumante, endividada e com vários outros problemas que, ao decidir parar de fumar, transformou sua vida completamente: correu uma maratona, conseguiu um emprego estável e pagou todas as dívidas. 

Hábitos podem mudar completamente um negócio

Embora associemos os hábitos às atitudes individuais das pessoas, “O Poder do Hábito” mostra que é possível reconhecer essas rotinas regulares em empresas e organizações e até mesmo na sociedade como um todo. Por isso, Duhigg divide o livro em três partes para abordar essas três “esferas” dos hábitos: a pessoal, a organizacional e a social.

Para exemplificar o quanto os maus hábitos de uma empresa podem ser prejudiciais, o autor nos dá o exemplo da companhia de metrô de Londres. Em 1987, uma das estações mais movimentadas da cidade teve um incêndio que ocasionou a morte de mais de 30 pessoas. O motivo? Os funcionários perceberam pequenos focos de incêndio, que não foram reportados porque “não estavam sob responsabilidade” de ninguém. Uma organização que lida com milhares de pessoas diariamente não possuía enraizada em sua cultura a preocupação com a segurança dos passageiros. 

Em contraponto, também conhecemos o case do Starbucks, que tem entre seus princípios a força de vontade, acompanhada de um treinamento eficiente e o incentivo à autodisciplina. No livro, acompanhamos a história de Travis, um “adolescente problema” com dificuldades de se manter em um emprego que se tornou gerente e supervisor de uma equipe de 40 pessoas na rede americana de cafés. 

“Quando as empresas se concentram em mudar hábitos, organizações inteiras podem se transformar.” ‒ Trecho do livro “O Poder do Hábito”.

A conexão entre os hábitos sociais e Rosa Parks

O autor aborda um caso de ativismo de dezembro de 1955 nos Estados Unidos. Quando Rosa Parks se recusou a levantar de seu assento do ônibus em Montgomery, como forma de protesto pela discrimação racial que os negros sofriam, ela estava realizando uma transformação ainda maior do que poderia imaginar. Os hábitos sociais são compostos por uma série de hábitos individuais que faz com que as pessoas acabem agindo da mesma forma. 

Ao fazer seu protesto, Parks acabou instigando uma mudança de hábito em toda a população negra do Alabama e, posteriormente, do país. Por ser uma mulher muito imersa na comunidade, sua atitude acabou criando um “gatilho” para outras pessoas. É claro que apenas esse fato não foi responsável por todo o movimento de direitos civis dos EUA, mas é fácil entender por que ele é considerado um marco. Os líderes de movimentos acabam criando novos hábitos que dão um senso de identidade para seus seguidores, o que pode ocasionar mudanças na sociedade ‒ como de fato ocorreu nos EUA. 

O hábito de leitura é denominador comum entre os milionários ao redor do mundo

Embora “O Poder do Hábito” não seja um livro com foco em finanças, ele também pode ter insights interessantes para quem quer criar o hábito de poupar dinheiro e investir. Ao final do livro, o autor prepara um guia prático para quem quer aplicar as ideias apresentadas na obra. 

“E embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade.” ‒ Charles Duhhig, em “O Poder do Hábito”.

Um hábito comum de muitos milionários é a leitura, que abre novos horizontes e rende ideias inovadoras. Foi pensando em ajudar as pessoas a construir um patrimônio (financeiro e cultural) relevante que surgiu o Empiricus Books, um clube de livros focado em empreendedorismo, negócios e finanças.

A cada dois meses, os assinantes recebem em casa um livro criteriosamente selecionado pela equipe da Empiricus, com um marcador de páginas especial. Além disso, eles também têm acesso a conteúdos “além da leitura” para enriquecer ainda mais o repertório cultural.

Você pode começar a participar do Empiricus Books agora e se tornar o próximo leitor-investidor de sucesso. 

Compartilhe

CLUBE DO LIVRO

Filho Rico, Pai Realizado: as lições do novo livro de Felipe Miranda vão muito além do mundo dos investimentos

5 de junho de 2022 - 7:35

O Filho Rico não se trata de mais uma obra sobre como fazer fortuna no mercado financeiro. Aliás, o conceito de riqueza do livro vai muito além do dinheiro

Clube do livro

Livro “Investimentos Inteligentes” traz estratégias simples para investidores iniciantes darem os primeiros passos em busca do seu primeiro milhão

16 de janeiro de 2022 - 8:00

Gustavo Cerbasi explica como você pode mudar a sua relação com o dinheiro e fazê-lo “trabalhar por você”; saiba mais sobre a obra

Clube do livro

Livro ‘Investimentos – Como administrar melhor seu dinheiro’ é um manual prático para investidores iniciantes que desejam fazer seu dinheiro se multiplicar ao longo dos anos

2 de janeiro de 2022 - 8:00

Mauro Halfeld, professor e gestor de investimentos, dá dicas práticas para começar a poupar, aplicar melhor o dinheiro e ter uma aposentadoria tranquila

Clube do livro

Como aprender a lidar melhor com a incerteza e riscos dos investimentos? Livro “Desafio dos Deuses” pode ajudar

26 de dezembro de 2021 - 8:00

Na obra, Peter L. Bernstein mostra que aprender sobre o risco é um norte para lidar com a realidade como ela é, sendo importante tanto nas decisões financeiras quanto em outros aspectos da vida

Clube do livro

Este são os 3 melhores livros de economia de 2021, recomendados pelo Financial Times

19 de dezembro de 2021 - 8:00

Digitalização, criptomoedas, pandemia e finanças comportamentais estão entre os temas abordados nos títulos selecionados pelo comentarista-chefe do FT, Martin Wolf

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

5 de dezembro de 2021 - 8:00

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Clube do livro

Em ‘Como chegar lá’, gestor de US$ 684 bi traz lições valiosas de negócios e visão menos óbvia de Wall Street

21 de novembro de 2021 - 7:40

Em livro autobiográfico, Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone e “um cara de humanas”, traz lições universais sobre trabalho, negócios e a busca pela excelência

Clube do livro

Após 24 anos de lançamento, Robert Kiyosaki mostra que ‘Pai rico, pai pobre’ continua mais atual e necessário que nunca

14 de novembro de 2021 - 8:00

‘Pai rico, pai pobre’ mostra a importância da inteligência financeira nos investimentos, e mostra o motivo de ser uma leitura obrigatória para investidores – mesmo após 24 anos de seu lançamento

Clube do livro

De Isaac Newton a Nassim Taleb, livro “Breve História das Finanças” traz um panorama das principais teorias financeiras

7 de novembro de 2021 - 8:00

Escrito pelo professor e economista Rodolfo Olivo, o livro é democrático e didático. Ao final, há dicas práticas para o investidor

Clube do livro

Quer dar uma guinada na sua carreira? Leia “O que faz a diferença”

31 de outubro de 2021 - 8:00

Escrito pela headhunter Fátima Zorzato, o livro mostra quais características são marcantes na trajetória profissional de pessoas bem-sucedidas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar