🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Os 90 anos da crise de 1929

Batalhas sem arma: Em “Cripto Wars”, Jim Rickards explica guerras cambiais e agora, com criptomoedas

Autor, conhecido também por suas previsões certeiras sobre o bitcoin, fala de como a tecnologia mudou as estratégias financeiras dos países

1 de agosto de 2021
8:58
uma série de criptomoedas espalhadas
Imagem: Shutterstock

James (Jim) Rickards é escritor e investidor. Seus best sellers como “A Febre do Ouro” e “A Grande Queda” são conhecidos por expor uma visão mais disruptiva sobre o mercado financeiro. O livro “Cripto Wars” também segue por esse caminho.

A cautela do escritor com esse investimento tem fundamentos: Jim Rickards é um veterano de 35 anos em Wall Street e conselheiro da área financeira no Pentágono. 

Por causa de seu profundo conhecimento do sistema bancário internacional e da interação entre moedas mundiais, analistas do Pentágono o chamaram quando realizaram seu primeiro “jogo de guerra” financeiro.

O papel de Jim era aconselhar as agências de inteligência sobre como os Estados Unidos poderiam se defender contra outros países lançando ataques secretos de guerra financeira em seus sistemas bancários.

Por esse motivo, é compreensível que ele tenha uma visão de longo alcance sobre o mercado financeiro, e também uma opinião sólida sobre as criptomoedas. Contarei mais sobre isso nos próximos parágrafos.

O que é uma Guerra Cambial?

O contexto é tudo, e para entender o que o autor pensa sobre as criptomoedas, é necessário entender do que se trata uma guerra cambial.

Segundo Jim, as guerras cambiais são um movimento muito relevante no sistema financeiro global. Ele conta que essa guerra financeira consiste no ato de um país desvalorizar sua moeda local em relação outras divisas. O objetivo desse movimento é estimular a sua própria economia.

“Uma guerra cambial é uma batalha econômica. Ela ocorre no campo das políticas econômicas” 

Jim Rickards

A prática funciona como uma “importação de inflação”, ou seja, desvalorizar a moeda para atrair importadores e consequentemente aumentar o preço dos produtos que serão exportados.

A batalha começa quando vários países usam esse método ao mesmo tempo. É uma luta de espada onde quem desvaloriza na medida errada, perde. A diferença é que, ao invés de um buraco no seu peito, o perdedor sai com um buraco na sua economia.

Jim conta que já houve três guerras cambiais no decorrer da história: A primeira aconteceu de 1921 a 1936, que começou com a hiperinflação da República de Weimar e terminou com a Grande Depressão. A segunda ocorreu entre 1967 e 1987; e a terceira teve início em 2010.

Essa última ocorre após o término do período chamado de “dólar forte”. A economia mundial se baseava no dólar, e havia uma promessa de estabilidade da moeda. Haveria, assim, uma trégua.

Entretanto, em janeiro de 2010, Barack Obama rasgou esse acordo e praticamente decretou a terceira guerra cambial. Jim conta que ainda estamos em campo de batalha desde então, e os feridos são aqueles que dependiam da estabilidade de moedas fortes e de outras commodities como o ouro.

E o que é a Guerra Cripto Cambial?

Até aqui tudo muito bom, bem explicativo. Mas o que isso tudo tem a ver com criptoativos? Jim fala que estamos passando por uma guerra cripto cambial, diferente de todas que já vimos.

O autor explica que a guerra cripto cambial é diferente, mas com o mesmo propósito. Ao invés de se desvalorizar para sair ganhando, as criptomoedas buscam uma adoração global para sair em vantagem em relação às outras.

Existem mais de 4 mil criptomoedas atualmente, e cada uma delas busca ser a próxima “rock star”. A principal semelhança dessa nova “guerra” com as últimas três é que somente algumas permanecerão nos holofotes. 

O objetivo de Jim Rickard com sua obra Cripto Wars é apresentar aos leitores o mundo dos criptoativos e explicar a serventia de cada um deles. Após expor o conceito, e ensinar a parte técnica, ele escreve sobre quais são as que ele aposta que permanecerão.

A tese do investidor é baseada na proposta de cada criptomoeda, e de como ele enxerga que ela irá se comportar no mercado. Jim previu a queda do bitcoin em 2018, por um simples motivo.

Veja seis criptomoedas, além do bitcoin, para ficar de olho em 2021:

É muito inovador

Segundo Jim, o bitcoin é uma criptomoeda extremamente útil e que pode mudar o rumo da história financeira. Entretanto, ele sabia que o mercado trataria o ativo como um investimento especulativo. Dois anos depois, Elon Musk provou que Jim estava certo.

O fato de os investidores comprarem ou venderem um ativo digital, baseados em especulações de bilionários ou do governo chinês, prova o ponto de Jim. O autor, anos atrás, já se preocupava com esse tipo de atitude:

“Não estou interessado em recomendar frenesis especulativos. Não falarei sobre uma moeda só porque ela está subindo, como muitos blogs fazem”

Jim Rickards

Dólar é uma criptomoeda?

Segundo Jim, sim! Parece uma pergunta besta à primeira vista. Entretanto, o autor usa essa afirmação para explicar melhor a definição de criptomoeda.

A moeda americana tem seu tráfego de mensagens de pagamentos criptografado. Desde um pagamento em cartão até uma transferência bancária, tudo é digital e devidamente criptografado. Hoje em dia, a maior parte do nosso patrimônio é virtual, logo é também criptografado.

Esclarecendo isso, o autor explica sobre as nuances entre o dólar e o que nós consideramos criptoativos hoje em dia. A principal diferença entre ambos, por exemplo, é a tecnologia que possibilita a transação entre eles.

Nesse ponto do livro, Jim explica mais sobre o Blockchain, os contratos inteligentes e as diferentes utilidades dos cripto ativos que vemos atualmente.

Dicas para quem quer investir em criptomoedas

Posso dizer, como leitor, que fiquei positivamente assustado com Jim. O autor previu a queda do bitcoin em seu livro. Acertou em cheio sobre os perigos das guerras cripto cambiais (vide DogeCoin) e de quebra entregou um manual cheio de informações e dicas para quem quer saber mais sobre os diferentes tipos desse ativo.

O livro é de 2018, mas parece que foi escrito amanhã. As informações sobre como funcionam as criptomoedas são bem atuais e as previsões assustadoramente mais ainda. Recomendo a leitura para quem quiser aprender sobre esse mercado com um especialista em investimentos.

O autor clareia sobre todos os cantos obscuros desse tipo de investimento. Explica o que são os ICOs, as DeFis, o Blockchain e tudo o que alguém precisa saber antes de sair investindo por conta própria. Mas é claro que eu não pretendo estragar a surpresa, para saber de todas as dicas desse livro incrível basta apenas seguir o meu conselho:

Caso tenha se interessado na obra, a Empiricus Books oferece essa e muitas outras em seu clube do livro. O clube é focado na sua construção de riquezas, e para isso seleciona livros exclusivos da área de finanças. Convido você a participar do clube de livros sobre finanças da Empiricus, clicando neste link.

Compartilhe

NOITE CRIPTO

A poucas horas do The Merge, bitcoin reage e passa a subir; confira cotações do BTC e do ethereum

14 de setembro de 2022 - 20:42

Mais cedo, a maior criptomoeda do mundo não refletia o ânimo dos investidores com o The Merge, chegando a recuar mais de 9%

ANOTE AÍ

The Merge do Ethereum (ETH): confira lista de plataformas e exchanges que terão as atividades suspensas durante atualização

14 de setembro de 2022 - 15:51

Por motivo de segurança, alguns aplicativos devem suspender as atividades durante a principal atualização do sistema

CRIPTO TOMANDO ESPAÇOS

Sistema internacional de pagamentos Swift inicia projeto com tecnologia blockchain — mas isso é seguro?

14 de setembro de 2022 - 11:52

O corte parcial do Swift foi um dos mecanismos utilizados pelos Estados Unidos para impor sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia

DIA AGITADO PARA O INVESTIDOR

‘Revolta’ de mineradores um dia antes do The Merge do ethereum (ETH), bitcoin (BTC) em queda de 9%: confira tudo que movimenta o dia das criptomoedas

14 de setembro de 2022 - 9:29

Do outro lado do mercado, o token que registra a maior alta do dia é o Celsius (CEL), da plataforma que segue fora do ar e “travou” o dinheiro dos investidores há meses

NOITE CRIPTO

Terça-feira 13: bitcoin é mais uma vítima da inflação dos EUA; confira como o BTC reagiu ao dado

13 de setembro de 2022 - 20:25

A perspectiva de aperto monetário mais agressivo nos EUA derrubou o bitcoin e outros ativos considerados mais arriscados com as ações em Wall Street

WEB 3.0

Navegador Opera dá mais um passo em direção à Web 3.0 e integra wallet de criptomoedas Metamask ao seu sistema; entenda o que significa

13 de setembro de 2022 - 15:53

Em janeiro deste ano, o Opera já havia anunciado que passaria a integrar as carteiras de criptomoedas ao seu navegador

HOJE NÃO!

Bitcoin (BTC) não sustenta sétimo dia seguido de alta e passa a cair com inflação dos EUA; Ravecoin (RNV) dispara 63% com proximidade do The Merge

13 de setembro de 2022 - 10:28

O ethereum (ETH) passa por um período de consolidação de preços, mas o otimismo é limitado pelo cenário macroeconômico

PREPARE A PIPOCA

Terra (LUNA), o retorno: por que você não deve investir na criptomoeda que disparou 120% em uma semana

12 de setembro de 2022 - 15:19

Nos últimos sete dias, a “família Terra” registrou ganhos substanciais e gerou um grande fluxo de pesquisa sobre essa que foi uma das maiores criptomoedas do mundo

JOGADA ARRISCADA

Você trocaria ações da sua empresa por bitcoin? Michael Saylor, ex-CEO da Microstrategy, pretende fazer isso com o valor de meio bilhão de dólares

12 de setembro de 2022 - 11:51

Desde o começo do ano, o bitcoin registra queda de mais de 50% e as ações da Microstrategy também recuam 52%

QUE FIM DE SEMANA!

Bitcoin (BTC) atinge os US$ 22 mil pela primeira vez em quase um mês; criptomoedas disparam até 20% no acumulado da semana

12 de setembro de 2022 - 9:21

A mesma semana em que acontece o The Merge também é marcada por um elevado apetite de risco

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar