🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Em ‘Como chegar lá’, gestor de US$ 684 bi traz lições valiosas de negócios e visão menos óbvia de Wall Street

Em livro autobiográfico, Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone e “um cara de humanas”, traz lições universais sobre trabalho, negócios e a busca pela excelência

21 de novembro de 2021
7:40 - atualizado às 16:08
Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone
Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone. - Imagem: Jamel Toppin/Divulgação

Quando pensamos em um livro sobre Wall Street, a primeira coisa que vem à cabeça é uma daquelas obras de ficção um tanto cinematográficas, que expõem o lado “obscuro” do mercado financeiro americano, com negócios sujos, puxadas de tapete, jornadas extenuantes, homens gananciosos, sexo, drogas e, é claro, muito dinheiro.

Quanto às habilidades exigidas para se trabalhar naquele mercado, logo pensamos em grande capacidade matemática, ambição desmedida e sangue nos olhos.

Mas, para quem é de fora, é de se desconfiar que nem tudo é sombra nesse ambiente, que muito das histórias que conhecemos é romantizado, e que de lá também é possível extrair boas histórias empresariais e grandes lições profissionais e de negócios mesmo para quem atua em outros setores.

Afinal, estamos falando de um mercado onde trabalham algumas das mais brilhantes mentes dos Estados Unidos, e que financia e fecha negócios para algumas das maiores empresas do mundo.

Em “Como chegar lá”, o CEO da Blackstone, Stephen Schwarzman, traz o olhar entusiasmado de quem venceu em Wall Street e conseguiu chegar ao topo fazendo exatamente o que queria, amando tudo aquilo e sem enfatizar o pior lado do mercado financeiro americano - embora reconheça a sua hostilidade.

Mais que isso, o gestor de nada menos que US$ 684 bilhões mostra uma faceta menos óbvia e cinematográfica do mundo das instituições financeiras e traz alguns ensinamentos talvez um pouco inesperados.

No lugar dos fundos de hedge e corretores de ações, fusões e aquisições e private equity, segmentos muito menos chamativos, mas por onde passam rios de dinheiro; no lugar das habilidades matemáticas e do comportamento obsessivo, ou das estratégias de vendas, as negociações cara a cara e as habilidades de saber conversar, ouvir, perguntar e pedir ajuda quando necessário.

Um 'cara de humanas'

Logo no início do livro - recém-traduzido para o português e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca -, salta aos olhos o fato de que Stephen Schwarzman não é e nunca foi um cara dos números, mas sim das humanidades.

Ele se formou em Yale, especializando-se em cultura e comportamento, uma formação que combinava psicologia, sociologia, biologia e antropologia.

Posteriormente, acabou cursando finanças e administração de empresas na Harvard Business School, mas isso foi apenas depois de uma primeira passagem por uma empresa do mercado financeiro e da decisão de que era neste setor que gostaria de atuar.

Schwarzman também não nasceu empreendedor e nem sabia o que queria ser “desde criancinha”. E, embora tenha vindo de família de classe média e tido um pai com pequeno negócio - coisas que, na sua época de estudante e jovem recém-formado, lhe abriram muitas portas - foi apenas depois de anos de trabalho no Lehman Brothers que ele decidiu voar solo e fundar a Blackstone.

Não se trata, portanto, da ascensão absolutamente estelar de um gênio predestinado, mas de alguém inteligente, estudioso e entusiasmado que foi construindo sua carreira passo a passo e reconhecendo também onde teve sorte. Um tipo de trajetória profissional rica, mas com a qual é possível se relacionar, guardadas as devidas proporções.

Na mesa de negociação com Stephen Schwarzman

Em “Como chegar lá”, Stephen Schwarzman mescla relatos autobiográficos, nos quais exemplifica algumas das lições mais valiosas aprendidas na sua atuação profissional, com capítulos que trazem dicas práticas e diretas, por exemplo, sobre como entrevistar pessoas para contratar ou como investir na alta e na baixa.

O livro também é uma oportunidade de conhecer, em primeira mão, a trajetória profissional de um dos maiores investidores do mundo e acompanhar, de dentro, a formação da Blackstone, uma das maiores gestoras de recursos dos Estados Unidos.

Trata-se, por sinal, de uma excelente oportunidade de entender como funciona o mercado de fusões e aquisições de empresas ou o investimento em private equity, o carro-chefe da Blackstone. Em outras palavras, o investimento alavancado direto em participações em empresas, com atuação na gestão dos negócios e posterior venda com lucro.

Schwarzman nos conta, por exemplo, como é o processo de obter investimentos de centenas de milhões de dólares para começar um fundo e sobre as soluções societárias criativas que precisou bolar para fechar alguns negócios. Negócios reais, com pessoas reais e alguns personagens míticos, como o lendário CEO da General Electric Jack Welch e o megainvestidor imobiliário Sam Zell.

A linguagem simples possibilita que mesmo alguém menos familiarizado com o mercado financeiro entenda a alma do negócio e as lições universais a serem extraídas.

O gestor também conta como a Blackstone se tornou uma empresa focada na busca pela excelência, que ele define como “dar 100% em tudo. Sem erros.” O que não significa se sobrecarregar, pois saber pedir ajuda e dividir o fardo também faz parte.

“Como chegar lá - lições na busca pela excelência” é uma leitura rápida e leve que traz uma visão privilegiada do mercado financeiro para quem quer atuar nesse setor, mas também ensinamentos profissionais e de negócios para quem deseja construir carreira executiva ou empreender em qualquer outra área.

"É tão difícil começar e administrar uma pequena empresa quanto começar uma grande. A sobrecarga financeira e psicológica é a mesma para todos que lutam para botar uma empresa para funcionar. É difícil levantar o capital e encontrar as pessoas certas. Portanto, se você vai dedicar sua vida a um negócio, e só assim ele poderá dar certo, escolha um que tenha potencial para ser enorme."

Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone, em "Como chegar lá"

E se você gosta de títulos que estimulam o pensamento, além de tratar de negócios e finanças, te convido a conhecer o Empiricus Books, clube do livro da Empiricus. Nele, você recebe um título selecionado a dedo pela equipe a cada dois meses, além de outros mimos especiais para complementar a leitura.

Já foram lançados títulos imperdíveis como ‘Princípios’ de Ray Dalio, ‘O Valor de Tudo’ de Mariana Mazzucato e ‘O Efeito Halo’, de Phil Rosenzweig. Te convido a conhecer o clube, para ver mais leituras enriquecedoras.

Compartilhe

CLUBE DO LIVRO

Filho Rico, Pai Realizado: as lições do novo livro de Felipe Miranda vão muito além do mundo dos investimentos

5 de junho de 2022 - 7:35

O Filho Rico não se trata de mais uma obra sobre como fazer fortuna no mercado financeiro. Aliás, o conceito de riqueza do livro vai muito além do dinheiro

Clube do livro

Livro “Investimentos Inteligentes” traz estratégias simples para investidores iniciantes darem os primeiros passos em busca do seu primeiro milhão

16 de janeiro de 2022 - 8:00

Gustavo Cerbasi explica como você pode mudar a sua relação com o dinheiro e fazê-lo “trabalhar por você”; saiba mais sobre a obra

Clube do livro

Livro ‘Investimentos – Como administrar melhor seu dinheiro’ é um manual prático para investidores iniciantes que desejam fazer seu dinheiro se multiplicar ao longo dos anos

2 de janeiro de 2022 - 8:00

Mauro Halfeld, professor e gestor de investimentos, dá dicas práticas para começar a poupar, aplicar melhor o dinheiro e ter uma aposentadoria tranquila

Clube do livro

Como aprender a lidar melhor com a incerteza e riscos dos investimentos? Livro “Desafio dos Deuses” pode ajudar

26 de dezembro de 2021 - 8:00

Na obra, Peter L. Bernstein mostra que aprender sobre o risco é um norte para lidar com a realidade como ela é, sendo importante tanto nas decisões financeiras quanto em outros aspectos da vida

Clube do livro

Este são os 3 melhores livros de economia de 2021, recomendados pelo Financial Times

19 de dezembro de 2021 - 8:00

Digitalização, criptomoedas, pandemia e finanças comportamentais estão entre os temas abordados nos títulos selecionados pelo comentarista-chefe do FT, Martin Wolf

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

5 de dezembro de 2021 - 8:00

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Clube do livro

Após 24 anos de lançamento, Robert Kiyosaki mostra que ‘Pai rico, pai pobre’ continua mais atual e necessário que nunca

14 de novembro de 2021 - 8:00

‘Pai rico, pai pobre’ mostra a importância da inteligência financeira nos investimentos, e mostra o motivo de ser uma leitura obrigatória para investidores – mesmo após 24 anos de seu lançamento

Clube do livro

De Isaac Newton a Nassim Taleb, livro “Breve História das Finanças” traz um panorama das principais teorias financeiras

7 de novembro de 2021 - 8:00

Escrito pelo professor e economista Rodolfo Olivo, o livro é democrático e didático. Ao final, há dicas práticas para o investidor

Clube do livro

Quer dar uma guinada na sua carreira? Leia “O que faz a diferença”

31 de outubro de 2021 - 8:00

Escrito pela headhunter Fátima Zorzato, o livro mostra quais características são marcantes na trajetória profissional de pessoas bem-sucedidas

Clube do livro

Um passeio entre chás, sementes e cerveja: como ‘Uma Senhora Toma Chá…’ conta a história da estatística moderna de maneira descomplicada

24 de outubro de 2021 - 8:00

O livro de David Salsburg te convida a conhecer o pouco mais de um dos campos mais necessários para o melhor entendimento do mundo das finanças, e claro, da ciência

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar