🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

O Brasil da hiperinflação: Livro de Miriam Leitão retrata como era a vida antes do Plano Real

A renomada jornalista entrevistou grandes personalidades como FHC e Pérsio Arida, mas o livro não deixa de trazer os relatos de “brasileiros comuns”

22 de agosto de 2021
9:20 - atualizado às 10:23
Moeda de 1 real ao lado de outras moedas empilhadas
Imagem: Shutterstock

Uma boa equipe econômica, um plano com bases sólidas e uma população disposta a enfrentar a turbulência. Simplificando, é assim que um país vence a inflação. O livro “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”, da jornalista Miriam Leitão, retrata como o Brasil conseguiu chegar a sua moeda estável, depois de muitos erros e acertos.

As mais de quatro décadas de experiência no jornalismo econômico proporcionaram à autora uma expertise inigualável. Além de perita nos conceitos de economia, Leitão viveu cada um dos planos econômicos na pele e acompanhou histórias de pessoas do Brasil inteiro durante as trocas de planos, ministros, presidentes do BC… e o melhor: retratou tudo isto em tempo real em suas colunas e participações na TV. 

Tudo o que ela (e o Brasil) vivenciou nos turbulentos anos de inflação e hiperinflação está nas quase 500 páginas de “Saga brasileira”, um livro essencial para qualquer pessoa que queira entender a inflação brasileira e suas consequências desastrosas para a população

Só quem viveu sabe...

Apesar de fazer uso de alguns termos mais rebuscados e exigir do leitor um conhecimento prévio sobre o “basicão” da economia, “Saga brasileira” está longe de ser um livro teórico sobre planos econômicos. Ao final, há, inclusive, um glossário para possibilitar a leitura de quem é leigo em economia.

A obra de Miriam Leitão se diferencia entre os vários livros escritos sobre a inflação brasileira por trazer os relatos de pessoas reais, que sofreram os impactos diretos do caos econômico em suas vidas. Festas replanejadas, negócios fechados, oportunidades perdidas e até mesmo episódios da vida da própria autora compõem a narrativa.

“A inflação era a nossa Bastilha. O povo brasileiro queria derrotá-la, tomar o que parecia ser a cidadela do inimigo, derrubar seu muro, ocupar sua fortaleza, fechar o local onde ela mostrava suas garras.”

Trecho do livro “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”

No meio do livro, páginas em papel fotográfico exibem momentos do Brasil ao longo dos planos. Não são fotografias dos economistas e presidentes, mas dos brasileiros comuns, que ficaram reféns dos preços constantemente em alta, que viram prateleiras vazias, que tiveram que fazer estoque de compras para transformar seu salário em algo palpável. “Uma crise econômica não é apenas uma sucessão de números ruins. Atrás dos índices, existem pessoas”, escreve Leitão. 

A jornalista nos leva de volta às décadas de 1980 e 1990 com o objetivo de rememorar o período inflacionário para que ele não mais se repita. 

Logo no início do livro, ela conta qual será o fio narrativo da obra: “Este livro quer contar a história em que um povo passou por ansiedades e dores, suportou agressões aos seus direitos, velou de madrugada, viveu sobressaltos, fiscalizou, reagiu; acreditou uma, duas, seis, quantas vezes foram necessárias [...] Dentro dos gabinetes dos governos e nas salas das famílias, uma grande história foi vivida.” 

O que estava por trás dos planos econômicos

Em “Saga Brasileira”, ficamos sabendo mais sobre os bastidores dos planos econômicos, que envolveram longas reuniões de ministros e secretários, debates entre economistas da PUC Rio, negociações com o FMI e com outros agentes internacionais, nomeações estratégicas e vários outros detalhes, que Miriam Leitão recolheu através de entrevistas com importantes personalidades, como Persio Arida, FHC, André Lara Resende, Gustavo Franco, Henrique Meirelles e muitos outros. 

A jornalista também se debruça sobre acontecimentos externos que abalaram a economia mundial, com destaque para a crise asiática de 1997 e a crise do subprime em 2008. Em um dos capítulos, Leitão relembra a crise hiperinflacionária alemã nos anos 1920, que levou à ascensão de Hitler e à Segunda Guerra. É interessante notar como a autora vai entrelaçando as diferentes histórias para explicar o Brasil nos tempos de inflação. 

Outro aspecto interessante de “Saga Brasileira” é a forma como Miriam Leitão apresenta os pontos positivos de cada um dos planos econômicos, sem minimizar as suas falhas. Ao falar do Plano Collor, a jornalista não economiza críticas ao traumático “sequestro da poupança”, mas também evidencia que o plano foi pioneiro ao iniciar as privatizações no Brasil. 

A economia é base pro país se desenvolver

Mesmo sendo jornalista de economia, Miriam Leitão reforça que a economia não pode ser o principal tema dos noticiários todos os dias. Se isso acontece, é porque algo está errado. Como de fato esteve nas décadas de 1980 e 1990 pré-Plano Real. A autora diz que “a economia se destina a ser a base na qual são feitas as escolhas do país”.

Nos últimos capítulos do livro, a autora se debruça sobre os vários outros problemas que precisam ser resolvidos. Segundo ela, é necessário que os brasileiros tenham o mesmo afinco para cobrar resoluções do governo quanto tiveram nos tempos inflacionários. “São inúmeros os desafios do Brasil; são imensas as possibilidades. Enormes as tarefas já realizadas; pesadas as que ainda faltam fazer. Um país com a agenda lotada de trabalhos e no meio do caminho de mudanças”, escreve. 

“Quanto mais se consolidava a estabilização, mais fácil se tornava ver os outros defeitos do Brasil que precisam ser enfrentados. Às vezes os desafios parecem tão múltiplos que o temor é de que não se possa vencê-los pela dificuldade de escolher a prioridade.”

‒ Trecho de “Saga Brasileira”

A nova edição de “Saga Brasileira”, lançada em 2019, inclui também um capítulo sobre a crise econômica de 2015, quando o Brasil voltou a flertar com a inflação, um fantasma que está sempre assombrando os países que não fazem esforços recorrentes para contê-la. 

Agora que você já entende de inflação… o que ler em seguida?

Entender sobre inflação te ajuda a explorar uma série de outras obras sobre economia e investimentos. Mas selecionar quais dessas obras valem a pena pode ser um desafio. Há uma série de livros maçantes e complexos, que usam termos rebuscados, dificultando o entendimento dos não economistas. 

Por isso, uma curadoria especializada pode ser bem benéfica para quem quer ler outros livros de economia. É justamente esse o propósito do clube de livros Empiricus Books. A cada 2 meses, os assinantes recebem em casa um título relevante (muitas vezes inédito no Brasil) que perpassa os temas de economia, negócios e finanças

As obras são selecionadas pela equipe da Empiricus, que inclui mais de 30 analistas com vasta carga de leitura. Entre os títulos já enviados, estão as biografias dos mega investidores Warren Buffett e George Soros, um ensaio de Mario Vargas Llosa (vencedor do Nobel de Literatura) e o clássico “Princípios”, de Ray Dalio.  

Você pode conhecer mais sobre o Empiricus Books clicando aqui.

Compartilhe

CLUBE DO LIVRO

Filho Rico, Pai Realizado: as lições do novo livro de Felipe Miranda vão muito além do mundo dos investimentos

5 de junho de 2022 - 7:35

O Filho Rico não se trata de mais uma obra sobre como fazer fortuna no mercado financeiro. Aliás, o conceito de riqueza do livro vai muito além do dinheiro

Clube do livro

Livro “Investimentos Inteligentes” traz estratégias simples para investidores iniciantes darem os primeiros passos em busca do seu primeiro milhão

16 de janeiro de 2022 - 8:00

Gustavo Cerbasi explica como você pode mudar a sua relação com o dinheiro e fazê-lo “trabalhar por você”; saiba mais sobre a obra

Clube do livro

Livro ‘Investimentos – Como administrar melhor seu dinheiro’ é um manual prático para investidores iniciantes que desejam fazer seu dinheiro se multiplicar ao longo dos anos

2 de janeiro de 2022 - 8:00

Mauro Halfeld, professor e gestor de investimentos, dá dicas práticas para começar a poupar, aplicar melhor o dinheiro e ter uma aposentadoria tranquila

Clube do livro

Como aprender a lidar melhor com a incerteza e riscos dos investimentos? Livro “Desafio dos Deuses” pode ajudar

26 de dezembro de 2021 - 8:00

Na obra, Peter L. Bernstein mostra que aprender sobre o risco é um norte para lidar com a realidade como ela é, sendo importante tanto nas decisões financeiras quanto em outros aspectos da vida

Clube do livro

Este são os 3 melhores livros de economia de 2021, recomendados pelo Financial Times

19 de dezembro de 2021 - 8:00

Digitalização, criptomoedas, pandemia e finanças comportamentais estão entre os temas abordados nos títulos selecionados pelo comentarista-chefe do FT, Martin Wolf

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

5 de dezembro de 2021 - 8:00

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Clube do livro

Em ‘Como chegar lá’, gestor de US$ 684 bi traz lições valiosas de negócios e visão menos óbvia de Wall Street

21 de novembro de 2021 - 7:40

Em livro autobiográfico, Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone e “um cara de humanas”, traz lições universais sobre trabalho, negócios e a busca pela excelência

Clube do livro

Após 24 anos de lançamento, Robert Kiyosaki mostra que ‘Pai rico, pai pobre’ continua mais atual e necessário que nunca

14 de novembro de 2021 - 8:00

‘Pai rico, pai pobre’ mostra a importância da inteligência financeira nos investimentos, e mostra o motivo de ser uma leitura obrigatória para investidores – mesmo após 24 anos de seu lançamento

Clube do livro

De Isaac Newton a Nassim Taleb, livro “Breve História das Finanças” traz um panorama das principais teorias financeiras

7 de novembro de 2021 - 8:00

Escrito pelo professor e economista Rodolfo Olivo, o livro é democrático e didático. Ao final, há dicas práticas para o investidor

Clube do livro

Quer dar uma guinada na sua carreira? Leia “O que faz a diferença”

31 de outubro de 2021 - 8:00

Escrito pela headhunter Fátima Zorzato, o livro mostra quais características são marcantes na trajetória profissional de pessoas bem-sucedidas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar