Com a bolsa brasileira fechada em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a atenção dos investidores se voltou para os mercados externos, que ensaiaram um dia de recuperação, mas terminaram a terça-feira (12) no vermelho.
A maior perda foi registrada pelo Dow Jones, que terminou o dia com um recuo de 0,34%. Após a abertura em alta, o índice S&P500 também mudou o sinal e caiu 0,24%, enquanto o Nasdaq registrou queda de 0,14%. Esse é o terceiro dia de fechamento em baixa para os três principais índices de ações das bolsas norte-americanas.
O principal destaque do dia nas bolsas foi a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição cortou as projeções para o crescimento global em 2021 de 6% para 5,9%, em meio à reabertura mais lenta da economia com a pandemia da covid-19.
A revisão dos números acontece em meio à preocupação com o ritmo de recuperação global diante da escalada da inflação, puxada pela disparada dos preços de energia. A incerteza tem pressionado as bolsas internacionais, que também aguardam a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, da sigla em inglês) amanhã.
Além do dado sobre a inflação dos EUA, a quarta-feira (13) também trará o início de uma nova temporada de balanços para os investimentos. O período de resultados já começa com divulgações dos grandes bancos norte-americanos, como JP Morgan e BlackRock.
E o Brasil?
Apesar do feriado, o noticiário econômico também trouxe novidades para o investidor brasileiro. O FMI reduziu a estimativa para o PIB de 5,3% para 5,2% neste ano. Para 2022, a previsão para o crescimento da economia foi reduzida de 1,9% para 1,5%.
Com isso, o EWZ, principal fundo negociado em Nova York que investe em ações brasileiras, chegou a subir durante o dia, mas acompanhou o mercado internacional e fechou em queda de 0,25%. Vale lembrar que, no pregão de ontem, o Ibovespa também fechou em queda de 0,58%, a 112.180 pontos.
Além do índice, veja também como foi o desempenho de alguns dos principais recibos de ações (ADRs) de companhias brasileiras nas bolsas americanas:
- Vale (VALE): -0,41%;
- Gerdau (GGB): -0,21%;
- Itaú Unibanco (ITUB): -0,46%;
- Bradesco (BBD): -0,54%;
Leia também:
- A inflação verde: por que os preços de energia não param de subir
- Por que as ações de bancos digitais, empresas de cartões e fintechs caíram até 10% hoje?
- Round 6 (Squid Game): Por que o Credit Suisse está otimista com os efeitos da série para os resultados da Netflix