Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Investidor 3.0

“As bolsas estão navegando as condições financeiras mais frouxas da história”, diz André Jakurski, da JGP

Fundador e gestor da JGP Asset Management, André Jakurski falou sobre sua visão para os mercados globais e mostrou preocupação com o Brasil

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
10 de novembro de 2021
12:07 - atualizado às 19:09
Painel online com André Jakurski, fundador e gestor da JGP Asset Management. Ele foi entrevistado por Felipe Miranda, da Empiricus, e Jojo Wachsmann, da Vitreo
Imagem: Empiricus

Um dos mais respeitados gestores do mercado brasileiro, André Jakurski vê uma sombra de incerteza pairando sobre os ativos internacionais. Por mais que o momento seja positivo para as bolsas em grande parte do mundo, a normalização das políticas de juros e o fim dos estímulos fornecidos por governos e bancos centrais tende a embaralhar as cartas — o que exige uma boa dose de cautela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Estamos vivendo um mundo novo, é difícil prever como [as variáveis] vão se desenrolar", disse Jakurski ao podcast RadioCash; o fundador da JGP Asset Management foi entrevistado por Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus, e Jojo Wachsmann, CIO da Vitreo. O programa especial foi parte do Investidor 3.0, evento promovido pela Empiricus para comemorar os 12 anos de fundação da casa de análise.

Para o gestor, a pandemia e a injeção de recursos nas economias globais desencadearam uma série de fenômenos bastante únicos. A demanda por bens no mundo explodiu, impulsionada ainda mais pela renda extra disponibilizada pelos governos e pela indisponibilidade de muitos serviços — o que, naturalmente, tem elevado as pressões inflacionárias.

Esse pano de fundo, no entanto, também é permeado pelos esforços mais intensos de transição energética e pelos problemas de ordem logística, com incapacidade de fornecimento de bens e matérias-primas para atender à demanda aquecida no mundo. Uma combinação inédita e que tende a mexer com os mercados de maneira imprevisível.

Estamos no início de uma recuperação cíclica por padrões históricos, mas já temos efeitos como se fosse final de ciclo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André Jakurski, fundador e gestor da JGP Asset Management

Jakurski e a visão dos mercados

Apesar dessas incertezas, o gestor ressalta que, lá fora, ainda há fatores bastante positivos para os mercados, sobretudo as bolsas globais. O BC americano tem se mostrado mais tolerante à inflação e o processo de alta de juros por lá deve ser feito de maneira gradual e lenta; além disso, o plano fiscal do presidente Joe Biden deve continuar injetando recursos na economia ao longo dos próximos anos.

Leia Também

Tanto é que, em termos reais, os juros longos dos EUA estão negativos — condição que, por si só, aumenta a atratividade dos investimentos em bolsa no país. "As bolsas estão navegando as condições financeiras mais frouxas da história", avaliou Jakurski.

Veja os principais índices acionários americanos: S&P 500, Dow Jones e Nasdaq estão novamente nas máximas históricas. No entanto, o fundador da JGP destaca que essa bonança é superficial: por mais que esses índices estejam tranquilos, há uma intensa turbulência nos setores e empresas em específico.

O exemplo clássico é a rotação entre empresas de crescimento (growth) e de valor (value). Ações de companhias cujas teses de investimento foram beneficiadas com a pandemia e o lockdown, que dispararam num primeiro momento, acumulam perdas significativas nos últimos meses; por outro lado, papéis ligados à reabertura da economia e de setores específicos, como o de cibersegurança, têm avançado intensamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É um mercado de escolha de ações, e se as escolhas forem erradas, os prejuízos são enormes.

André Jakurski, fundador e gestor da JGP Asset Management

Dentro dessa lógica, o gestor se diz particularmente animado com o setor de energia nos EUA: com a reabertura da economia e o aumento no nível de consumo, Jakurski acredita que haverá uma escassez de energia fácil no mundo — e empresas mais avançadas na transição e em compensação de carbono, como a Shell e a Occidental Petroleum, estão entre suas preferências.

E o Brasil?

Em relação ao mercado brasileiro, Jakurski se mostra receoso, apontando o menor nível de poupança e de investimento, além da alta tributação, como fatores que colocam o país numa condição menos favorável em relação ao exterior. A decisão do BC de baixar a Selic até 2% ao ano foi criticada pelo gestor à época — e, agora, a forte alta nos juros tem um efeito destrutivo para as empresas.

"O que tem de negativo nos países centrais está agravado aqui", disse ele. "A inflação alta vai continuar, acho que o crescimento brasileiro potencial é medíocre".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No lado fiscal, ele se diz preocupado com as perspectivas de médio prazo: por mais que o furo do teto de gastos em si não envolva cifras tão volumosas, o ato de se viabilizar esse estouro pode representar um precedente bastante maléfico para a dinâmica das contas públicas — afinal, quem dribla o teto uma vez, pode fazê-lo novamente no futuro.

Mas, apesar das dificuldades, ele também ressalta que há alguns papéis e setores da bolsa que caíram muito. Entre as oportunidades, ele aponta o setor financeiro e os grandes bancos, que tradicionalmente conseguem entregar resultados sólidos, independente do ambiente econômico. "Itaú ou Bradesco me parecem bons lugares para estar estacionado".

Veja abaixo a íntegra da participação de André Jakurski no Investidor 3.0

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALÉM DOS GRINGOS

Virada de jogo? Brasil se destaca entre emergentes e investidor local volta à B3, diz Itaú BBA

30 de março de 2026 - 18:04

Segundo o banco de investimentos, o cenário macro mais favorável coloca o Brasil em evidência

VIRADA DE CARTEIRA

Brasileiros perdem interesse na renda fixa e ações ganham espaço aos poucos — mesmo com a guerra aumentando os riscos, diz XP

30 de março de 2026 - 15:42

Levantamento com assessores indica que apetite por risco permanece inalterado, com o sentimento pelo Ibovespa deteriorando na margem

EFEITO BRENT

Guerra, petróleo em alta e novos poços: a combinação que colocou a Brava (BRAV3) no topo da bolsa nesta segunda

30 de março de 2026 - 13:18

Companhia inicia campanha de perfuração e aproveita cenário externo turbulento para ganhar tração no Ibovespa

MERCADOS HOJE

Ibovespa e dólar avançam com mercado dividido sobre a guerra e Galípolo “ganhando tempo”; veja os destaques de hoje

30 de março de 2026 - 11:55

Os mercados começaram a semana sob tensão geopolítica, com guerra no Oriente Médio elevando o preço do petróleo e dividindo investidores, enquanto falas de Galípolo reforçam cautela do BC

FOME DE AQUISIÇÃO

O ‘pacman dos FIIs’ está de volta: GGRC11 fecha compra milionária de galpões; confira os detalhes da operação

30 de março de 2026 - 10:42

De acordo com o FII, a operação, que ainda depende do cumprimento de condições precedentes, com expectativa de fechamento até o fim de abril

QUEM EMAGRE E QUEM GANHA PESO

Fenômeno das canetas emagrecedoras: o “clique” de R$ 50 bilhões que está chacoalhando a bolsa brasileira

28 de março de 2026 - 17:15

Itaú BBA fez uma lista de ações que ganham e que perdem com a popularização do medicamento; confira o ranking

ANOTE NA AGENDA

Depois de sobreviver à guerra e acumular 3% de alta, Ibovespa dá de cara com dados de emprego na semana

28 de março de 2026 - 12:35

Do Caged ao Payroll, a semana será de temperaturas elevadas para a economia global; saiba como os indicadores e as tensões no Oriente Médio mexem com o seu bolso

COMMODITIES, CARRY E ELEIÇÃO

Real barato e petróleo no radar: por que o Bank of America aposta no Brasil contra o México

28 de março de 2026 - 11:32

Com o petróleo em alta e um carry trade atrativo, o BofA Securities aposta na moeda brasileira; confira os alvos da operação e como o cenário eleitoral pode ditar o ritmo do câmbio

O PRÊMIO DE CADA SHOPPING

Multiplan (MULT3), Iguatemi (IGTI11) ou Allos (ALOS3)? Bradesco BBI diz qual é a ‘favorita’ em receita, escala e consistência

27 de março de 2026 - 18:15

Analistas se debruçaram sobre as diferenças das ações de shoppings e afirmam que a qualidade dos portfólios justifica o patamar de preços de cada papel

FII EXPERIENCE 2026

‘O jogo dos FIIs mudou completamente’: Luiz Augusto, sócio fundador da TRX, conta a estratégia da gestora para crescer na nova fase do mercado

27 de março de 2026 - 14:12

O setor caminha para uma redução no número de fundos imobiliários e um foco em veículos maiores, mais robustos e líquidos

DINHEIRO NA CONTA

Renda extra vai pingar: B3 (B3SA3) pagará R$ 372,5 milhões em juros sobre capital próprio — até quando investir para ter direito?

27 de março de 2026 - 13:11

Data máxima para investir nas ações da B3 e ter direito ao pagamento se aproxima; confira o valor por ação e o calendário para a renda extra cair na conta

VEJA DETALHES DO BALANÇO

Azul (AZUL53) tem prejuízo 330% maior em 2025 e projeta ‘voo eficiente’ para este ano

27 de março de 2026 - 12:57

Companhia reporta lucro de R$ 125 milhões no ano passado após prejuízo bilionário em 2024, enquanto resultado ajustado aponta perda de R$ 4,3 bilhões; veja os números

FII EXPERIENCE 2026

FIIs de shopping centers estão com os dias contados? Gestores dizem que não — e a reforma tributária é um dos motivos

26 de março de 2026 - 19:58

Durante evento FII Experience, gestores dizem que o mercado ainda não percebeu os valores patrimoniais desses ativos, que seguem descontados na bolsa

QUEM LEVA ESSA?

Na mira do dinheiro gringo: Goldman elege o Brasil entre emergentes e revela as ações para lucrar

26 de março de 2026 - 18:15

Apesar da fuga de US$ 44 bilhões dos emergentes, país atrai capital e pode se beneficiar quando o cenário virar; veja onde investir, segundo o banco

IMERSÃO MONEY TIMES

“Para quem estava com medo da bolha em IA, agora é hora de entrar”: tensão global derruba ações e abre ponto de entrada

26 de março de 2026 - 16:00

Em painel do evento Imersão Money Times, especialistas apontaram que a correção recente no mercado de IA abriu espaço para novos investimentos; veja como se expor

O MOTOR DO PREGÃO

Petrobras (PETR4) descobre novo poço, mas rali vem de fora e puxa petroleiras em bloco na bolsa

26 de março de 2026 - 13:50

Movimento do dia vai além do noticiário da estatal — e ajuda a explicar o comportamento do setor

UM ATIVO, UMA INQUILINA

Vinci Logística (VILG11) quer pagar R$ 56,1 milhões pelo único ativo de outro FII de logística; entenda a operação

26 de março de 2026 - 12:40

O empreendimento está localizado em Pernambuco e, atualmente, é ocupado por apenas uma inquilina

HASTA LA VISTA, BABY

Nova carteira: 4 ações devem dar adeus ao Ibovespa em maio, segundo Itaú BBA, e IRB(Re) (IRBR3) é uma delas

25 de março de 2026 - 15:10

Companhias em recuperação judicial ou cujo preço dos ativos é inferior a R$ 1,00 (penny stock) não são elegíveis, por exemplo

PARA IR ÀS COMPRAS

Renda passiva: Allos (ALOS3) anuncia pagamento de R$ 438 milhões em JCP e dividendos; veja datas e valores por ação

25 de março de 2026 - 11:02

Na semana passada, a Allos recebeu, pela primeira vez, o rating AAA.br da Moody’s Local Brasil, com perspectiva estável;; a nota máxima indica que a companhia possui extrema solidez financeira e baixo risco de crédito

SINAL VERDE PARA INVESTIR

Itaúsa (ITSA4): ‘presente’ de R$ 8,7 bilhões e outros dois gatilhos podem impulsionar a ação, diz Bradesco BBI; o que está em jogo?

23 de março de 2026 - 19:57

Desde o início do ano, o papel da holding já saltou 17% — acima do Ibovespa, que sobe 13,7% em 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia