A Petrobras (PETR4) confirmou na quinta-feira (11) à noite que pagará na terça-feira (15) os dividendos relativos aos resultados de 2019, com base na posição acionária de 22 de julho.
A empresa vai pagar R$ 0,239895 por ação ordinária e R$ 0,000461 por ação preferencial. Os valores foram corrigidos pela taxa Selic.
No começo de março, a Petrobras alterou a data do pagamento dos dividendos de 2019, inicialmente programados para 20 de maio, como uma maneira de preservar seu caixa em meio à pandemia de covid-19 e a forte queda dos preços do petróleo. E informou que pretendia fazer os repasses em 15 de dezembro.
Em outubro, a empresa divulgou alterações em sua política de remuneração aos acionistas para permitir o pagamento de dividendos mesmo quando registrar prejuízo.
A administração poderá propor o repasse de proventos, mesmo sem a apuração de lucro, caso se verificar redução da dívida líquida nos 12 meses anteriores. O pagamento depende também de os diretores entenderem que a sustentabilidade financeira da companhia não será prejudicada com o repasse.