Menu
2020-03-19T10:37:53-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
VAI PA ONDE?

Tesouro Direto continua suspenso na manhã desta quinta-feira; apenas Tesouro Selic é negociado

Alta volatilidade dos juros deixou a plataforma suspensa mais uma vez; apesar de oportunidade de compra ter surgido, pessoa física não consegue operar

19 de março de 2020
10:37
cadeados e dinheiro
Imagem: Shutterstock

O Tesouro Direto continua suspenso na manhã desta quinta-feira (19) em razão da forte volatilidade nas taxas de juros no mercado futuro. Mesmo após o Banco Central efetuar mais um corte na taxa Selic, os juros disparam.

Apenas a negociação de Tesouro Selic (LFT), título público atrelado à taxa básica de juros, está liberada. Mas os investidores não conseguem comprar nem vender títulos prefixados, nem Tesouro IPCA+, muito embora a disparada nas taxas de juros tenha aberto uma boa oportunidade de compra desses títulos.

A paralisação do Tesouro Direto em momentos de alta volatilidade nas taxas de juros é praxe, para que preços e taxas dos títulos sejam atualizados. Mas nos últimos dias, com o pânico nos mercados, tem sido cada vez mais frequente.

Ontem, a negociação de títulos prefixados e atrelados à inflação permaneceu fechada pelo dia inteiro, e os preços e taxas dos títulos só foram atualizados depois do fechamento do mercado, às 18 horas.

A negociação no mercado secundário, no entanto, continua funcionando normalmente. É nele que atuam fundos de investimento e instituições financeiras.

As taxas de juros estão disparando em março com o pânico nos mercados devido ao avanço do coronavírus no mundo e a forte alta do dólar, que já se aproxima de R$ 5,20. O temos é que a pressão cambial jogue a inflação para cima, obrigando a uma alta de juros antes do imaginado.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

BAD TRIP

CVC praticamente não tem receita no 2º trimestre por conta da covid-19

Pandemia paralisa turismo no País e faz empresa registrar prejuízo de R$ 252,1 milhões

Esquenta dos mercados

Otimismo externo e ausência de pressão local apontam para abertura em alta do Ibovespa

Rumo do dia será definido pelas negociações em torno de um novo pacote de estímulo nos EUA; prazo para acordo expira hoje

Brasil registra 271 óbitos pela covid-19 e 15.383 novos casos em 24h

País acumula 154.176 mortos e 414.892 pessoas em tratamento

Eleições nos EUA

Trump ou Biden? Qual candidato é melhor para os seus investimentos?

O mercado estava morrendo de medo de uma vitória democrata, mas agora está meio que torcendo por Biden de olho no tamanho e no alcance dos estímulos fiscais planejados pelo candidato

pacote comercial

Brasil e EUA assinam acordo para facilitar comércio e desburocratizar regulação

O Acordo de Comércio e Cooperação Econômica vinha sendo negociado pelos dois países desde 2011, mas estava em hibernação até a eleição do presidente Jair Bolsonaro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies