O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Se a bolsa de valores é um investimento de longo prazo, nada melhor do que ter na sua carteira um fundo de ações que multiplicou por 15 o capital dos investidores
Talvez fosse a chegada da idade, o nascimento do meu primeiro filho, ou mesmo o início de alguma estabilidade financeira. O fato é que foi por volta dos 30 anos que comecei a guardar dinheiro pensando na aposentadoria.
O primeiro aporte no meu plano de previdência foi feito no começo de 2008. Naquela época nem tão distante assim, a única escolha viável para uma pessoa de renda média como eu era um fundo sob gestão de um grande banco.
O produto era caro e ruim, mas o benefício tributário e os juros de dois dígitos da época serviam como um anestésico para a “mordida” da instituição financeira.
De lá para cá, a situação melhorou bastante graças à chegada da concorrência das plataformas de investimento. Mas isso não significa que a vida de quem pretende construir um patrimônio para complementar a previdência ficou mais fácil.
Se de um lado as cobranças foram reduzidas ou praticamente extintas, como no caso da taxa de carregamento, por outro a queda dos juros diminuiu sensivelmente a rentabilidade da maioria dos planos.
Isso significa que você precisa rever urgentemente a sua alocação em previdência, do contrário vai chegar à idade de se aposentar com muito menos dinheiro do que o planejado.
Leia Também
Na prática, você tem duas saídas: ou aumenta os aportes no seu plano atual ou escolhe um produto com uma composição maior de renda variável. Lembrando que você pode fazer a portabilidade do seu plano para qualquer instituição financeira sem custos.
A decisão vai depender de uma série de fatores, como a sua idade e momento de vida. Mas eu entendo que, para um investimento com horizonte de longo prazo — neste caso de pelo menos dez anos — você deveria ter um plano de previdência com alocação em bolsa.
Algumas das melhores gestoras do país também passaram a oferecer fundos de previdência. Esse é o caso da Brasil Capital, o destaque desta edição da Lupa dos Fundos.
Com um total de R$ 8,5 bilhões sob gestão, a Brasil Capital nasceu no mesmo ano em que eu comecei a fazer aportes para a previdência. Nos últimos 12 anos, a gestora que conta hoje com 18 pessoas, sendo 11 sócios, se dedicou a uma única estratégia: investir em ações de empresas brasileiras — listadas na B3 ou no exterior — com foco no médio e longo prazo.
A criação da gestora aconteceu em um momento emblemático, quando o país havia acabado de conquistar a condição de “grau de investimento”, o selo de bom pagador das agências de classificação de risco, conforme me contou André Ribeiro, sócio-fundador da Brasil Capital.
Parecia o momento perfeito tanto para dar início a um novo negócio como para investir na bolsa. Mas logo em seguida os mercados globais foram tragados pela crise financeira. Como resultado, o fundo da Brasil Capital amargou uma queda de 27% logo nas primeiras duas semanas de vida.
Mas os investidores que aplicaram na “cota 1”, o que inclui os próprios sócios da gestora, não têm do que reclamar. A gestora não só recuperou a perda inicial com multiplicou por 15 o capital desde então.
O fundo também superou em quase dez vezes o desempenho do Ibovespa no mesmo período. E tudo isso incluindo o amargo ano de 2020, em que o fundo chegou a cair 36% no fatídico mês de março, mas se recuperou e acumula queda da ordem de 10% no ano.
O segredo da Brasil Capital foi mirar em empresas capazes de empregar bem o capital e entregar resultados mesmo em momentos adversos. “Se dependêssemos do cenário macroeconômico não investiríamos nunca.”
A Brasil Capital possui hoje pouco mais de 20 ações na carteira. Para fazer parte do fundo, os gestores buscam três características nas empresas investidas.
O primeiro é o modelo de negócio, que precisa ser estruturalmente dominante e com vantagens competitivas claras. Ribeiro citou como exemplo Vale e Suzano, empresas que possuem o menor custo de produção global de seus respectivos produtos — minério de ferro e celulose.
As pessoas por trás das companhias são outro fator que conta na decisão de investimento da gestora, que procura virar sócia de empresários que saibam inovar e gerar valor para os acionistas ao longo do tempo.
A última — e não menos importante — variável é o preço. “Tentamos captar distorções entre o valor de mercado e o valor potencial que a companhia pode ter ao longo dos anos”, disse Ribeiro. Em outras palavras, não basta a empresa ser boa, é preciso estar barata.
O fundo de ações da gestora, portanto, é uma ótima pedida para quem deseja aumentar a exposição à renda variável na carteira. O produto de previdência da gestora é mais recente, mas incorpora a mesma estratégia, segundo Ribeiro.
A principal diferença é que, por questões regulatórias, não pode deter papéis de empresas brasileiras listadas no exterior. Os planos voltados para o investidor de varejo também não podem deter até 100% do patrimônio em ações, como o fundo tradicional
Se a bolsa de valores é um investimento de longo prazo, nada melhor do que ter uma parcela de renda variável naquela parcela da sua carteira destinada à aposentadoria. Com a queda dos juros para as mínimas históricas, o que era apenas uma alternativa virou praticamente uma obrigação.
Criada em 2008, a Brasil Capital se logo se destacou como uma das principais gestoras do país. Todos os fundos da casa seguem uma única estratégia, que acumula um retorno de quase 1500% desde o início, contra 160% do Ibovespa no mesmo período.
As diferenças entre os produtos são apenas regulatórias e tributárias. O fundo de previdência destinado ao público de varejo, por exemplo, pode deter no máximo 70% do patrimônio em ações e não pode investir em empresas listadas nas bolsas estrangeiras.
Em compensação, conta com o benefício tributário da tabela regressiva do Imposto de Renda e a possibilidade de dedução das contribuições até o limite de 12% da renda bruta tributável nos planos PGBL.
A seguir você confere as principais informações sobre os fundos da Brasil Capital disponíveis para investimento. Lembrando que as condições e a disponibilidade podem variar de acordo com a plataforma. No caso do fundo de previdência, o produto está aberto hoje apenas na XP, mas a gestora em breve terá uma versão no BTG Pactual.
*Dados desde o início da estratégia. Criado em 2012, o Brasil Capital 30 segue a mesma estratégia do fundo original e rende 215% desde então, contra 85% do Ibovespa
**Existe uma segunda versão do fundo, voltada a investidores qualificados (com pelo menos R$ 1 milhão em recursos), que investe 100% do patrimônio em bolsa e cobra 2% de taxa de administração mais 20% de performance.
Ação do Itaú levou quatro recomendações entre as 12 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro; veja o ranking completo
Até que ponto o discurso em nome da liberdade de expressão se tornou uma forma das big techs tirarem as responsabilidades de si mesmas?
Quem costuma ler meus textos por aqui, sabe que gosto de começar com algum detalhe sobre mim. Os livros que gosto, os que odeio, alguma experiência da minha vida, algo que ouvi falar… Assim, vamos nos tornando mais íntimos um mês de cada vez. O texto de hoje é um desses. Quero falar sobre sonhos… […]
Ícone das criptomoedas possui história excêntrica, desde proximidade com Donald Trump a título de primeiro-ministro de micronação
As melhores distopias são necessariamente um retrato exacerbado do presente, que funcionam como uma espiada sensacionalista do está por vir se a sociedade decidir seguir determinado rumo. É como se a obra estivesse o tempo todo nos ameaçando com um futuro terrível… como se fosse a foto de um pulmão cinza e cheio de câncer […]
Enquanto muitos temiam os deepfakes, a grande mentira das eleições de 2024 pareceu mais algo criado na década de 1930. O que aconteceu?
A nossa relação com a arte mudou depois das redes sociais, mas até onde isso pode ser considerado uma coisa boa?
Se antes a voz do povo era a voz de Deus, agora Ele parece ter terceirizado o serviço para uma casta de intermediários: os influencers. Munidos pela força do algoritmo das redes sociais, que exige cada vez mais do nosso tempo, eles parecem felizes em fazer esse trabalho, até porque são muito bem pagos por […]
“As rodas da máquina têm de girar constantemente, mas não podem fazê-lo se não houver quem cuide delas”. Na falta de um jeito original de começar a news desta semana, recorro ao ChatGPT para me fazer parecer mais sofisticada. Oi, Chat! [digito educadamente na intenção de ser poupada caso as IAs tomem o poder] Quero […]
Enquanto Bolsonaro votou contra o Plano Real em 1994, Lula disputava a presidência contra Fernando Henrique Cardoso
Esses carros são reconhecidamente bons produtos, mas vendem pouco; saiba quando (e se) vale a pena comprá-los
Você provavelmente é mais inteligente entre seus círculo de conhecidos nas redes sociais. E aqui está o real motivo por trás disso
“Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”. Talvez seja um pouco irônico começar um texto sobre nostalgia citando uma música que me foi ensinada pelo meu próprio pai — e que fala sobre conflitos geracionais… A proposta de hoje: […]
Começo o texto desta semana com uma história que envolve o TikTok, Vladimir Putin e um jovem sub-astro da rede, filho de dois viciados em droga que perderam a guarda dele antes mesmo de seu primeiro aniversário. O contexto que une esses personagens é a guerra na Ucrânia. O jovem em questão é Denys Kostev, […]
Você pode sair deste texto preocupado…
Este texto não é sobre ganhar dinheiro, é sobre uma tendência
“Ah, é aquela rede social de gente mentirosa”, é o que eu ouço do meu avô de 91 anos ao tentar explicar o que é o Telegram. Assíduo espectador de noticiários, ele se referia não só às vezes em que a plataforma russa teve problemas com a Justiça brasileira, mas também ao seu conhecido uso […]
Os dois marcaram uma briga física, mas a batalha real é outra
Com desafios e oportunidades pela frente, o Seu Dinheiro reuniu as melhores oportunidades indicadas pelos especialistas em um guia exclusivo; baixe gratuitamente
Um homem chega em casa exausto depois de uma semana intensa de trabalho. É sexta -feira e tudo está em silêncio, o lugar está escuro. Ele mora sozinho. O vazio do ambiente começa a contaminá-lo a ponto de despertar uma certa tristeza pela solidão que enfrentaria nas próximas horas. Ele se senta no sofá e, […]