Site icon Seu Dinheiro

Trump anuncia novas sanções econômicas ao Irã, mas não cita novas ações militares no Oriente Médio

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, finalmente fez um pronunciamento oficial após os ataques do Irã a duas bases do país no Iraque. E o chefe da Casa Branca tratou de colocar panos quentes na tensão, sem anunciar ações militares no Oriente Médio para revidar a ofensiva iraniana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em discurso encerrado há pouco, o republicano assumiu um tom incisivo ao falar sobre o governo iraniano, dizendo que o "comportamento hostil" de Teerã não será mais tolerado. E, em resposta aos ataques da noite anterior, Trump anunciou a adoção de "sanções econômicas adicionais" ao país, mas sem entrar em maiores detalhes.

"Enquanto eu for presidente, o Irã nunca terá uma arma nuclear", disse o presidente americano, no início de seu discurso, ressaltando que a ofensiva militar iraniana não resultou em mortes entre as tropas dos EUA — os danos, de acordo com ele, foram apenas materiais.

Trump também comentou a ação do exército americano que gerou a morte de Qassim Sulaimeni, principal líder das forças armadas do Irã — episódio que desencadeou a escalada nas tensões entre os países. O chefe da Casa Branca classificou o general iraniano como "um dos maiores terroristas" e citando supostos envolvimentos do militar em atentados na região.

"O Irã ameaça o mundo civilizado com sua busca por armas nucleares"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Donald Trump

O presidente americano também convocou as demais potências do mundo para auxiliar na busca por paz no Oriente Médio. Segundo ele, o Reino Unido, a Alemanha, a Rússia e a China devem se unir aos EUA para frear as ambições nucleares do Irã.

"A paz não vai aparecer no Oriente Médio até que o Irã continue fomentando a violência", disse. "A campanha de terror [do Irã] não será mais tolerada".

O tom moderado assumido por Trump, sem se comprometer com ações militares imediatas em resposta ao ataque do Irã, agradou os mercados. O Ibovespa, que operava em baixa no início da tarde, agora fica perto do zero a zero.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones(+0,68%), o S&P 500 (+0,66%) e o Nasdaq (+0,64%) ganharam força com a fala do republicano — confira aqui a cobertura completa dos mercados.

Exit mobile version