Objetivo é manter a estrutura produtiva de abril a junho, diz secretário
Adolfo Sachsida disse que o teto de gastos está sendo mantido e depois de passada a pandemia, o governo voltará a controlar à política de ajuste econômico e fiscal

O secretário de política econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta terça-feira, 14, que a função da SPE é manter a economia com empregos em abril, maio e junho. "Temos que manter a estrutura". Ele participa neste momento de uma transmissão ao vivo da XP Investimentos.
No entanto, de acordo com o secretário, o teto de gastos está sendo mantido e depois de passada a pandemia, o governo voltará a controlar à política de ajuste econômico e fiscal.
Sachsida disse que as medidas adotadas pela equipe econômica foram tempestivas, fortes e de caráter transitório.
Ele afirmou que as pessoas parecem não entender a situação e condições da economia brasileira quando fazem comparações com os pacotes anunciados por outros países, como os da Europa e Estados Unidos. "Dizer que o governo está lento e não anunciando medidas é errado", disse Sachsida.
"Nós fomos anunciando as medidas aos poucos. Não somos EUA e nem Europa", afirmou o secretário para quem a economia voltará a retomar a trajetória de crescimento em julho ou agosto, de forma lenta e gradual.
"Se empresas quebram, a retomada é lenta e o choque é permanente", disse o secretário. Contudo, de acordo com ele, em três meses o País terá a estrutura produtiva pronta para sair desta situação de crise.
Leia Também
Impacto
O secretário reforçou que as ações de política fiscal e monetária para enfrentar a crise gerada pelo coronavírus somam R$ 1 trilhão e que o déficit primário deve fechar em R$ 250 bilhões.
Segundo ele, a Secretaria de Política Econômica (SPE) está acompanhando se o dinheiro está chegando onde deve chegar. O chamado "coronavoucher", de acordo com Sachsida, está chegando a quem precisa.
"Até o momento, dados mostram que o coronavoucher está chegando sim", disse o secretário, destacando que as medidas estão chegando na ponta, mas que é preciso fazê-las chegar muito mais. "As medidas trabalhistas estão chegando na ponta bem", disse Sachsida.
*Com Estadão Conteúdo
ELEIÇÕES 2026
Lula e Flávio Bolsonaro seguem empatados no 2º turno com distância de 2 pontos, segundo Datafolha
17 de setembro de 2026 - 19:49ELEIÇÕES 2026
Ressaca do STF: como os presidenciáveis reagiram ao dia seguinte da sessão turbulenta
16 de setembro de 2026 - 19:45UM DIA (QUASE) HISTÓRICO
Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF
15 de setembro de 2026 - 19:57ELEIÇÕES 2026
Lula amplia vantagem e volta a ficar numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
14 de setembro de 2026 - 9:20DE CABEÇA PARA BAIXO?
Brasil no centro e sul no topo: novos mapas-múndi lançados pelo IBGE desafiam convenções cartográficas
12 de setembro de 2026 - 14:00Conteúdo Market Makers
Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista
12 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha
11 de setembro de 2026 - 19:32TENSÃO ESQUENTOU
Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin
11 de setembro de 2026 - 9:04ELEIÇÕES 2026
Dia quente na política: empate nas pesquisas, decisões do TSE, internação de candidato e as revelações de Augusto Cury
10 de setembro de 2026 - 19:52O DIA NA POLÍTICA
Fachin intervém para conter crise no STF e tira Moraes do inquérito das fake news
9 de setembro de 2026 - 18:36ELEIÇÕES 2026
Afastamento na PF, silêncio de Lula e reação dos presidenciáveis: o resumo político do dia
8 de setembro de 2026 - 19:50ELEIÇÕES 2026
Após crise no STF: Flávio Bolsonaro e Augusto Cury passam numericamente o presidente pela primeira vez, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
8 de setembro de 2026 - 10:33ELEIÇÕES 2026
Primeira pesquisa Quaest após crise no STF mostra Lula com 36% e Flávio com 29% no 1º turno; disputa segue acirrada no 2º turno
7 de setembro de 2026 - 18:51SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia da Independência do Brasil: a introdução desconhecida do Hino Nacional e a canção composta por D. Pedro I
7 de setembro de 2026 - 17:00Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026