O Ibovespa aprofunda a queda nesta sexta-feira (24) após o ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciar que vai deixar o governo de Jair Bolsonaro.
O principal índice da bolsa abriu em leve queda, mas às 12h30 registrava uma baixa de 8,26%, aos 72.808,10 pontos. Na mínima, o índice tocou os 72.281,76 pontos, após um recuo de mais de 9%. O dólar à vista tem alta de 2,58%, chegando a R$ 5,6938. Veja a cobertura completa de mercados.
O ministro lembrou que o convite para integrar o governo incluía a promessa de "carta branca" nas nomeações e citou a tentativa de uma interferência política na Polícia Federal como gatilho para sua renúncia.
"A autonomia da Polícia Federal, como um respeito a aplicação da lei, seja a quem for, é um valor fundamental que temos que preservar dentro do estado de direito", disse.
A demissão de Moro acontece após, na madrugada desta sexta-feira (24), o presidente formalizar a exoneração de Maurício Valeixo, homem de confiança do ministro, do cargo de diretor-geral da Polícia Federal.
A exoneração do diretor-geral ocorreu dias depois de a Polícia Federal abrir uma investigação para apurar o financiamento e a organização da manifestação de domingo (19) contra o Congresso - evento em que Bolsonaro discursou.
Desde o ano passado, a PF investiga uma rede de fake news que seria comandada pelo chamado “gabinete do ódio” - estrutura suspeita de ser ligada aos filhos do presidente, Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro.