🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Ricardo Gozzi
Fiador sem crédito

Investidores veem omissão de Guedes no Renda Cidadã e mostram cansaço com “Posto Ipiranga”

Agentes do mercado financeiro questionam voto de confiança no ministro da Economia como fiador da disciplina fiscal

Ricardo Gozzi
29 de setembro de 2020
16:44 - atualizado às 17:58
Ministro da Economia, Paulo Guedes
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Isac Nóbrega/PR

Desde a pré-campanha de Jair Bolsonaro à presidência, Paulo Guedes era apresentado à opinião pública como a alma liberal de um governo disposto, entre outras coisas, a ‘privatizar tudo’ e a ‘tirar o Estado do lombo do contribuinte’.

Mais que isso, Guedes emergia como o suposto esteio ultraliberal ao qual se atribuía a capacidade de colocar sob controle um candidato outsider visto com desconfiança por amplos setores da sociedade.

De Beato Salu, Guedes passou a Posto Ipiranga e transformou Bolsonaro no candidato dos mercados financeiros nas eleições de 2018.

Quase dois anos depois da posse de Guedes na condição de 'superministro', os players do mercado financeiro dizem estar cada vez mais cansados com a desorientação econômica do governo.

Do pacote prometido com privatizações, reformas e redução do tamanho do Estado a Previdência foi praticamente a única 'conquista' da equipe econômica comandada pelo 'superministro' até o momento.

Peixes graúdos do mercado financeiro vinham se declarando 'desiludidos' com o chefe da Economia nos últimos tempos. Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital, já havia afirmado que Paulo Guedes é hoje mais "bolsonarista do que um economista liberal.

O desgaste na relação aumentou depois da apresentação do Programa Renda Cidadã - aspirante a sucessor do Bolsa Família -, a ponto de agentes do mercado financeiro começarem a questionar o voto de confiança no ministro da Economia como fiador da disciplina fiscal.

A proposta de uso de recursos destinados ao pagamento de precatórios e do Fundeb, sem nenhum compromisso de redução de gastos, foi classificada como uma peça de "contabilidade criativa" prenunciando uma "pedalada fiscal" e até mesmo um "calote".

No entendimento dos investidores, a intenção do governo é adiar despesas e, ao mesmo tempo, dar um drible no teto de gastos. "Todas as propostas, até aqui, incluem aumento de impostos ou medidas que buscam tergiversar a constituição", afirmou Dan Kawa, diretor financeiro da TAG Investimentos.

Victor Guglielmi, economista da Guide Investimentos, não escondeu sua surpresa com o 'endosso' de Guedes à proposta. “O fato de o ministro, visto como garantidor da responsabilidade fiscal, estar presente durante o anúncio potencializou a decepção do mercado e maculou a imagem do ministro.”

Ontem à noite, diante da repercussão negativa, quem tentou apagar o incêndio junto aos investidores foi o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), e não o ministro Paulo Guedes.

Hoje, enquanto aguardavam comentários da equipe econômica e – por que não? – um possível desmentido do Posto Ipiranga, os analistas se depararam com um Jair Bolsonaro em tom queixoso.

Ainda assim, os investidores pareciam dispostos a dar um voto de confiança ao presidente, que declarou-se 'aberto a sugestões' e empenhado na busca por uma 'solução racional'.

O Ibovespa até brincou um pouco no azul depois disso. Mas foi só aquela saidinha sem máscara pro parquinho antes da bronca da mãe.

A paciência foi para as cucuias quando o senator Márcio Bittar (MDB-AC), relator do proposta de orçamento para 2021, saiu em defesa do uso dos precatórios e do Fundeb como fonte de financiamento do Renda Cidadã.

O comentário de Bittar sepultou qualquer ímpeto de recuperação do Ibovespa nesta terça-feira, apesar da queda acentuada da véspera.

Segundo Dan Kawa, da TAG, a esperança de que o ajuste fiscal avance ainda não pode ser abandonada, mas os últimos sinais são preocupantes. “Não por acaso, nossa moeda é uma das de pior performance no mundo este ano, assim como nosso índice de bolsa em dólares.”

Compartilhe

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas operam mistas antes do payroll dos EUA e paralisação dos auditores da Receita pressiona governo federal

7 de janeiro de 2022 - 7:57

O Ibovespa ainda registra queda na casa dos 3% e o exterior morno não deve ajudar o índice brasileiro

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas e bitcoin (BTC) caem após ata do Fed, e Ibovespa deve aprofundar queda com risco fiscal do cenário doméstico

6 de janeiro de 2022 - 8:00

Os índices dos Estados Unidos tiveram uma queda expressiva ontem (05) após a divulgação do documento, e o Ibovespa, que já ia mal, piorou ainda mais

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas operam com cautela no exterior antes da ata do Fed e cenário doméstico permanece atento ao risco fiscal; ações de tecnologia caem lá fora após cerco da China contra setor

5 de janeiro de 2022 - 7:56

O coronavírus se espalha pelos países, que batem recordes de casos registrados nas últimas 24h e situação pode comprometer a retomada das atividades

ESPECIAL SEU DINHEIRO

Relembre os principais eventos que fizeram você ganhar e perder dinheiro em 2021

31 de dezembro de 2021 - 8:30

Se você chorou ou sorriu em 2021, o importante é que, como sempre, não faltaram emoções durante o ano. E isso inclui os seus investimentos.

E o teto de gastos?

‘Responsabilidade social não significa irresponsabilidade fiscal’, diz Goldfajn, ex-presidente do BC

1 de novembro de 2021 - 7:06

Atual presidente do conselho do Credit Suisse no país, Ilan Goldfajn vê com preocupação os recentes movimentos do governo no front fiscal

buscando saídas

Bolsonaro diz que governo trabalha com alternativas para financiar Auxílio Brasil

31 de outubro de 2021 - 7:36

O Ministério da Cidadania já confirmou que o reajuste no Bolsa Família será apenas para R$ 240 em novembro e o governo conta com a aprovação da PEC dos precatórios para fazer um pagamento maior a partir de dezembro.

SOB PRESSÃO

Furo no teto e Guedes na corda bamba elevam apostas para os próximos passos da Selic; contratos de DI atingem oscilação máxima

22 de outubro de 2021 - 13:15

Hoje os olhos do mercado se voltam para o próprio Guedes, com temores de que o ministro seja o próximo a pular fora do barco. A curva de juros reage

Renda fixa vive

Com lambança fiscal do Auxílio Brasil, taxa dos títulos do Tesouro Direto já rende quase 1% ao mês

21 de outubro de 2021 - 11:13

Quem investir hoje no título do Tesouro Direto prefixado com vencimento em 2031 leva para casa um retorno de 12,10% ao ano, o equivalente a 0,9563% ao mês

Vamos com calma

Cuidado fiscal: Presidente da Câmara quer PEC dos Precatórios dentro do teto de gastos

24 de agosto de 2021 - 13:06

Arthur Lira (PP-AL) afirma que vai conversar com o STF para que a corte faça a intermediação com o governo para encontrar uma solução

Tendência da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda de mais de 1% enquanto dólar avança hoje

19 de agosto de 2021 - 9:04

Os bons dias da bolsa brasileira parecem ter ficado para trás e o clima da eleição de 2022 tomou conta das decisões do Congresso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar