Menu
2020-05-11T19:22:04-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Fundo lendário

Com ‘neblina de incertezas’, é difícil alocar capital no Brasil, diz Verde Asset

Fundo reduziu posição na bolsa de valores americana, apesar de “ganhos significativos”. Visão de médio prazo é bastante construtiva, segundo carta

11 de maio de 2020
16:16 - atualizado às 19:22
Luis Stuhlberger fundo verde
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde - Imagem: Leo Martins

O fundo Verde, do lendário gestor Luis Stuhlberger, terminou abril aliviado. Após um primeiro trimestre difícil nos mercados, obteve rentabilidade de 8,61% no período, pegando carona na recuperação das bolsas no mês passado, principalmente a americana.

De outro lado, mantém uma postura cautelosa em relação ao cenário local, como mostra carta aos investidores divulgada nesta segunda-feira (11).

A gestora vê uma série de motivos para embasar sua reserva sobre o mercado brasileiro. Entre elas, estão a baixa capacidade de testagem para o novo coronavírus, que complica a tomada de decisão de investidores, a "confusão política" e o desgaste do cenário das contas públicas.

"Nessa neblina de incertezas, fica mais difícil alocar mais capital", diz o documento do Verde, que cita a alta do dólar, a inclinação recorde da curva de juros e a fraqueza do mercado acionário como reflexos desse quadro.

Parte significativa dos ganhos do fundo veio em ações americanas, sendo apenas uma minoria em juros e em dólar. Embora tenha uma visão bastante construtiva sobre o médio prazo, ao fim do mês o Verde reduziu marginalmente a sua posição na bolsa americana.

"A pergunta agora é se os mercados não andaram muito na frente da economia real", questiona a carta, em referência à forte alta de S&P 500 e Nasdaq. O movimento, segundo o fundo, foi subsidiado pela injeção de liquidez propiciada por bancos centrais pelo mundo para salvar as suas economias.

Coronavírus

No texto, a gestora ainda apontou que a principal boa notícia de abril quanto ao tratamento de pacientes infectados com o vírus veio dos Estados Unidos, com avanço na condição de pacientes tratados com o remdesivir.

O fundo acredita que será montado um arsenal ao longo dos próximos meses para atacar a doença de diversas maneiras, permitindo a obtenção de uma (ou mais) vacinas.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Tesouro Nacional

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

O secretário participou na manhã desta segunda-feira do 10º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.

Melhor para o bolso

Aneel aprova queda de 6,4% em revisão tarifária extraordinária da Roraima Energia

Novas tarifas vigoram a partir de 1º de novembro. A empresa atende a 175 mil unidades consumidoras no Estado

apesar da crise...

Mercado de startups do Brasil caminha para ter melhor ano da história em 2020

O número de aportes realizados em novatas também já tem recorde histórico de 322 cheques, superando o melhor ano do setor com folga – em 2017, foram 263 investimentos

altas expectativas

Casa Branca: Negociações por novo pacote fiscal desaceleraram, mas não terminaram

Kudlow argumentou que, embora republicanos e democratas estejam mais perto de um acordo, ainda há divergências importantes.

O que esperar dos números

JBS, BRF ou Marfrig, quem vai apresentar o melhor resultado no 3º trimestre?

Com a proximidade das datas de divulgações, os analistas do setor de Alimentos do Credit Suisse aproveitaram para revisar as projeções para três das principais empresas do setor

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies