Menu
2020-05-11T19:22:04-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.
Fundo lendário

Com ‘neblina de incertezas’, é difícil alocar capital no Brasil, diz Verde Asset

Fundo reduziu posição na bolsa de valores americana, apesar de “ganhos significativos”. Visão de médio prazo é bastante construtiva, segundo carta

11 de maio de 2020
16:16 - atualizado às 19:22
Luis Stuhlberger fundo verde
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde - Imagem: Leo Martins

O fundo Verde, do lendário gestor Luis Stuhlberger, terminou abril aliviado. Após um primeiro trimestre difícil nos mercados, obteve rentabilidade de 8,61% no período, pegando carona na recuperação das bolsas no mês passado, principalmente a americana.

De outro lado, mantém uma postura cautelosa em relação ao cenário local, como mostra carta aos investidores divulgada nesta segunda-feira (11).

A gestora vê uma série de motivos para embasar sua reserva sobre o mercado brasileiro. Entre elas, estão a baixa capacidade de testagem para o novo coronavírus, que complica a tomada de decisão de investidores, a "confusão política" e o desgaste do cenário das contas públicas.

"Nessa neblina de incertezas, fica mais difícil alocar mais capital", diz o documento do Verde, que cita a alta do dólar, a inclinação recorde da curva de juros e a fraqueza do mercado acionário como reflexos desse quadro.

Parte significativa dos ganhos do fundo veio em ações americanas, sendo apenas uma minoria em juros e em dólar. Embora tenha uma visão bastante construtiva sobre o médio prazo, ao fim do mês o Verde reduziu marginalmente a sua posição na bolsa americana.

"A pergunta agora é se os mercados não andaram muito na frente da economia real", questiona a carta, em referência à forte alta de S&P 500 e Nasdaq. O movimento, segundo o fundo, foi subsidiado pela injeção de liquidez propiciada por bancos centrais pelo mundo para salvar as suas economias.

Coronavírus

No texto, a gestora ainda apontou que a principal boa notícia de abril quanto ao tratamento de pacientes infectados com o vírus veio dos Estados Unidos, com avanço na condição de pacientes tratados com o remdesivir.

O fundo acredita que será montado um arsenal ao longo dos próximos meses para atacar a doença de diversas maneiras, permitindo a obtenção de uma (ou mais) vacinas.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

seu dinheiro na sua noite

Fidelidade em baixa com a pandemia

Não, não estou falando da fidelidade entre casais. Até porque, por mais que a convivência excessiva em família na quarentena tenha abalado alguns casamentos, o momento não anda muito propício às puladas de cerca. Estou falando do setor de fidelidade, que abarca as empresas de programas de pontos e milhagem, sobretudo aqueles ligados às companhias […]

Empresa ligada à Vale

Justiça aprova pedido de Recuperação Judicial da Samarco

RJ não terá impacto nas atividades operacionais da mineradora, nem nas ações de reparação e compensação pela tragédia de Mariana

FECHAMENTO

Ibovespa ignora tensão em Brasília e NY no vermelho e avança 1%; dólar também sobe

Enquanto as blue chips garantiram o bom desempenho do Ibovespa, o dólar avançou 0,84%, pressionado pelo noticiário em Brasília

Exaltou integração

Presidente do Banco Central não enxerga competição entre bancos e fintechs

Segundo Campos Neto, a integração entre as mídias sociais e o sistema financeiro é maior inovação que existe no momento

Menos pontos e milhas

Setor de empresas de fidelidade encolhe quase 30% em 2020

O segmento de fidelidade movimentou R$ 5,3 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF)

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies