Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
IR 2020

Imposto de Renda: Posso declarar como dependente alguém que resida no exterior?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

Selo Imposto de Renda 2020
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Eu e minha esposa temos dupla nacionalidade, e como ela passa mais de 180 dias por ano em Portugal, entregamos sua declaração de saída definitiva do país. Posso mantê-la como minha dependente na declaração de IR 2020?"

Não pode ser dependente mais. Sempre lembrando que o dependente está declarando no Brasil, então, se a pessoa é dependente, não é que ela não declara, na verdade, ela está declarando em conjunto. E quem não é residente, não deve declarar imposto de renda no Brasil. O primeiro item do manual diz que está obrigado a declarar imposto de renda quem é residente no Brasil. O não residente, mesmo que tenha renda, bens no Brasil, ele não declara imposto de renda. No caso dele, não pode declarar a esposa como dependente.

Veja como declarar dinheiro e investimentos no exterior no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 01:07:05 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ilustração de uma conta bloqueada 21 de maio de 2026 - 12:30
Rafaela Cavalcanti, CEO da CloQ 20 de maio de 2026 - 13:30
Aplicativo do INSS consignado 19 de maio de 2026 - 12:21
Bolsa Família 2025 19 de maio de 2026 - 11:27
Pix 14 de maio de 2026 - 13:33
itaú bradesco santander nubank desenrola brasil 13 de maio de 2026 - 13:54
imposto de renda receita federal 5 de maio de 2026 - 18:10
Governo pretende impor limites ao uso do FGTS no programa Desenrola 2.0. 28 de abril de 2026 - 8:38
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 27 de abril de 2026 - 5:07
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia