Menu
2020-11-10T18:41:51-03:00
Estadão Conteúdo
Gigante em apuros

UE acusa Amazon de práticas anticompetitivas e abre nova investigação antitruste

Órgão diz que a empresa usa dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma para benefício próprio

10 de novembro de 2020
10:27 - atualizado às 18:41
A gigante de comércio eletrônico Amazon
A gigante de comércio eletrônico Amazon - Imagem: Shutterstock

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou nesta terça-feira, 10, acusação formal contra Amazon após concluir que a gigante do comércio online conduz práticas para prejudicar a concorrência. Em comunicado, o órgão diz que a empresa usa dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma para benefício próprio.

A comissão também abriu uma segunda investigação antitruste para averiguar suspeitas de tratamento preferencial de serviços da companhia. O objetivo é verificar os critérios usados pela Amazon para incluir um produto no chamado "Buy Box", seção que oferece destaque a uma gama de ofertas. "Devemos garantir que plataformas de dupla função com poder de mercado, como a Amazon, não distorçam a concorrência", disse a vice-presidente executiva da Comissão, Margrethe Vestager, responsável pela política antitruste.

De acordo com a UE, a Amazon funciona, ao mesmo tempo, como marketplace para vendedores independentes e como varejista. Na função de provedor, a empresa americana teria acesso a dados como receita e o número de clientes de concorrentes.

"A opinião preliminar da Comissão, descrita em sua comunicação de objeções, é que o uso de dados não públicos de vendedores do mercado permite que a Amazon evite os riscos normais de concorrência no varejo e alavanque seu domínio no mercado de prestação de marketplace na França e Alemanha", pontua o comunicado.

Pelas regras europeias, a Amazon pode ficar sujeita a multa equivalente até 10% de sua receita global. Em nota, a gigante do Vale do Silício rejeitou as acusações. "Discordamos da assertivas preliminares da Comissão Europeia e continuaremos a fazer todos os esforços para garantir o entendimento correto dos fatos", ressaltou.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

atenção, acionista

Itaú Unibanco anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Segundo a empresa, os valores serão pagos com base na posição acionária do dia 10 de dezembro

seu dinheiro na sua noite

Um zero a zero para se comemorar

O gol é um detalhe. A frase atribuída a Carlos Alberto Parreira representa um marco do estilo considerado retranqueiro do ex-técnico da seleção brasileira. Ainda que Parreira negue a afirmação, o fato é que o Brasil sagrou-se campeão da Copa de 1994 sob o comando do técnico depois de um empate por zero a zero […]

separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

fechamento dos mercados

Ibovespa perde ímpeto sem NY, mas consegue fechar em leve alta aos 110 mil pontos

Índice acionário estendeu sequência de altas em sessão de marasmo por liquidez reduzida. Embate entre Guedes e Campos Neto realça questão fiscal, mas juros recuam com leilão do Tesouro

eleição em são paulo

Empresários e investidores entregam manifesto a favor da candidatura de Boulos

Candidato é tratado como empreendedor social e, em conversas reservadas, o MTST é comparado a uma startup de sucesso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies