Menu
2020-10-01T19:43:30-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
atenção, minoritários

Telefônica Brasil confirma extinção de ações preferênciais

Dona da Vivo aprovou a conversão de 1,1 bilhão de ações preferenciais (PN) em ações ordinárias (ON), sinalizando melhora na governança

1 de outubro de 2020
19:41 - atualizado às 19:43
Sede da Telefônica
Sede da Telefônica - Imagem: Divulgação

A Telefônica Brasil anunciou nesta quinta-feira (1) a conversão de 1,1 bilhão de ações preferenciais (PN) em ações ordinárias (ON) - com a consequente extinção das ações preferenciais.

A proporção de conversão foi confirmada pela Assembleia Geral Especial dos Titulares de Ações Preferenciais: uma ação ordinária para cada uma ação preferencial.

Segundo a empresa, acionistas dissidentes da assembleia têm direito de retirar-se da companhia, mediante o reembolso do valor - calculado com base no valor de patrimônio líquido por ação em até 30 dias.

A Telefônica diz que a conversão das ações é um passo importante no processo de fortalecimento da governança da Vivo junto a seus acionistas minoritários.

A medida deve oferecer mais direitos e proteção, principalmente pela extensão do direito de voto e existência de para todos os acionistas do tag along - mecanismo de proteção aos minoritários no caso de mudança no controle da companhia.

"A conversão para uma única classe de ações consolidará e potencializará a liquidez e o valor de mercado da empresa", diz a Telefônica. "A iniciativa confirma ainda o foco da Vivo no longo prazo, respeitando os preceitos da ética e transparência nas relações com todos seus stakeholders".

Preferências e Ordinárias

As ações ordinárias são aquelas que, por Lei, conferem direito a voto nas assembleias de acionistas ao seu detentor. Os papéis preferenciais não têm direito a voto ou sofrem algum tipo de restrição em relação a esse direito.

Como compensação, os detentores de ações PN podem ter prioridade no recebimento de dividendos, no reembolso de capital investido em caso de quebra da companhia ou as duas coisas.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

TECNOLOGIA

Xiaomi supera Apple em venda de celulares

O levantamento também mostra que a Samsung voltou ser a líder global de vendas de smartphones, após perder a liderança do mercado para a também chinesa Huawei, que ficou no topo por um único trimestre.

BOMBOU NO SEU DINHEIRO

Melhores da Semana: O Halloween dos mercados

A segunda onda de coronavírus é um ‘fantasma’ que ronda os mercados desde o início do ano. Muita gente não acreditou. Nesta semana, ele mostrou as caras.

POLÍTICA

Bolsonaro grava para campanhas e aposta em 2º turno em RJ e SP

Presidente busca apoiar aliados para tentar formar base nos grandes colégios eleitorais para sua campanha de reeleição em 2022

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies