A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (7) que vai realizar uma nova rodada de recebimento de ofertas vinculantes pelo Polo Urucu, que compreende sete concessões de produção de petróleo, condensado e gás natural na Bacia do Solimões, no Amazonas.
Na sexta-feira (4), a companhia divulgou comunicado informando que recebeu propostas vinculantes da 3R Petroleum (RRRP3) e da Eneva (ENEV3) e que estava estudando as propostas.
Informações divulgadas na imprensa apontam que a 3R ofertou US$ 1 bilhão, enquanto a proposta da Eneva prevê o pagamento de US$ 600 milhões. No comunicado, a Petrobras disse que os valores “guardam proximidade com as parcelas firmes das propostas” e que estava levando em conta todos os componentes da proposta.
A nova rodada de recebimento de ofertas vinculantes ocorre em meio a conversas no mercado sobre a viabilidade das propostas. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, a 3R não conseguiu apresentar garantias bancárias para bancar a operação.
Sobre o Polo
As sete concessões de produção do Polo Urucu estão localizadas nos municípios de Tefé e Coari, a cerca de 650 quilômetros de Manaus.
Descoberta em 1986, trata-se da maior reserva provada terrestre de petróleo e gás natural do Brasil, com produção média de 16,5 mil barris de óleo e condensado por dia, 14,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, além de 1,1 mil toneladas por dia de gás liquefeito de petróleo (GLP).
O processo de venda foi anunciado no final de junho e compreende as concessões e suas instalações e as unidades de processamento da produção de petróleo e gás natural e instalações logísticas de suporte à produção.