Menu
2020-09-19T08:25:41-03:00
Estadão Conteúdo
de olho na retomada

Demanda se recupera pelo 3º mês seguido em agosto e Azul se equipara à Gol

Demanda por voos no mercado doméstico do Brasil apresentou queda de 67,5% em agosto na comparação com igual mês de 2019

19 de setembro de 2020
8:25
Avião da Azul
Imagem: Shutterstock

A demanda por voos no mercado doméstico do Brasil (medida em passageiros quilômetros pagos, RPK) apresentou queda de 67,5% em agosto na comparação com igual mês de 2019.

Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados em relatório mensal nesta sexta-feira, 18. Apesar da queda, a agência destacou que o setor mostrou recuperação pelo terceiro mês consecutivo, depois do pior da crise, em abril.

A oferta de voos no mercado doméstico (calculada em assentos/quilômetros ofertados, ASK) apresentou queda de 64,6% no mês na comparação anual. Já a carga transportada, de 24.718 toneladas, apresentou queda de 34,5%.

A ocupação das aeronaves fechou o mês em 75,8% no mercado doméstico, queda de 8% na comparação com agosto de 2019. Em número de passageiros, foram transportados 2,19 milhões, queda de 72,1% na comparação anual.

Na participação das companhias, a Azul se aproximou da Gol e agora tem 35,4% do mercado do País (medido pelo total de passageiros pagos), contra 35,5% da rival. A Latam figurou com 28,2%. Em janeiro, por exemplo, antes da crise, a Gol tinha 36,9% do mercado doméstico, Latam 35,2% e Azul 27,2%.

Apesar da recuperação no mercado doméstico, o cenário internacional ainda é desafiador. A demanda apresentou queda de 92,1% no mês, enquanto a oferta recuou 82,2%.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

BASTIDORES

Entrevista: Como Ruy Hungria conseguiu lucro de 1.250% com Petrobras no dia em que a ação despencou mais de 20%

quem investe em opções têm a chance de ganhar mesmo quando os mercados estão em baixa. Foi o que aconteceu com os seguidores do Ruy

Aqui não!

SEC suspende nos EUA negociação de papéis de 15 empresas por risco a investidores

Ação tem como alvo “aparentes tentativas de mídia social para inflar de modo artificial o preço de suas ações”, diz o órgão

PANDEMIA AVANÇA

Brasil registra 1.337 mortes em 24 horas; Estados anunciam restrições

Total de casos da doença é superior a 10 milhões; taxa de mortalidade do coronavírus é de 2,41% dos infectados

Fato relevante

Banco do Brasil desmente renúncia de André Brandão

Instituição financeira diz não ter conhecimento das fontes das notícias veiculadas

Ranking dos investimentos

Ativos de risco têm mais um mês negativo com tensões e Brasília e alta dos juros futuros nos EUA

Um misto de fatores locais e externos levou o Ibovespa a ter um dos piores desempenhos do mês e o dólar, o melhor. Ouro aparece na lanterna do ranking

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies