Menu
2020-09-19T08:25:41-03:00
Estadão Conteúdo
de olho na retomada

Demanda se recupera pelo 3º mês seguido em agosto e Azul se equipara à Gol

Demanda por voos no mercado doméstico do Brasil apresentou queda de 67,5% em agosto na comparação com igual mês de 2019

19 de setembro de 2020
8:25
Avião da Azul
Imagem: Shutterstock

A demanda por voos no mercado doméstico do Brasil (medida em passageiros quilômetros pagos, RPK) apresentou queda de 67,5% em agosto na comparação com igual mês de 2019.

Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados em relatório mensal nesta sexta-feira, 18. Apesar da queda, a agência destacou que o setor mostrou recuperação pelo terceiro mês consecutivo, depois do pior da crise, em abril.

A oferta de voos no mercado doméstico (calculada em assentos/quilômetros ofertados, ASK) apresentou queda de 64,6% no mês na comparação anual. Já a carga transportada, de 24.718 toneladas, apresentou queda de 34,5%.

A ocupação das aeronaves fechou o mês em 75,8% no mercado doméstico, queda de 8% na comparação com agosto de 2019. Em número de passageiros, foram transportados 2,19 milhões, queda de 72,1% na comparação anual.

Na participação das companhias, a Azul se aproximou da Gol e agora tem 35,4% do mercado do País (medido pelo total de passageiros pagos), contra 35,5% da rival. A Latam figurou com 28,2%. Em janeiro, por exemplo, antes da crise, a Gol tinha 36,9% do mercado doméstico, Latam 35,2% e Azul 27,2%.

Apesar da recuperação no mercado doméstico, o cenário internacional ainda é desafiador. A demanda apresentou queda de 92,1% no mês, enquanto a oferta recuou 82,2%.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

em busca de energia limpa

Criptomoedas: Elon Musk diz que Tesla vendeu 10% do que detinha em bitcoin

Segundo executivo, operação prova que a criptomoeda poder ser liquidada facilmente “sem mover o mercado”

imunização

Governo de São Paulo adianta em 30 dias vacinação contra a covid-19; veja novas datas

Plano é vacinar toda a população adulta do estado, ao menos com a primeira dose, até o dia 15 de setembro

luto

Ex-presidente do BC Carlos Langoni morre de covid-19 no Rio

Carlos Langoni trabalhou no governo na virada das décadas de 1970 e 1980, quando foi presidente do BC; ele colaborou com a equipe econômica do ministro Paulo Guedes, quase 40 anos depois

nos eua

Nova ‘ação meme’? Orphazyme dispara quase 1400% em um dia e mercado não sabe por quê

Investidores da empresa aguardam uma importante atualização sobre um tratamento experimental para a doença de Niemann-Pick; sem novidades, mercado não sabe a razão da alta

entrevista

Superávit primário pode voltar em 2024, diz secretário do Tesouro

Jeferson Bittencourt diz que a melhora no quadro fiscal do País não é “sorte”; confira a entrevista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies